0751  matéria(s) localizada(s) . Exibindo página 8  
7/9/2018
QUANDO A JUSTIÇA CRIA DESPESAS
Acadêmico: José Pastore

"O que é o débito trabalhista? Toda vez que uma parte recorre de uma sentença judicial, ela fica sujeita a pagar o que deve mais na frente com o valor corrigido pela inflação. Nada mais justo. Afinal, o reclamante não pode ser prejudicado pela decisão do reclamado."
4/9/2018
UMA VIDA SEM LIXO
Acadêmico: José Renato Nalini

"No Brasil, cada pessoa produz um quilo do que se convencionou chamar “lixo” a cada dia. Convencionou-se chamar, porque muito pouca coisa é aquilo que não tem serventia. Quase tudo tem utilidade e só a ignorância é que deixa de descobrir que o descarte pode ser algo bastante rentável."
2/9/2018
OS DOIS CAVALEIROS DO APOCALIPSE
Acadêmico: Bolívar Lamounier

"O bolsonarismo, como o fundamentalismo esquerdista, tende ao pensamento mágico"
2/9/2018
O NÃO-DITO
Acadêmico: Gabriel Chalita

"De seu jeito, tentou passar para os filhos os mesmos valores. Não estudou, mas deu estudo aos dois. Chorou nas duas formaturas. Emocionou-se abraçando a mulher. Economizou nas próprias roupas para vestir melhor os filhos. Para ele, uma bicicleta velha; para os dois, o que podia comprar de melhor."
30/8/2018
REMUNERAÇÃO E DESEMPENHO DO JUDICIÁRIO
Acadêmico: José Pastore

"O quadro se agrava quando se leva em conta que os magistrados brasileiros têm 195 dias de folga, entre recesso, férias, feriados, pontes e fins de semana. Eles trabalham 170 dias por ano, enquanto seus colegas europeus trabalham 219 dias."
29/8/2018
IRADO NO PRESENTE
Acadêmico: José Renato Nalini

"Quem já ultrapassou dois terços de sua efêmera existência terrena tem condições de se surpreender com aquilo que a ciência e a tecnologia já disponibilizaram para a humanidade e de avaliar o que está sendo reservado para os que estão nascendo agora."
28/8/2018
CHÃO DE INFÂNCIA E JUVENTUDE. MEMÓRIA FRAGMENTADA.
Acadêmico: Anna Maria Martins

"Aos seis anos de idade a menina entrara no colégio. A faixa rosa, envolvendo seu uniforme, marca o início do primário. Faixas de outras cores sucedem-se em sua passagem pelos cinco anos do ginásio."
27/8/2018
POR QUE NÃO TENTAR?
Acadêmico: José Renato Nalini

"A vida simples foi substituída, na sociedade consumista, por complicações que implicam em perda de qualidade existencial."
27/8/2018
PIRATAS DENTRO E FORA DO CARIBE
Acadêmico: Antonio Penteado Mendonça

"Na maioria das vezes, os piratas dos portos brasileiros não matam as tripulações, o que não quer dizer que isso não aconteça, tanto faz se o alvo é um navio, uma lancha, um veleiro ou um pesqueiro."
26/8/2018
UM COTIDIANO FELIZ
Acadêmico: Gabriel Chalita

"As manhãs, na casa de Isabel, começam com o aroma do café. A mãe, quando sente, ajeita a penhoar que fica ao lado da cama e se levanta para comer com a filha. Gostam de gostar uma da outra. Tomam os remédios que precisam tomar. Comem sem pressa. E conversam. "
24/8/2018
OTAVIO FRIAS FILHO: IMPRIMA-SE A LENDA
Acadêmico: Jorge Caldeira

"Uma de minhas primeiras missões delicadas como editor da Ilustrada foi realizar a cobertura de um evento cultural: o lançamento do livro com o texto de Tutankaton, a primeira peça teatral de Otavio Frias Filho."
23/8/2018
A EFICIÊNCIA NA DESCRIÇÃO - A MORTE DE UM NOTÁVEL JORNALISTA
Acadêmico: Ives Gandra da Silva Martins

"A notícia de sua morte entristeceu profundamente a todos que o conheciam e a mim, particularmente, porque sempre vi em Otávio um idealista, com talentos que ultrapassavam a sua profissão, visto que foi um respeitado dramaturgo e brilhante ensaísta. Cheguei a pensar em trazê-lo para a Academia Paulista de Letras, quando a presidi, nas vagas que se abriram, mas, modesto e discreto, nunca hospedou a ideia. Seu talento poderia ser acolhido em qualquer sodalício do país."
20/8/2018
O DESEMPENHO ESCOLAR NO BRASIL
Acadêmico: José Goldemberg

"São bem conhecidos os problemas que a educação básica tem no Brasil, com instalações escolares precárias e professoras mal remunerados, mas o noticiário na imprensa simplifica a apresentação do problema."
20/8/2018
NÚMEROS IMPRESSIONANTES
Acadêmico: Antonio Penteado Mendonça

"Para complicar mais, os testes de álcool no sangue dos motoristas aponta que uma parte mais do que significativa dos envolvidos em acidentes de trânsito consome bebidas alcoólicas e dirige, como se não fosse proibido ou não estivesse mais do que comprovado o tamanho do estrago feito pelas bebidas alcoólicas entre os motoristas e passageiros de todos os tipos de veículos que, com ou sem culpa, se envolvem em acidentes de trânsito."
20/8/2018
OS HERÓIS DO CONSUMO
Acadêmico: José Renato Nalini

"Anuncia-se com despudor a aquisição de mansões, barcos, palácios, quintas, prédios e aviões particulares. Todos os grandes dinossauros que entretêm a crônica das revistas ilustradas e da TV são sempre celebrados pela vida em excesso e pela virtualidade de despesas monstruosas”.
19/8/2018
PERGUNTE AOS PROFESSORES
Acadêmico: Gabriel Chalita

"Há muito o que se dizer sobre o ensino/aprendizagem, sobre a formação de professores, sobre o currículo, sobre a sala de aula, sobre a participação das famílias no processo educativo, sobre o poder de desenvolver a autonomia de um aluno."
18/8/2018
RAIVA OU MODERAÇÃO: A BIFURCAÇÃO POLÍTICA DO PAÍS
Acadêmico: Bolívar Lamounier

"A eleição deste ano transcorrerá num clima antipolítico como há muito não víamos."
17/8/2018
MÍSSEIS INTELIGENTES
Acadêmico: José Renato Nalini

"Os estudantes precisam que lhes forneçam de início a capacidade de aprender e aprender depressa. Precisam que se lhes desperte a curiosidade. E também precisam aprender a esquecer. Porque as informações são descartáveis. Logo serão obsoletas e substituídas por outras. Haverá um momento em que o conhecimento adquirido se tornará inútil e será preciso jogá-lo fora, esquecê-lo e substituí-lo."
15/8/2018
O ELO DA PONTE EM MINHA MESA
Acadêmico: Ignácio de Loyola Brandão

"Quem escreve fica assombrado com a história de Euclides Da Cunha ter corrigido as páginas impressas da primeira edição de Os Sertões, uma a uma, raspando os erros com canivete e usando caneta com pena fina."
15/8/2018
NA ERA DO CAFÉ
Acadêmico: Anna Maria Martins

"A Bolsa de Café e a Associação Comercial escolhiam o corpo diretivo entre empresários de projeção. Suas firmas, comissárias e exportadoras, representavam a força do setor financeiro."
15/8/2018
UMA REVOLUÇÃO PERMANENTE
Acadêmico: José Renato Nalini

"Já colhemos os frutos mirrados desse desperdício de tempo e de recursos. Gerações despreparadas, desempregadas e desalentadas. Mas sempre prontas para as baladas, para os shows internacionais e para a diversão contínua, como se o futuro fosse reservar a todos permanente festa."
13/8/2018
COMO FICA O CORRETOR DE SEGUROS?
Acadêmico: Antonio Penteado Mendonça

"A vida pessoal perde diariamente o resto de privacidade que as redes sociais ainda permitem. A exposição pública fugiu do controle e as pessoas podem ser jogadas em situações inesperadas por um filme colocado na internet sem a menor intenção de atingi-las."
13/8/2018
SAFÁRI & OUTRAS CAÇADAS
Acadêmico: José Renato Nalini

"De certa forma, o ritual acontece também no Brasil. Fazendas mato-grossenses oferecem o abate da onça pintada, praticamente eliminada de nossa fauna. E, metaforicamente, o homicídio de mais de sessenta mil jovens do sexo masculino, quase todos pardos ou negros, não é um atestado de nossa crueldade?"
12/8/2018
O DIA DOS PAIS
Acadêmico: Gabriel Chalita

"Enquanto escrevo, vejo, depois de tantos anos, o sorriso do meu pai. Suas mãos grandes acariciando meu rosto. Seu convite a nunca deixar de ter fé. Quanta fé teve meu pai! Mesmo em seus calvários, mesmo na partida dos filhos que foram antes dele, ele agradeceu a Deus o tempo da convivência. "
8/8/2018
DAR CHANCE À INTELIGÊNCIA
Acadêmico: José Renato Nalini

"O MIT desenvolveu um projeto de pesquisa para acelerar a inovação no Brasil. Para isso, é preciso aumentar a integração do País com o mundo. Não fazendo com que nossas melhores inteligências migrem para outros espaços onde elas são reconhecidas. Mas flexibilizando as regras locais, um caótico sistema de proibições, para facilitar o acesso a centros de inovação internacionais."
 1     2     3     4     5     6     7     8    9   

 10     11     12     13     14     15     16     17     18     19   

 20     21     22     23     24     25     26     27     28     29   

 30     31   





 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.