038  matéria(s) localizada(s) . Exibindo página 1  
14/9/2022
O LUGAR DA FRANÇA NO MUNDO
Acadêmico: Rubens Barbosa

O governo francês tem a prática saudável de reunir anualmente o presidente da República com os diplomatas franceses do Quai D’Orsay para discutir temas de interesse da carreira diplomática e os principais aspectos da política externa francesa.
11/8/2022
O MEIO AMBIENTE E A POLÍTICA EXTERNA
Acadêmico: Rubens Barbosa

Com as necessárias mudanças de políticas ambientais, governo e sociedade em geral poderiam aproveitar essa grande oportunidade.
28/6/2022
RELAÇÕES BRASIL-CHINA
Acadêmico: Rubens Barbosa

O relacionamento com a China apresenta uma característica que não se encontra com nenhum outro pais.
10/5/2022
AMAZÔNIA, O EL DORADO DA ILEGALIDADE
Acadêmico: Rubens Barbosa

O garimpo ilegal talvez seja hoje o problema mais sério para evitar o aumento do desmatamento na região e sustar a evasão de divisas.
23/3/2022
A MULHER NO ITAMARATY
Acadêmico: Rubens Barbosa

Com o passar dos anos, movimentos feministas asseguraram direitos e igualdade de tratamento em relação aos homens.
8/3/2022
VULNERABILIDADES DO BRASIL
Acadêmico: Rubens Barbosa

Vou limitar o tratamento dessa matéria a quatro aspectos: comércio exterior, áreas estratégicas, inovação e segurança cibernética.
9/2/2022
O BRASIL E A OCDE: UM LONGO CAMINHO
Acadêmico: Rubens Barbosa

O Brasil, nos últimos governos, tem demonstrado seu compromisso em trabalhar em estreita colaboração com a OCDE.
27/1/2022
MERCADOS DE CARBONO
Acadêmico: Rubens Barbosa

"Fala-se muito em mercado de carbono e do potencial de recursos que poderão tornar o Brasil no maior ator mundial nessa área. Na prática, o assunto continua difícil de ser entendido e implementado."
14/12/2021
ECLUSAS PARA ITAIPU
Acadêmico: Rubens Barbosa

A construção das Eclusas, prevista no Tratado original de Itaipu, poderá transformar os eixos das Hidrovias Paraná-Paraguai no projeto síntese da integração regional.
24/11/2021
A GEOPOLÍTICA PARA A ENERGIA RENOVÁVEL
Acadêmico: Rubens Barbosa

No contexto geopolítico, o Brasil poderia e deve ter um lugar de realce, recuperando sua credibilidade e se afirmando como uma superpotência renovável.
14/10/2021
AS TRANSFORMAÇÕES GLOBAIS E A DEFESA
Acadêmico: Rubens Barbosa

O Centro de Estudos da Defesa e Segurança Nacional (CEDESEN) elaborou documento de trabalho sobre a Política e a Estratégia Nacional de Defesa e encaminhou recomendações ao governo e ao Congresso para num sentido mais amplo aprimorar as instituições e processos voltados para questões da defesa nacional.
30/9/2021
OS NOVOS DESAFIOS GLOBAIS E O ITAMARATY
Acadêmico: Rubens Barbosa

O mundo atravessa um momento de grandes transformações na área política, econômica e social.
24/8/2021
CÁ E LÁ, MAS FADAS HÁ
Acadêmico: Rubens Barbosa

A ameaça à democracia norte-americana é vista como a mais séria desde a guerra civil em 1861.
10/8/2021
A CENOURA E A SOBERANIA
Acadêmico: Rubens Barbosa

"Na semana passada, o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, visitou o Brasil e “abordou uma gama de prioridades estratégicas durante as reuniões de alto escalão com o governo brasileiro”, segundo comunicado oficial do governo dos EUA."
27/7/2021
O BRASIL, A OCDE E O MEIO AMBIENTE
Acadêmico: Rubens Barbosa

"Não basta participar dos 246 instrumentos legais existentes no âmbito da OCDE. Correções e ajustes na política ambiental serão necessários para preencher os requisitos exigidos pela organização de Paris e ser avaliados positivamente pelos demais países."
22/6/2021
UM PARTIDO MILITAR
Acadêmico: Rubens Barbosa

A participação dos militares no governo é movimento consciente e organizado, diz coronel
25/5/2021
REVISITANDO A NEGOCIAÇÃO BRASIL-TURQUIA COM O IRÃ
Acadêmico: Rubens Barbosa

"Espera-se para esta semana, a conclusão dos entendimentos entre os Estados Unidos e o Irã a fim de definir as condições para a volta do governo Biden ao acordo nuclear, abandonado por Trump e, por isso, desconsiderado por Teerã."
11/5/2021
CHINA E BRASIL
Acadêmico: Rubens Barbosa

"A visão de futuro dos líderes chineses abandona a ênfase no crescimento econômico com o aumento do PIB e passa a focar “o aumento significativo no poderio econômico e tecnológico” até 2035, com foco em questões estruturais e qualidade de vida."
27/4/2021
EM BUSCA DO OURO
Acadêmico: Rubens Barbosa

"Uma das afirmativas do Presidente Bolsonaro na Conferência do Clima foi a de eliminar o desmatamento ilegal da Amazônia até 2030".
13/4/2021
QUESTÃO RELIGIOSA
Acadêmico: Rubens Barbosa

"Estamos vivendo tempos estranhos. A sociedade está dividida e polarizada, anestesiada e paralisada, inclusive pelas dificuldades decorrentes da pandemia."
16/2/2021
SOS INDÚSTRIA
Acadêmico: Rubens Barbosa

Se a crise do setor não for enfrentada já, perda da competitividade será irreversível
11/12/2020
O BRASIL ENTRE OS EUA E A CHINA
Acadêmico: Rubens Barbosa

O presidente Bolsonaro deverá tomar, no início do próximo ano, talvez a mais importante decisão estratégica de seus quatro anos de governo. Isso pelo impacto que terá sobre a modernização ou ao atraso do Brasil. Trata-se da definição da tecnologia do 5G.
10/11/2020
NOTAS SOBRE A ELEIÇÃO PRESIDENCIAL NOS EUA
Acadêmico: Rubens Barbosa

A histórica vitória de Joe Biden será analisada por muitos anos. O resultado da eleição foi, surpreendentemente equilibrado, refletindo a profunda divisão do país. A onda azul, democrata, não ocorreu, mas a sociedade americana preferiu eleger um presidente moderado e conciliador, que promete reduzir o ódio e unir o pais. O resultado das urnas mostrou que o eleitor separou a figura do presidente falastrão do seu partido. O partido Republicano, que teve um desempenho muito melhor do que Trump, sai ...
28/10/2020
AS NOVAS AMEAÇAS E O BRASIL
Acadêmico: Rubens Barbosa

Grande parte das facilidades de nossas vidas no planeta terra depende, para seu funcionamento diário, de objetos baseados no espaço. Sistemas de comunicação, transporte aéreo, comércio marítimo, serviços financeiros, monitoramento de clima e defesa dependem da infraestrutura espacial, incluindo satélites, estações terrestres e movimentação de dados em nível nacional, regional e internacional. Essa dependência coloca sérios e frequentemente pouco percebidos problemas de segurança para empresas ...
22/9/2020
BRASIL E VENEZUELA: A QUEM POSSA INTERESSAR
Acadêmico: Rubens Barbosa

No início de setembro, em reunião do BRICS, o Brasil exortou os governos da China, Rússia e índia a encontrar uma saída para a Venezuela, cujo regime se tornou, segundo se afirmou, um foco de crime organizado, terrorismo, de tráfico de drogas e de ouro, além de não estar disposto a fornecer condições para eleições livres e justas. A solução demandada é a renúncia daqueles que atualmente detém o poder e sua concordância com a formação de um governo de união nacional.
 1    2   





 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.