081  matéria(s) localizada(s) . Exibindo página 1  
13/3/2020
DISCURSO DE RECEPÇÃO FEITO PELO ACADÊMICO ANTONIO PENTEADO MENDONÇA
Acadêmico: Maria Adelaide do Amaral

Na eternidade, a vila de boca de sertão e a metrópole alucinada são uma coisa só. A mata da fazenda Himalaia se mistura com o apartamento do prédio nos Jardins, e o urro da onça faz contraponto ao concerto de Liszt, enquanto um gavião é posto para fora da sala no décimo segundo andar pelas vassouradas da Lucia. Salve Emy! Salve Fafá!
3/3/2020
DISCURSO DE RECEPÇÃO PELO ACADÊMICO EROS GRAU
Acadêmico: Rubens Barbosa

"Começo a cumprir a função com a qual fui honrado, função de saudar Rubens Barbosa, com uma pequena expansão, própria aos que costumam enlaçar em seus braços a velha Academia do Largo de São Francisco --- lá onde mora a Amizade, lá onde mora a Alegria. Rubens lá esteve, pisando o chão das nossas Velhas Arcadas, até o quarto ano do curso de Direito, quando --- por conta do Instituto Rio Branco e da carreira diplomática que abraçou --- mudou-se para o Rio de Janeiro. Bacharelou-se então em ciência ...
2/3/2020
DISCURSO DE RECEPÇÃO PELO ACADÊMICO CELSO LAFER
Acadêmico: Synesio Sampaio Goes Filho

"É com alegria de amigo que inicio esta saudação a Synesio Sampaio Goes Filho nesta ocasião da sua posse na cadeira 19 da Academia Paulista de Letras."
28/2/2020
DISCURSO DE RECEPÇÃO PELO ACADÊMICO IVES GANDRA DA SILVA MARTINS
Acadêmico: Jô Soares

"Em mais uma solenidade de posse na Academia Paulista de Letras, recebemos, desta vez, a notável figura de um intelectual que é humorista, ator, comediante, diretor, escritor, produtor e artista plástico."
18/2/2020
DISCURSO DE RECEPÇÃO PELO ACADÊMICO JOSÉ PASTORE
Acadêmico: José Goldemberg

"Poucas são as academias que têm em seus quadros agraciados com o Premio Nobel. Escolhido entre 1.400 cientistas de todo o mundo, José Goldemberg recebeu o Premio Planeta Azul que corresponde ao Premio Nobel das ciências do meio ambiente."
18/2/2020
DISCURSO DE POSSE - JOSÉ GOLDEMBERG (13/02/2014)
Acadêmico: José Goldemberg

"Agradeço inicialmente aos membros da Academia Paulista de Letras pela confiança em me eleger. Considero uma honra e um privilegio ocupar a cadeira nº 25..."
18/2/2020
DISCURSO DE RECEPÇÃO PELO ACADÊMICO RUBENS SCAVONE
Acadêmico: Luiz Carlos Lisboa

"Meu primeiro encontro com Luiz Carlos Lisboa já vai distante, aconteceu em certa noite de 1973, no auditório da Câmara Brasileira do Livro, quando o ora empossado recebeu o prêmio Jabuti, ante o trabalho desenvolvido através da imprensa na difusão da cultura."
18/2/2020
DISCURSO DE POSSE - JORGE CALDEIRA (08/05/2008)
Acadêmico: Jorge Caldeira

"A vida de escritor é uma vida curiosa, vida feita de momentos opostos. O primeiro desses momentos envolve o esforço para conhecer e escrever sobre aquilo que se conhece. Esse momento é solitário, depende muito da vontade e da competência."
18/2/2020
DISCURSO DE POSSE - RUBENS ANTONIO BARBOSA (29/08/2019)
Acadêmico: Rubens Barbosa

"É com grande satisfação que assumo a cadeira 10 da Academia Paulista de Letras, que este ano celebra 110 anos de existência. A cadeira 10, cujo patrono é Cesário Mota Junior, teve como meus antecessores Eduardo Guimarães, Paulo Setúbal, Gustavo Teixeira, Afonso Schmidt, Edmundo Vasconcelos e Paulo Nogueira Neto."
18/2/2020
TÍTULO DE PROFESSOR EMÉRITO E GUERREIRO DA EDUCAÇÃO RUY MESQUITA 2019.
Acadêmico: Paulo Nathanael Pereira de Souza

Discurso de recepção do Título de Professor Emérito e Guerreiro da Educação Ruy Mesquita 2019 (15 de outubro de 2019)
23/5/2017
DISCURSO DE POSSE
Acadêmico: Synesio Sampaio Goes Filho

"Queridos amigos. Conhecendo ou não o porto de destino, o melhor é concentrar-se na viagem. Cuidar de amores e amizades, fazer bem e fazer o bem. E, para lembrar Montaigne, não se levar muito a sério e esperar que a morte nos encontre sem temores, plantando nossas couves..."
10/11/2016
DISCURSO DE POSSE
Acadêmico: Jô Soares

"Na hora de escrever este discurso, descobri, para meu espanto, que nunca havia escrito sobre mim mesmo. Com 58 anos de atividade, era a primeira vez que isso ocorria"
1/11/2016
DISCURSO EM COMEMORAÇÃO AO PRÊMIO FUNDAÇÃO CONRADO WESSEL
Acadêmico: Lygia Fagundes Telles

Com a premiação, a Fundação Conrado Wessel faz hoje este heróico convite ao jovem e ao velho: “Me leia, não me deixe morrer!” Sim, a palavra escrita é “a negação da morte”.
5/5/2016
DISCURSO DE RECEPÇÃO PELO ACADÊMICO GABRIEL CHALITA
Acadêmico: Dom Fernando Antonio Figueiredo

"Traga consigo Agostinho de Hipona e Francisco de Assis. Traga também as suas inquietações. Mas não se esqueça de trazer a esperança. A esperança, convidada freqüente de sua prosa, vai dar mais acalento ao nosso recanto das letras. À beleza de Academia que temos a honra de frequentar."
5/5/2016
DISCURSO DE POSSE
Acadêmico: Dom Fernando Antonio Figueiredo

" Estaremos juntos na busca da verdade, cuja essência é a liberdade, movidos pelo amor fraterno. Muito obrigado!"
5/5/2016
DISCURSO DE RECEPÇÃO PELO ACADÊMICO PAULO JOSÉ DA COSTA JR
Acadêmico: Paulo Nathanael Pereira de Souza

"Seria por demais fastidioso enumerar os títulos do novo acadêmico, que eu tenho imensa honra em saudar. Seja bem-vindo a esta Casa, que o recebe, fraternalmente, de braços abertos, sentindo-se enriquecida e orgulhosa com sua presença."
5/5/2016
DISCURSO DE POSSE
Acadêmico: Paulo Nathanael Pereira de Souza

"Pertencer a esta Academia, desnecessário seria lembrar, representa a mais alta consideração e o mais completo reconhecimento de uma vida dedicada à produção intelectual, seja nas letras, nas artes, nas ciências, na filosofia, na religião, no cultivo, enfim, de qualquer dos gêneros superiores do espírito que se volte preferentemente para o acréscimo da cultura e a elevação moral do ser humano."
5/5/2016
DISCURSO DE RECEPÇÃO PELA ACADÊMICA ANNA MARIA MARTINS
Acadêmico: Ruth Rocha

"O ingresso da escritora Ruth Rocha na Academia Paulista de Letras é fato relevante, marco que engrandece a entidade. Considero-me privilegiada por ter sido escolhida para a saudação com que a recebemos."
5/5/2016
DISCURSO DE POSSE
Acadêmico: Ruth Rocha

"Sinto-me emocionada em pertencer a essa casa, que desde a sua fundação custou a seus membros, considerável esforço no sentido de mante-la viva e atuante."
5/5/2016
DISCURSO DE RECEPÇÃO PELA ACADÊMICA ANNA MARIA MARTINS
Acadêmico: Fábio Lucas

A Academia Paulista de Letras se enriquece ao contar, entre os seus membros, com a inclusão do vosso nome prestigioso. Para essa Casa a vossa presença é uma honra; para quem vos saúda é honra e privilégio ter sido escolhida para tal incumbência.
5/5/2016
DISCURSO DE POSSE
Acadêmico: Fábio Lucas

"Incluo nessa profissão os agradecimentos aos companheiros da Academia Paulista de Letras que também acreditam no poder transcendental da expressão e que, por isso, constituíram este cenáculo de fervorosos escritores. Simbolizo na afeição por Anna Maria Martins, prosadora admirável, a minha estima por todos os acadêmicos."
5/5/2016
DISCURSO DE POSSE
Acadêmico: Antonio Penteado Mendonça

"Primeiro foi o mar, selva noturna/ Com solidões de estrela na manhã. Houve marcos plantados em salsugem/ E fronteiras na espuma descoberta. Primeiro foi o mar, o chão de espanto/ Sulcado pela quilha dos arados. Depois, houve caminhos e sementes/ O sonho despertou areias brancas/ E a treva amanheceu em madrugada "
5/5/2016
DISCURSO DE RECEPÇÃO PELO ACADÊMICO PAULO BOMFIM
Acadêmico: Antonio Penteado Mendonça

"Hoje, acadêmico Antonio Penteado Mendonça, sua presença tem o sortilégio de transformar crepúsculos em toque de alvorada. Por nossos nomes tutelares, por nossas tradições que se renovam, por nossa paixão por São Paulo, pela saudade e pela confiança que nascem de nossas raízes, seja bem-vindo a esta casa; beirais e taipas que se modernizam com a alegria de sua chegada!"
5/5/2016
ORAÇÃO DE POSSE
Acadêmico: Paulo Bomfim

"Aqui, em campos de Maio, Em chãos de Arouche e Rendon, Evocamos as auroras Que adormeceram no asfalto, Invocamos o passado Que jaz no sangue, no espaço, Nas almas da madrugada, No mistério, no atavismo Destes numes tutelares"
5/5/2016
DISCURSO DE POSSE
Acadêmico: José Pastore

"O que tenho a oferecer é o compromisso de depositar na Academia Paulista de Letras tudo o que aprendi, aliás, meu único patrimônio, formado pelo estímulo de meu pai Clemente - literato e professor de português - e de minha mãe Adelina, supervisora de minha educação."
 1    2     3     4   





 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.