Compartilhe
Tamanho da fonte

cadeira nº 17
JOÃO LARA MESQUITA

Patrono: Júlio César Ribeiro
Fundador: Sílvio de Almeida
Aniversário: 27/6/1955
Data de posse: 14/1/2021

Biografia de João Lara Mesquita, o começo, no Grupo Estado

Entre 1982 e 2003 foi diretor das Rádios Eldorado AM e FM e Estúdio Eldorado, pertencentes ao Grupo Estado.

Ligações com o meio ambiente
Membro fundador (e conselheiro) do Núcleo União Pró- Tietê, ligado à Fundação SOS Mata Atlântica; ONG que desde 1990 comanda a campanha pela despoluição do rio Tietê. Foi conselheiro do Greenpeace de 2001 a 2004. Entre os anos de 2014 até 2016, João foi conselheiro da CI- Conservation International.

Capitão amador, acumula mais de 60 mil milhas navegadas. E é pai de Luis e José.

Biografia de João Lara Mesquita: o foco
Estudar e divulgar as questões relativas ao mar e à zona costeira. A viagem pela costa brasileira, resultado prático deste objetivo e sua primeira aparição na TV, foi uma expedição minuciosa e única. Até hoje não se fez reportagem sobre o litoral de tamanha envergadura na imprensa brasileira.

Universidades como a USP, e outras, pediram cópia dos documentários.

Documentários no site
Ao todo, este site conta com mais de 70 horas em documentários sobre a costa brasileira algo único no País. Este acervo agora está disponível a todos que quiserem entender seus problemas e virtudes. Não há praticamente uma baía ou ilha não visitada pela equipe.

As vilas dos nativos, a pesca e a poluição, a ocupação desordenada e as embarcações típicas, unidades de conservação e a legislação ambiental. Tudo está registrado, sempre embasado por depoimentos de expoentes da academia em suas respectivas áreas.

E mais de sete horas com documentários da Antártica. Da antiga base Comandante Ferraz, às pesquisas de cientistas brasileiros; passando pelos pontos mais conhecidos da península antártica.

E ainda, o trajeto entre Rio Grande e Punta Arenas, os canais da Patagônia com suas geleiras milenares, Ushuaia, etc. Por fim, todo o resgate do Mar Sem Fim do fundo da baía Fields também foi devidamente documentado.

Livros
É autor de O Brasil visto do Mar Sem Fim (indicado ao Prêmio Jabuti, em 2008, na categoria Reportagem), diário de suas navegações pela costa brasileira que também rendeu uma série de documentários (90 episódios e dois anos no ar) para a TV Cultura de São Paulo (e TVE do Rio de Janeiro).

Publicou também Eldorado – a rádio cidadã, e Embarcações Típicas da Costa Brasileira. O último livro foi a Saga do Mar Sem Fim, em que conta sua relação com os barcos desde a infância até as viagens para a Antártica.

Antártica
No verão 2010 -2011 navegou com o trawler Mar Sem Fim de Santos até a Antártica para produzir cinco documentários para a Rede Bandeirantes. No verão de 2011 – 2012 fez uma segunda viagem quando o Mar Sem Fim naufragou na ilha Rei George, arquipélago das Shetland do Sul, depois de uma dramática série de circunstâncias.

Em janeiro de 2013, a bordo do Navio de Socorro a Submarinos Felinto Perry da Marinha do Brasil, pela quarta vez viajou para ‘o fim do mundo’ (a primeira aconteceu no verão 2009-2010 a bordo do navio da MB Ary Rongel, para conhecer a região que investigaria com seu barco).

A quarta viagem teve o objetivo de resgatar o Mar Sem Fim, trazê-lo de volta para a América do Sul e produzir novos documentários.

Série de documentários mais recente
Entre 2014 e 2015 produziu e apresentou uma série para a TV Cultura com foco nas 62 Unidades de Conservação federais marinhas. Ninguém até hoje conheceu todas as unidades de conservação federais do bioma marinho onde o jornalista passou de uma semana a dez dias em cada viagem.

Hoje, 2020…
Desde 2015, diagnosticado com um raro tipo de câncer, não pôde navegar. O tratamento impedia. João passou a fazer uma curadoria dos assuntos que envolvem o foco do site na net, traduziu e complementou matérias; entrevistou especialistas, produziu posts inéditos, iniciou um podcast semanal, modernizou o visual do site e manteve contatos com fontes espalhadas litoral afora.

Incentiva e promove a interação entre o site e seus leitores, e dá dicas de como eles podem participar ampliando sua rede de informações.

Em julho de 2018 teve alta do transplante de medula a que submeteu-se. Ensaia sua volta ao mar.

O site Mar Sem Fim
Aberto em 2005, atualmente o site Mar Sem Fim recebe uma média de 500 mil visitas de internautas por mês.







voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.