01199  matéria(s) localizada(s) . Exibindo página 9  
27/9/2020
AMARGA CHUVA
Acadêmico: Gabriel Chalita

Esperar é verbo que desassossega. Tento cultivar em mim, dias calmos. Nem sempre consigo. Tento explicar, a mim mesmo, a soberania do tempo. Padeço de compreensão, quase sempre.
27/9/2020
SEGUROS - A HORA DAS OPORTUNIDADES
Acadêmico: Antonio Penteado Mendonça

O universo do seguro é praticamente ilimitado. Todas as atividades humanas, em princípio, podem ser seguradas. Indo além, em teoria, a existência do ser humano sobre a terra pode ser segurada, com exceção do fim da espécie, não porque não possa ser garantida por uma apólice de seguro, mas porque não terá quem pague e quem receba a indenização.
27/9/2020
RELIGIÃO E A “TEORIA DA BOIADA”
Acadêmico: José de Souza Martins

Não passa um único dia sem que atos do governo e do governante exponham indícios significativos das deformações constitutivas do Estado brasileiro. Até religiões tem tido aí uma função.
22/9/2020
BRASIL E VENEZUELA: A QUEM POSSA INTERESSAR
Acadêmico: Rubens Barbosa

No início de setembro, em reunião do BRICS, o Brasil exortou os governos da China, Rússia e índia a encontrar uma saída para a Venezuela, cujo regime se tornou, segundo se afirmou, um foco de crime organizado, terrorismo, de tráfico de drogas e de ouro, além de não estar disposto a fornecer condições para eleições livres e justas. A solução demandada é a renúncia daqueles que atualmente detém o poder e sua concordância com a formação de um governo de união nacional.
20/9/2020
A VIAGEM DA MINHA IRMÃ
Acadêmico: Gabriel Chalita

Eles dizem que tenho quase 90 anos. É muito tempo. Não acreditaria se não soubesse. Sei de muita coisa e de muita coisa não sei.
18/9/2020
REFLEXÃO - GENEROSIDADE DO PATRÃO
Acadêmico: Dom Fernando Antonio Figueiredo

Para além dos inúmeros preceitos jurídicos e morais, Jesus proclama a herança espiritual de Moisés, reafirmada pelos profetas: o amor a Deus na solidariedade e na dedicação misericordiosa ao próximo.
18/9/2020
TRABALHO DEGRADANTE NA INFÂNCIA
Acadêmico: José de Souza Martins

Há dias, o presidente da República voltou a defender o trabalho infantil com argumentos simplórios que revelam grave desconhecimento da realidade social do país. Sobretudo do que é, propriamente, infância e adolescência, e maior desconhecimento, ainda, do que a ciência tem a dizer contra aquilo que, nessa questão, ele defende, aprova e recomenda.
18/9/2020
ESTÁ FALTANDO CORAGEM?
Acadêmico: José Renato Nalini

Por uma ignorância hipócrita perpetrada em 1946, o Brasil fechou as portas dos cassinos, colocou na rua setenta mil pessoas e começou a perder dinheiro para os espertos que continuaram a explorar o jogo.
17/9/2020
A VOCAÇÃO DE EMPRESÁRIO
Acadêmico: José de Souza Martins

Há um bom número de anos, a revista Veja publicou extensa matéria sobre o destino de cada um dos membros da primeira diretoria da Fiesp, que apareciam juntos numa fotografia institucional. De todos eles, apenas de dois os respectivos grupos econômicos haviam sobrevivido.
17/9/2020
A HISTÓRIA DE UM AMO
Acadêmico: Gabriel Chalita

Era inverno, mas o sol não havia se intimidado. No apartamento decorado por histórias, o calor da conversa respeitava o calor do dia. Tarcísio e Ruth se entreolhavam nas pausas das narrativas sobre o que viveram. "No ano que vem, celebraremos 70 anos de casados", pronunciou Ruth com a elegância dos que sabem que escolheram o certo. Tarcísio sorriu. E fez com que suas mãos se encontrassem. E se olharam como sempre. E sorriram apaixonados.
17/9/2020
SEM COBERTURA NO SEGURO DE VIDA?
Acadêmico: Antonio Penteado Mendonça

No feriado de 7 de setembro, 14 pessoas perderam a vida afogadas nas praias e represas paulistas. É um número alto e que mostra, pelo menos, uma certa inconsequência das vítimas. Ninguém morre afogado em terra seca ou sentado na areia. Para se afogar é necessário estar dentro da água ou pelo menos engolir e respirar água até encher os pulmões e, consequentemente, não haver mais como respirar o ar, indispensável para manter o corpo vivo e funcionando.
17/9/2020
ARDEM FLORESTAS, CORAÇÕES E MENTES
Acadêmico: Ignácio de Loyola Brandão

Enquanto Roma ardia em pavoroso incêndio Nero tocava lira ou outro instrumento. Como saber? Agora, enquanto o Pantanal arde e a Amazônia segue o mesmo caminho, Bolsonaro toca o que? Nada. Não toca nem o governo. Cuidado, não mostrem ignorância
8/9/2020
A MENTIRA
Acadêmico: Miguel Reale Junior

Tem retidão moral quem mente e acusa injustamente terceiros para se livrar...?
4/9/2020
PIB, REFORMAS E EMPREGOS
Acadêmico: José Pastore

''As reformas tributária e administrativa são importantíssimas, mas os efeitos de curto prazo são reduzidos. Daí a urgente necessidade de aprovar o Programa Renda Brasil para tornar definitivo o auxílio emergencial com valores menores''
4/9/2020
MARECHAL DO AR CASIMIRO MONTENEGRO FILHO: MEMÓRIAS DE UM HOMEM NOBRE
Acadêmico: Anna Maria Martins

Antes de iniciar um depoimento sobre o Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, faço questão de declarar que foi um privilégio, uma honra que enriquece a trajetória de minha vida, ter tido a oportunidade de conhecer e conviver com um homem de tal grandeza. Homem a quem nosso país deve um legado de magnitude. O histórico do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica e o da Embraer nos relatam a importância da criação e do desenvolvimento desse legado. Casimiro Montenegro Filho foi mais que um visio ...
2/9/2020
OS TEMPOS DO AMOR
Acadêmico: Gabriel Chalita

O amor nos promete o milagre da longevidade.
31/8/2020
EU VI NASCER A TELEVISÃO NO BRASIL!
Acadêmico: Roberto Duailibi

Devo ser um dos poucos sobreviventes dessa época. Era um garoto de 14 anos de idade e minha família havia acabado de retornar a São Paulo, depois de passar 18 anos em Mato Grosso, em busca de um sonho.
31/8/2020
REFORMA TRIBUTÁRIA SEM REFORMA ADMINISTRATIVA?
Acadêmico: José Pastore

Everardo Maciel, uma referência mundial em matéria tributária, costuma dizer: para saber se a carga tributária deve aumentar ou diminuir, é preciso conhecer o montante de gastos que o governo tem pela frente.
31/8/2020
SEGURO DE VIDA, PLANO DE SAÚDE E PANDEMIA
Acadêmico: Antonio Penteado Mendonça

A pandemia do coronavírus tem alguns aspectos interessantes, que merecem reflexão. São situações inusitadas, contraditórias ou inesperadas que geram consequências as mais diversas, nos mais diferentes campos socioeconômicos.
31/8/2020
A AMÉRICA E NÓS
Acadêmico: José de Souza Martins

Em dias passados, a Convenção Nacional do Partido Democrata, dos EUA, iluminou o fosso que nossas eleições de 2018 abriram entre o verdadeiro Brasil e o Brasil da cópia. Porque, naquelas eleições, sem sermos informados e advertidos pela Justiça Eleitoral e pelos partidos, nossa falta de imaginação elegeu a mera cópia do presidente americano, Donald Trump. Personagem do que de pior de política tem a América. Seu governo é um dos mais distantes das grandes tradições sociais e democráticas da ...
24/8/2020
OS GUIZOS FALSOS DA ALEGRIA
Acadêmico: Bolívar Lamounier

O deus Apolo concedeu à bela Cassandra o dom da profecia, mas dela não obteve a desejada recompensa sexual. O deus então puniu-a de uma forma devastadora. Determinou que ninguém mais daria crédito a suas profecias, que passariam a ser ouvidas como manifestações de um repetitivo e infundado pessimismo.
24/8/2020
REFLEXÃO DO EVANGELHO - "CONFISSÃO DO APÓSTOLO PEDRO"
Acadêmico: Dom Fernando Antonio Figueiredo

Um fato marcante na vida de Jesus deu-se perto de Cesareia, cidade edificada pelo tetrarca Felipe, no ano 3 a.C. Visando introduzir os Apóstolos no mistério de Sua missão, Jesus dá início ao plano de constituir a Igreja, cuja raiz e tronco é Israel, à qual ela estaria ligada.
24/8/2020
O SUSPEITO
Acadêmico: José de Souza Martins

Nos últimos dias, diferentes manifestações de violação de direitos e de violência contra brasileiros desprotegidos, em diferentes lugares, indicam que aqui o Estado vem se tornando, cada vez mais, um Estado mais excludente do que o de todas as excludência que são correntemente denunciadas. Em aparentemente inócuas ações de seus agentes e, supostamente, mas nem sempre, até em nome da lei vai se expondo o perfil de um Estado autoritário e anticidadão porque trata um grande número de pessoas como d ...
18/8/2020
A MÚSICA E O SILÊNCIO
Acadêmico: Gabriel Chalita

Fui eu que pintei esse quadro. Sim. É minha mãe. Uma metade é o seu olhar, quando se casou com meu pai. A outra, é do último dia em que ela cantou. Foi um pouco antes de entrar em cena. E, depois desse dia, foi silêncio.
18/8/2020
A VEZ DO BOM SEGURADO
Acadêmico: Antonio Penteado Mendonça

A operação de seguro se caracteriza pela divisão dos prejuízos sofridos por alguns integrantes do grupo por todos os seus membros. É a velha máxima do “todos por um” transformada na mais eficiente ferramenta de proteção social.
 1     2     3     4     5     6     7     8     9  

 10     11     12     13     14     15     16     17     18     19   

 20     21     22     23     24     25     26     27     28     29   

 30     31     32     33     34     35     36     37     38     39   

 40     41     42     43     44     45     46     47     48   





 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.