028  matéria(s) localizada(s) . Exibindo página 1  
14/10/2021
AS TRANSFORMAÇÕES GLOBAIS E A DEFESA
Acadêmico: Rubens Barbosa

O Centro de Estudos da Defesa e Segurança Nacional (CEDESEN) elaborou documento de trabalho sobre a Política e a Estratégia Nacional de Defesa e encaminhou recomendações ao governo e ao Congresso para num sentido mais amplo aprimorar as instituições e processos voltados para questões da defesa nacional.
30/9/2021
OS NOVOS DESAFIOS GLOBAIS E O ITAMARATY
Acadêmico: Rubens Barbosa

O mundo atravessa um momento de grandes transformações na área política, econômica e social.
24/8/2021
CÁ E LÁ, MAS FADAS HÁ
Acadêmico: Rubens Barbosa

A ameaça à democracia norte-americana é vista como a mais séria desde a guerra civil em 1861.
10/8/2021
A CENOURA E A SOBERANIA
Acadêmico: Rubens Barbosa

"Na semana passada, o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, visitou o Brasil e “abordou uma gama de prioridades estratégicas durante as reuniões de alto escalão com o governo brasileiro”, segundo comunicado oficial do governo dos EUA."
27/7/2021
O BRASIL, A OCDE E O MEIO AMBIENTE
Acadêmico: Rubens Barbosa

"Não basta participar dos 246 instrumentos legais existentes no âmbito da OCDE. Correções e ajustes na política ambiental serão necessários para preencher os requisitos exigidos pela organização de Paris e ser avaliados positivamente pelos demais países."
22/6/2021
UM PARTIDO MILITAR
Acadêmico: Rubens Barbosa

A participação dos militares no governo é movimento consciente e organizado, diz coronel
25/5/2021
REVISITANDO A NEGOCIAÇÃO BRASIL-TURQUIA COM O IRÃ
Acadêmico: Rubens Barbosa

"Espera-se para esta semana, a conclusão dos entendimentos entre os Estados Unidos e o Irã a fim de definir as condições para a volta do governo Biden ao acordo nuclear, abandonado por Trump e, por isso, desconsiderado por Teerã."
11/5/2021
CHINA E BRASIL
Acadêmico: Rubens Barbosa

"A visão de futuro dos líderes chineses abandona a ênfase no crescimento econômico com o aumento do PIB e passa a focar “o aumento significativo no poderio econômico e tecnológico” até 2035, com foco em questões estruturais e qualidade de vida."
27/4/2021
EM BUSCA DO OURO
Acadêmico: Rubens Barbosa

"Uma das afirmativas do Presidente Bolsonaro na Conferência do Clima foi a de eliminar o desmatamento ilegal da Amazônia até 2030".
13/4/2021
QUESTÃO RELIGIOSA
Acadêmico: Rubens Barbosa

"Estamos vivendo tempos estranhos. A sociedade está dividida e polarizada, anestesiada e paralisada, inclusive pelas dificuldades decorrentes da pandemia."
16/2/2021
SOS INDÚSTRIA
Acadêmico: Rubens Barbosa

Se a crise do setor não for enfrentada já, perda da competitividade será irreversível
11/12/2020
O BRASIL ENTRE OS EUA E A CHINA
Acadêmico: Rubens Barbosa

O presidente Bolsonaro deverá tomar, no início do próximo ano, talvez a mais importante decisão estratégica de seus quatro anos de governo. Isso pelo impacto que terá sobre a modernização ou ao atraso do Brasil. Trata-se da definição da tecnologia do 5G.
10/11/2020
NOTAS SOBRE A ELEIÇÃO PRESIDENCIAL NOS EUA
Acadêmico: Rubens Barbosa

A histórica vitória de Joe Biden será analisada por muitos anos. O resultado da eleição foi, surpreendentemente equilibrado, refletindo a profunda divisão do país. A onda azul, democrata, não ocorreu, mas a sociedade americana preferiu eleger um presidente moderado e conciliador, que promete reduzir o ódio e unir o pais. O resultado das urnas mostrou que o eleitor separou a figura do presidente falastrão do seu partido. O partido Republicano, que teve um desempenho muito melhor do que Trump, sai ...
28/10/2020
AS NOVAS AMEAÇAS E O BRASIL
Acadêmico: Rubens Barbosa

Grande parte das facilidades de nossas vidas no planeta terra depende, para seu funcionamento diário, de objetos baseados no espaço. Sistemas de comunicação, transporte aéreo, comércio marítimo, serviços financeiros, monitoramento de clima e defesa dependem da infraestrutura espacial, incluindo satélites, estações terrestres e movimentação de dados em nível nacional, regional e internacional. Essa dependência coloca sérios e frequentemente pouco percebidos problemas de segurança para empresas ...
22/9/2020
BRASIL E VENEZUELA: A QUEM POSSA INTERESSAR
Acadêmico: Rubens Barbosa

No início de setembro, em reunião do BRICS, o Brasil exortou os governos da China, Rússia e índia a encontrar uma saída para a Venezuela, cujo regime se tornou, segundo se afirmou, um foco de crime organizado, terrorismo, de tráfico de drogas e de ouro, além de não estar disposto a fornecer condições para eleições livres e justas. A solução demandada é a renúncia daqueles que atualmente detém o poder e sua concordância com a formação de um governo de união nacional.
30/7/2020
5G É O INTERESSE NACIONAL
Acadêmico: Rubens Barbosa

Segundo a informação disponível, o governo ainda não decidiu se mantém ou se vai adiar para 2021 a licitação para a quinta geração das redes celulares, a 5G. Essa decisão é de grande interesse para os setores industrial pelo salto de qualidade e produtividade que propiciará e agrícola, pelo incremento da conetividade no campo.
9/6/2020
A AMAZÔNIA EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO
Acadêmico: Rubens Barbosa

Destravando a agenda da bioeconomia na Amazônia foi tema do encontro ‘’live’’ organizado pelo Instituto Escolhas e o Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (IRICE), na semana passada. Tivemos a oportunidade de tratar da questão da bioeonomia e da proteção da Floresta Amazônica como fator de projeção do Brasil no cenário internacional. Questões mais que nunca atuais e relevantes em vista da percepção externa do país extremamente negativa.
26/5/2020
BOM SENSO ACIMA DE TUDO
Acadêmico: Rubens Barbosa

As análises e estudos das principais organizações internacionais sinalizam que a pandemia pode estender-se por um período maior do que o antecipado. A vacina contra a COVID 19 prometendo tardar para ser comercializada.
16/5/2020
DESAFIOS DO ACORDO MERCOSUL E UNIÃO EUROPEIA
Acadêmico: Rubens Barbosa

Um fato novo complica o entendimento entre os países do Mercosul.
19/4/2020
O BRASIL DEPOIS DA COVID-19
Acadêmico: Rubens Barbosa

"Depois de a pandemia passar, o Brasil e o mundo serão outros."
11/3/2020
5G DECISÃO ESTRATÉGICA
Acadêmico: Rubens Barbosa

Em 2020, o governo brasileiro deverá tomar decisão altamente estratégica com profunda repercussão na vida das pessoas e no setor produtivo. Na área tecnológica, colocará o país no caminho de interesses conflitantes dos EUA e da China. Refiro-me à licitação da rede 5G para todo o pais e à participação da empresa chinês Huawey, que dispõe de equipamentos de alta qualidade e de baixo custo, quando comparados com a Ericson e a Nokia.
26/2/2020
NOVOS VENTOS NO PLANALTO
Acadêmico: Rubens Barbosa

Os ventos no Palácio do Planalto poderão mudar com a nomeação do general Braga Neto para a chefia da Casa Civil e do Almirante Flavio Rocha para a Secretaria de Assuntos Estratégicos.
11/2/2020
RETOMANDO O DIÁLOGO COM A ARGENTINA
Acadêmico: Rubens Barbosa

O ministro do Exterior da Argentina, Fernando Solá, estará visitando o Brasil amanhã, no primeiro contato de alto nível depois da posse do presidente Alberto Fernandes.
30/1/2020
O REINO UNIDO DEIXA A UNIÃO EUROPEIA
Acadêmico: Rubens Barbosa

A eleição parlamentar de 12 de dezembro resultou na maior derrota do Partido Trabalhista desde 1935 e na maior vitória dos Conservadores desde 1987.
26/11/2019
O BRASIL E O MERCADO ESPACIAL GLOBAL
Acadêmico: Rubens Barbosa

"A ratificação pelo Congresso Nacional do Acordo de Salvaguarda Tecnológica (AST) com os EUA torna possível o uso comercial do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. Com isso, ficam viabilizadas significativas perspectivas comerciais para o Brasil entrar em um mercado anual de mais de US$ 12 bilhões, em especial no de satélites de pequeno porte."
 1    2   





 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.