0996  matéria(s) localizada(s) . Exibindo página 1  
22/9/2020
BRASIL E VENEZUELA: A QUEM POSSA INTERESSAR
Acadêmico: Rubens Barbosa

No início de setembro, em reunião do BRICS, o Brasil exortou os governos da China, Rússia e índia a encontrar uma saída para a Venezuela, cujo regime se tornou, segundo se afirmou, um foco de crime organizado, terrorismo, de tráfico de drogas e de ouro, além de não estar disposto a fornecer condições para eleições livres e justas. A solução demandada é a renúncia daqueles que atualmente detém o poder e sua concordância com a formação de um governo de união nacional.
20/9/2020
A VIAGEM DA MINHA IRMÃ
Acadêmico: Gabriel Chalita

Eles dizem que tenho quase 90 anos. É muito tempo. Não acreditaria se não soubesse. Sei de muita coisa e de muita coisa não sei.
18/9/2020
REFLEXÃO - GENEROSIDADE DO PATRÃO
Acadêmico: Dom Fernando Antonio Figueiredo

Para além dos inúmeros preceitos jurídicos e morais, Jesus proclama a herança espiritual de Moisés, reafirmada pelos profetas: o amor a Deus na solidariedade e na dedicação misericordiosa ao próximo.
18/9/2020
TRABALHO DEGRADANTE NA INFÂNCIA
Acadêmico: José de Souza Martins

Há dias, o presidente da República voltou a defender o trabalho infantil com argumentos simplórios que revelam grave desconhecimento da realidade social do país. Sobretudo do que é, propriamente, infância e adolescência, e maior desconhecimento, ainda, do que a ciência tem a dizer contra aquilo que, nessa questão, ele defende, aprova e recomenda.
18/9/2020
ESTÁ FALTANDO CORAGEM?
Acadêmico: José Renato Nalini

Por uma ignorância hipócrita perpetrada em 1946, o Brasil fechou as portas dos cassinos, colocou na rua setenta mil pessoas e começou a perder dinheiro para os espertos que continuaram a explorar o jogo.
17/9/2020
A VOCAÇÃO DE EMPRESÁRIO
Acadêmico: José de Souza Martins

Há um bom número de anos, a revista Veja publicou extensa matéria sobre o destino de cada um dos membros da primeira diretoria da Fiesp, que apareciam juntos numa fotografia institucional. De todos eles, apenas de dois os respectivos grupos econômicos haviam sobrevivido.
17/9/2020
A HISTÓRIA DE UM AMO
Acadêmico: Gabriel Chalita

Era inverno, mas o sol não havia se intimidado. No apartamento decorado por histórias, o calor da conversa respeitava o calor do dia. Tarcísio e Ruth se entreolhavam nas pausas das narrativas sobre o que viveram. "No ano que vem, celebraremos 70 anos de casados", pronunciou Ruth com a elegância dos que sabem que escolheram o certo. Tarcísio sorriu. E fez com que suas mãos se encontrassem. E se olharam como sempre. E sorriram apaixonados.
17/9/2020
SEM COBERTURA NO SEGURO DE VIDA?
Acadêmico: Antonio Penteado Mendonça

No feriado de 7 de setembro, 14 pessoas perderam a vida afogadas nas praias e represas paulistas. É um número alto e que mostra, pelo menos, uma certa inconsequência das vítimas. Ninguém morre afogado em terra seca ou sentado na areia. Para se afogar é necessário estar dentro da água ou pelo menos engolir e respirar água até encher os pulmões e, consequentemente, não haver mais como respirar o ar, indispensável para manter o corpo vivo e funcionando.
17/9/2020
ARDEM FLORESTAS, CORAÇÕES E MENTES
Acadêmico: Ignácio de Loyola Brandão

Enquanto Roma ardia em pavoroso incêndio Nero tocava lira ou outro instrumento. Como saber? Agora, enquanto o Pantanal arde e a Amazônia segue o mesmo caminho, Bolsonaro toca o que? Nada. Não toca nem o governo. Cuidado, não mostrem ignorância
8/9/2020
A MENTIRA
Acadêmico: Miguel Reale Junior

Tem retidão moral quem mente e acusa injustamente terceiros para se livrar...?
4/9/2020
PIB, REFORMAS E EMPREGOS
Acadêmico: José Pastore

''As reformas tributária e administrativa são importantíssimas, mas os efeitos de curto prazo são reduzidos. Daí a urgente necessidade de aprovar o Programa Renda Brasil para tornar definitivo o auxílio emergencial com valores menores''
4/9/2020
MARECHAL DO AR CASIMIRO MONTENEGRO FILHO: MEMÓRIAS DE UM HOMEM NOBRE
Acadêmico: Anna Maria Martins

Antes de iniciar um depoimento sobre o Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, faço questão de declarar que foi um privilégio, uma honra que enriquece a trajetória de minha vida, ter tido a oportunidade de conhecer e conviver com um homem de tal grandeza. Homem a quem nosso país deve um legado de magnitude. O histórico do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica e o da Embraer nos relatam a importância da criação e do desenvolvimento desse legado. Casimiro Montenegro Filho foi mais que um visio ...
2/9/2020
OS TEMPOS DO AMOR
Acadêmico: Gabriel Chalita

O amor nos promete o milagre da longevidade.
31/8/2020
EU VI NASCER A TELEVISÃO NO BRASIL!
Acadêmico: Roberto Duailibi

Devo ser um dos poucos sobreviventes dessa época. Era um garoto de 14 anos de idade e minha família havia acabado de retornar a São Paulo, depois de passar 18 anos em Mato Grosso, em busca de um sonho.
31/8/2020
REFORMA TRIBUTÁRIA SEM REFORMA ADMINISTRATIVA?
Acadêmico: José Pastore

Everardo Maciel, uma referência mundial em matéria tributária, costuma dizer: para saber se a carga tributária deve aumentar ou diminuir, é preciso conhecer o montante de gastos que o governo tem pela frente.
31/8/2020
SEGURO DE VIDA, PLANO DE SAÚDE E PANDEMIA
Acadêmico: Antonio Penteado Mendonça

A pandemia do coronavírus tem alguns aspectos interessantes, que merecem reflexão. São situações inusitadas, contraditórias ou inesperadas que geram consequências as mais diversas, nos mais diferentes campos socioeconômicos.
31/8/2020
A AMÉRICA E NÓS
Acadêmico: José de Souza Martins

Em dias passados, a Convenção Nacional do Partido Democrata, dos EUA, iluminou o fosso que nossas eleições de 2018 abriram entre o verdadeiro Brasil e o Brasil da cópia. Porque, naquelas eleições, sem sermos informados e advertidos pela Justiça Eleitoral e pelos partidos, nossa falta de imaginação elegeu a mera cópia do presidente americano, Donald Trump. Personagem do que de pior de política tem a América. Seu governo é um dos mais distantes das grandes tradições sociais e democráticas da ...
24/8/2020
OS GUIZOS FALSOS DA ALEGRIA
Acadêmico: Bolívar Lamounier

O deus Apolo concedeu à bela Cassandra o dom da profecia, mas dela não obteve a desejada recompensa sexual. O deus então puniu-a de uma forma devastadora. Determinou que ninguém mais daria crédito a suas profecias, que passariam a ser ouvidas como manifestações de um repetitivo e infundado pessimismo.
24/8/2020
REFLEXÃO DO EVANGELHO - "CONFISSÃO DO APÓSTOLO PEDRO"
Acadêmico: Dom Fernando Antonio Figueiredo

Um fato marcante na vida de Jesus deu-se perto de Cesareia, cidade edificada pelo tetrarca Felipe, no ano 3 a.C. Visando introduzir os Apóstolos no mistério de Sua missão, Jesus dá início ao plano de constituir a Igreja, cuja raiz e tronco é Israel, à qual ela estaria ligada.
24/8/2020
O SUSPEITO
Acadêmico: José de Souza Martins

Nos últimos dias, diferentes manifestações de violação de direitos e de violência contra brasileiros desprotegidos, em diferentes lugares, indicam que aqui o Estado vem se tornando, cada vez mais, um Estado mais excludente do que o de todas as excludência que são correntemente denunciadas. Em aparentemente inócuas ações de seus agentes e, supostamente, mas nem sempre, até em nome da lei vai se expondo o perfil de um Estado autoritário e anticidadão porque trata um grande número de pessoas como d ...
18/8/2020
A MÚSICA E O SILÊNCIO
Acadêmico: Gabriel Chalita

Fui eu que pintei esse quadro. Sim. É minha mãe. Uma metade é o seu olhar, quando se casou com meu pai. A outra, é do último dia em que ela cantou. Foi um pouco antes de entrar em cena. E, depois desse dia, foi silêncio.
18/8/2020
A VEZ DO BOM SEGURADO
Acadêmico: Antonio Penteado Mendonça

A operação de seguro se caracteriza pela divisão dos prejuízos sofridos por alguns integrantes do grupo por todos os seus membros. É a velha máxima do “todos por um” transformada na mais eficiente ferramenta de proteção social.
18/8/2020
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Acadêmico: Celso Lafer

O século XX foi um século de rupturas. Caracterizou-se pelo ineditismo da transposição de barreiras antes tidas como usuais. Nesta linha, a partir da década de 1970 foi ficando evidente que a natureza deixou de ser um dado da permanência da ordem cósmica. Passou a ter o componente de um construído/destruído pela ação humana.
14/8/2020
O FOGO-FÁTUO, UMA FÁBULA
Acadêmico: Ignácio de Loyola Brandão

Ao lado de Dom Pedro de Casaldaliga, foi emoção para mim ter sido paraninfo em 1979 dos formandos em jornalismo da Universidade Federal de Goiás. Entre eles estavam Cristiana Lobo, Cristina Veiga e Mariangela Berquó.
14/8/2020
SEM DESESPERO, MAS COM OUSADIA
Acadêmico: José Renato Nalini

A pandemia tem de fazer o Brasil ter juízo. Atributo que não se mostra excessivo, nem sequer suficiente, o que resta claro na conduta das esferas de onde precisaria provir.
 1    2     3     4     5     6     7     8     9   

 10     11     12     13     14     15     16     17     18     19   

 20     21     22     23     24     25     26     27     28     29   

 30     31     32     33     34     35     36     37     38     39   

 40   





 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.