0576  matéria(s) localizada(s) . Exibindo página 1  
13/9/2018
POVO DEVE ASSUMIR PROTAGONISMO
Acadêmico: José Renato Nalini

"Em três municípios, a população, liderada pelo Juiz, Promotor e lideranças locais, construiu presídios que não resultaram da conhecida ineficiência do governo."
10/9/2018
A FALÁCIA DA PROTEÇÃO
Acadêmico: José Renato Nalini

"É relatório da revista científica Science, a respeito de 6 milhões de quilômetros quadrados de terras protegidas. Nelas, a proteção de espécies em perigo reduz-se a cada minuto."
4/9/2018
UMA VIDA SEM LIXO
Acadêmico: José Renato Nalini

"No Brasil, cada pessoa produz um quilo do que se convencionou chamar “lixo” a cada dia. Convencionou-se chamar, porque muito pouca coisa é aquilo que não tem serventia. Quase tudo tem utilidade e só a ignorância é que deixa de descobrir que o descarte pode ser algo bastante rentável."
29/8/2018
IRADO NO PRESENTE
Acadêmico: José Renato Nalini

"Quem já ultrapassou dois terços de sua efêmera existência terrena tem condições de se surpreender com aquilo que a ciência e a tecnologia já disponibilizaram para a humanidade e de avaliar o que está sendo reservado para os que estão nascendo agora."
27/8/2018
POR QUE NÃO TENTAR?
Acadêmico: José Renato Nalini

"A vida simples foi substituída, na sociedade consumista, por complicações que implicam em perda de qualidade existencial."
20/8/2018
OS HERÓIS DO CONSUMO
Acadêmico: José Renato Nalini

"Anuncia-se com despudor a aquisição de mansões, barcos, palácios, quintas, prédios e aviões particulares. Todos os grandes dinossauros que entretêm a crônica das revistas ilustradas e da TV são sempre celebrados pela vida em excesso e pela virtualidade de despesas monstruosas”.
17/8/2018
MÍSSEIS INTELIGENTES
Acadêmico: José Renato Nalini

"Os estudantes precisam que lhes forneçam de início a capacidade de aprender e aprender depressa. Precisam que se lhes desperte a curiosidade. E também precisam aprender a esquecer. Porque as informações são descartáveis. Logo serão obsoletas e substituídas por outras. Haverá um momento em que o conhecimento adquirido se tornará inútil e será preciso jogá-lo fora, esquecê-lo e substituí-lo."
15/8/2018
UMA REVOLUÇÃO PERMANENTE
Acadêmico: José Renato Nalini

"Já colhemos os frutos mirrados desse desperdício de tempo e de recursos. Gerações despreparadas, desempregadas e desalentadas. Mas sempre prontas para as baladas, para os shows internacionais e para a diversão contínua, como se o futuro fosse reservar a todos permanente festa."
13/8/2018
SAFÁRI & OUTRAS CAÇADAS
Acadêmico: José Renato Nalini

"De certa forma, o ritual acontece também no Brasil. Fazendas mato-grossenses oferecem o abate da onça pintada, praticamente eliminada de nossa fauna. E, metaforicamente, o homicídio de mais de sessenta mil jovens do sexo masculino, quase todos pardos ou negros, não é um atestado de nossa crueldade?"
8/8/2018
DAR CHANCE À INTELIGÊNCIA
Acadêmico: José Renato Nalini

"O MIT desenvolveu um projeto de pesquisa para acelerar a inovação no Brasil. Para isso, é preciso aumentar a integração do País com o mundo. Não fazendo com que nossas melhores inteligências migrem para outros espaços onde elas são reconhecidas. Mas flexibilizando as regras locais, um caótico sistema de proibições, para facilitar o acesso a centros de inovação internacionais."
6/8/2018
NO BRASIL VALE TUDO
Acadêmico: José Renato Nalini

"É muito bom ter um discurso irretocável na retórica e ajudar a destruir um patrimônio planetário, que aos poucos e mais rapidamente do que se poderia esperar converterá a região amazônica num deserto semelhante ao Saara."
3/8/2018
LIÇÕES ESLOVENAS
Acadêmico: José Renato Nalini

"Sua população total equivale a um décimo do conglomerado insensato chamado capital paulista. São dois milhões os seus habitantes, enquanto a São Paulo expandida a Grande São Paulo deve ultrapassar os vinte e dois milhões."
30/7/2018
COMO EXPLICAR?
Acadêmico: José Renato Nalini

"A despeito de tudo, é preciso confiar na Democracia. Agarrar-se às explicações esfarrapadas de que somos um país jovem, de que há muito a aprender e que as novas gerações não podem ser desiludidas."
28/7/2018
EDUCAÇÃO: O DESAFIO É MUITO MAIOR
Acadêmico: José Renato Nalini

"A escola brasileira está ultrapassada. Raríssimas as exceções ao universo da mesmice, do trilhar os mesmos caminhos, na cegueira que não vê o mundo mudar, na surdez de quem não ouve o clamor do alunado."
27/7/2018
VIRAMOS AVESTRUZES HUMANOS?
Acadêmico: José Renato Nalini

"Olhar constantemente para o dispositivo móvel tem um lado social e um fisiológico, diz Adam Popescu, do NYT. A cabeça humana média pesa entre 4,5 kg e 5,5 kg e, ao curvar nosso pescoço para escrever uma mensagem de texto ou olhar o Facebook, a atração gravitacional sobre a cabeça e a tensão no pescoço crescem até o equivalente a 27 quilos de pressão. É uma postura que resulta em perda gradual da curva espinhal."
24/7/2018
NOSSO MAR VAI CRESCER?
Acadêmico: José Renato Nalini

"As péssimas ambientais dos últimos anos, a evidenciar o acelerado retrocesso na tutela ecológica ufanista proclamada aos sete ventos, às vezes merecem compensação mínima, como a vontade brasileira de proteger 900 mil quilômetros quadrados de oceano."
20/7/2018
O QUE ESTÁ FALTANDO?
Acadêmico: José Renato Nalini

"Absurdo é o ser humano haver atingido escala inimaginável na ciência e na tecnologia e continuar a se comportar como um irracional. Insensato em relação a si mesmo, cruel no convívio com o outro, insano no contato com a natureza e aparentemente desvinculado de Deus."
18/7/2018
O BIG BROTHER DA POLÍTICA
Acadêmico: José Renato Nalini

"Desconfie de todos. São competidores. Estão sempre tramando, cavando buracos, armando armadilhas, puxando tapetes e maquinando para que o adversário tropece e caia."
16/7/2018
VASO SANITÁRIO NÃO É LIXO
Acadêmico: José Renato Nalini

"Incrível como em pleno século 21, as pessoas não tenham educação e continuem a se servir dos vasos sanitários para descartar tudo aquilo que deveria ter um endereçamento diferente."
10/7/2018
VENDIDO PELO PAI
Acadêmico: José Renato Nalini

"Nasceu na Bahia, filho de uma africana livre, da nação nagô, chamada Luiza Mahin. Era belíssima, personalidade forte e temperamento agressivo. Em 1837, por haver participado da Sabinada, uma revolução que o Império não tolerou, foi presa e enviada para o Rio."
9/7/2018
QUEM NÃO ESTÁ SUJEITO?
Acadêmico: José Renato Nalini

"O que foi que aconteceu com o Brasil? Por que não se aceita que alguém pense diferente? Por que o preconceito não desaparece? Por que a maledicência continua a crescer?"
4/7/2018
NÃO É FICÇÃO CIENTÍFICA
Acadêmico: José Renato Nalini

Não haverá veículos particulares. Os coletivos serão autônomos, não necessitarão de motoristas e atenderão a todas as necessidades.
2/7/2018
LINCOLN NO LIMBO
Acadêmico: José Renato Nalini

"O livro é um conjunto de citações, de notícias, de cogitações do autor, um badalado escritor americano, que já ganhou os maiores prêmios na área: a MacArthur e Guggenheim Fellowships, o Folioe, o Man Booker Prize e também vendeu os direitos desse livro insólito e sedutor ao cinema."
29/6/2018
REVOLUÇÃO SILENCIOSA
Acadêmico: José Renato Nalini

"As vozes otimistas que reconhecem os tempos terríveis que nos são dados vivenciar, pregam a urgência de micro-revoluções, de reações individuais ou de pequenos grupos, com o intuito de enfrentar problemas aparentemente insolúveis, para mostrar que o governo não é imprescindível. A vida tem jeito, mesmo com ele ruim."
27/6/2018
PARENTE SERPENTE
Acadêmico: José Renato Nalini

" Há mais ingênuos entre os que nunca adentraram à sordidez da política partidária do que se imagina."
 1    2     3     4     5     6     7   





 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.