cadeira nº 25
TATIANA BELINKY

Patrono: Visconde de Porto Seguro
Aniversário: 18/3/1919
Data de posse: 15/4/2010

Nascida em S. Petersburgo (na época, Petrogrado) em 1919, veio a São Paulo, Brasil, com os pais e dois irmãos menores, em 1929, com dez anos de idade. Estudou no Mackenzie e depois cursou a faculdade de Filosofia, que não terminou. Trabalhou como secretária bilíngüe durante alguns anos, até se casar com Julio de Gouveia, médico-psiquiatra, terapeuta e educador, com quem teve dois filhos e cinco netos - e agora já tem três bisnetos (após o falecimento do marido).
Em 1948, começou a fazer teatro para crianças, junto com o marido, para a Secretaria de
Cultura da Prefeitura de São Paulo, adaptando e traduzindo textos teatrais que Julio produzia e encenava. Com o advento da televisão, o nosso grupo teatral TESP (Teatro -Escola de São Paulo) foi convidado a apresentar suas peças - e muitas outras depois - na Tv Tupi, canal 3 de São Paulo, onde permaneceu de 1951 a 1964, com quatro espetáculos de tele-teatro por semana, ao vivo, com textos sempre baseados em livros, promovendo intensamente a literatura e a leitura. Como roteirista, Tatiana escrevia quase todos os roteiros (tele-peças), diversos inventados, mas a grande maioria traduzidos/adaptados da boa literatura nacional e internacional. É de sua autoria a primeira grande série adaptada para televisão, o "Sitio do Pica-Pau Amarelo", de Monteiro Lobato, com cerca de 350 capítulos. Isto além das" mini séries", de 50, 60 capítulos, adaptadas de romances famosos, nacionais e estrangeiros, episódios da Bíblia (antigo e Novo Testamento), biografias de personagens da História, episódios históricos, e outras fontes, como contos e poesias, etc., em capítulos de 30 a 40 minutos e mais um grande teatro aos domingos, com duração de mais de hora-e-meia – o "Teatro da Juventude", com peças inteiras. Tudo sempre remetendo ao livro, com todos os espetáculos começando e terminando na estante de livros. E tudo produzido, dirigido e apresentado por Julio Gouveia. No total foram mais de 1500 textos - tele-teatros - apresentados na Televisão.
Tatiana era também tradutora profissional de literatura para jovens e adultos, do inglês, russo e alemão. E, desde 1985, escritora de seus próprios textos, a maior parte para crianças e jovens, publicados por cerca de 12 Editoras, com cerca de 130 livros publicados, entre originais, (em prosa e em versos), traduções, adaptações, recontagens, etc. E outros por sair.
De 1965 até 1972, Tatiana foi presidente do setor infanto-juvenil da CET (Comissão Estadual de Teatro), onde criou e dirigiu a revista Teatro da Juventude, com artigos, informações e textos para teatro escolar, educacional e amador. Revista essa que foi "ressuscitada" em 1995, pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo (Secretário Marcos Mendonça), sob a supervisão geral de Tatiana, e que já conta com mais de trinta números publicados até o ano 2000.
Como "jornalista profissional colaboradora", Tatiana escreveu duas colunas semanais – de literatura e de teatro para crianças e jovens - (de comentários e críticas) em diversos grandes órgãos da Imprensa, como o Estadão, a Folha de S.Paulo, o Jornal da Tarde, e outros, inclusive a TV Cultura de S. Paulo.
Tatiana Belinky recebeu muitos prêmios, de Teatro, Literatura, Tradução e Televisão, tais como o Nestlé, o Jabuti da CBL, o APCA, o APETIJ, o APETESP, o ABRINQ, entre diversos outros, inclusive o Premio Especial da Câmara Brasileira do Livro, "Amigo do Livro" e "Personalidade Literária do Ano", etc.
Tatiana era sócia - membro há muitos anos - da SBAT, UBE, APCA e outras entidades culturais. E foi presidente da Comissão de Literatura da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Também foi membro do Conselho de Literatura da mesma Secretaria, com a Secretária Dra. Claudia Costin.


Falecimento: 15 de junho de 2013.





voltar



 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.