0968  matéria(s) localizada(s) . Exibindo página 4  
6/4/2020
ESTOU EM CASA
Acadêmico: Gabriel Chalita

Estou em casa. Sozinho, com um monte de pensamento que, há tempo, não pensava. O tempo agora é outro. O que faço é acordar e me fazer companhia. Rabisco ideias em mim, revisito dias em que estava acompanhado e me alimento da esperança de que o tempo vai me levar a algum lugar.
3/4/2020
A COBAIA
Acadêmico: José de Souza Martins

As pandemias, como é sabido, provocam desordem social e mudanças sociais sem retorno. Aos sociólogos é possível observar essas consequências do pavor da doença como equivalentes válidos de experimentos científicos, que as Ciências Sociais não podem fazer em laboratório. Involuntariamente e sem o saber, pessoas e grupos sociais agem de modo a desafiar a organização da sociedade, provocando anomia, a supressão das normas sociais, e dando ao processo social uma dinâmica que, com os métodos científ ...
16/3/2020
PARA ONDE OLHO
Acadêmico: Gabriel Chalita

Faz algum tempo que estou por aqui. Sou bem tratada. Médicos e enfermeiros se desdobram para que eu volte a ser quem, um dia, eu fui.
13/3/2020
SEGUROS DE VIDA E ACIDENTES PESSOAIS
Acadêmico: Antonio Penteado Mendonça

O seguro de vida brasileiro, ainda que com tentativas heroicas para mudar o quadro, continua sendo o seguro de vida em grupo. É um seguro extremamente simples, onde o único benefício é a indenização por morte e, se for contratada a garantia, por invalidez permanente total ou parcial por acidentes e total por doença.
13/3/2020
O DEDO OCULTO
Acadêmico: José de Souza Martins

O Brasil aceitou naturalmente a informação de que a perturbação nacional do processo democrático, que culminou com os surpreendentes resultados das eleições de outubro de 2018, tivesse sido decidida pela intervenção das redes sociais na formação da opinião eleitoral.
11/3/2020
UM LONGO SOLUÇO
Acadêmico: Gabriel Chalita

Não sei, exatamente, a causa, embora tenha pesquisado com vagar. Li o que pude. Perguntei para pessoas que, prontamente, deram todo tipo de orientação. E fui seguindo uma a uma. Sem pestanejar.
11/3/2020
NACIONAL-POPULISMO
Acadêmico: Miguel Reale Junior

Bolsonaro pulou fora da dignidade e dos limites constitucionais impostos pelo cargo.
11/3/2020
5G DECISÃO ESTRATÉGICA
Acadêmico: Rubens Barbosa

Em 2020, o governo brasileiro deverá tomar decisão altamente estratégica com profunda repercussão na vida das pessoas e no setor produtivo. Na área tecnológica, colocará o país no caminho de interesses conflitantes dos EUA e da China. Refiro-me à licitação da rede 5G para todo o pais e à participação da empresa chinês Huawey, que dispõe de equipamentos de alta qualidade e de baixo custo, quando comparados com a Ericson e a Nokia.
9/3/2020
REGINA DUARTE SERÁ CAPAZ DE AMPLIAR O DIÁLOGO DO GOVERNO COM A CLASSE ARTÍSTICA?
Acadêmico: Juca de Oliveira

Embora, a meu ver, a função da Regina Duarte na Secretaria de Cultura não seja a de “ampliar o diálogo do governo com a classe artística”, isso provavelmente acontecerá. Porque Regina é uma operária da arte e da cultura brasileiras, grande atriz, sensível e com objetivos muito claros e determinados.
6/3/2020
PAULO BOMFIM 1926-2019
Acadêmico: José Renato Nalini

"Ele esperava atingir seu centenário. A Providência não permitiu. Faleceu antes, em 9 de julho de 2019, sua data patriótica. Sobre PAULO BOMFIM, o Brasil terá muito o que falar."
2/3/2020
UM CRIME CHAMADO CELULAR
Acadêmico: Antonio Penteado Mendonça

As últimas pesquisas mostram que no mundo inteiro os acidentes de trânsito causados por pessoas usando o telefone celular crescem vertiginosamente e já se transformaram num dos campeões de colisões e atropelamentos de todos os gêneros.
2/3/2020
AS CINZAS DE TODO DIA
Acadêmico: Gabriel Chalita

Saudade é um sentimento que abre a alma. Definitivamente. É como se o presente me trouxesse obrigações de fechamento. É como se a árvore, sabedora de tantos afazeres, de sombras, de pássaros descansantes, de flor e fruto, se esquecesse da raiz. A saudade é a lembrança da raiz. De onde vem o nosso alimento, dos alicerces da nossa construção. Saudade do meu pai e de seus dizeres que acalmavam o dia.
2/3/2020
APRENDENDO COM O MUNDO ANIMAL
Acadêmico: Bolívar Lamounier

Os ouvidos brasilienses são como os da naja, ou da mamba-negra: incuravelmente surdos
28/2/2020
O BRASIL VARIADO
Acadêmico: José de Souza Martins

Gostamos de achar que somos um povo homogêneo. Em nome, porém, da falta de homogeneidade, somos objeto de preconceito de nós mesmos, de intolerância e de desconfiança. Padecemos a incompetência de ser o que não gostamos de ser.
28/2/2020
INÍCIO DO TEMPO QUARESMAL
Acadêmico: Dom Fernando Antonio Figueiredo

Lc 4,1-11 As tentações de Jesus
26/2/2020
LIBERALISMO / LIBERALISMOS
Acadêmico: Celso Lafer

São muitas as referências ao liberalismo na pauta do debate público. Poucas as considerações mais satisfatórias e abrangentes sobre seu alcance como expôs com densidade José Guilherme Merquior em O liberalismo - antigo e moderno (1991).
26/2/2020
CARNAVAL É ASSUNTO SÉRIO
Acadêmico: Antonio Penteado Mendonça

Carnaval é assunto sério. Em primeiro lugar, a festa gera bilhões de dólares em gastos de turistas por todo o país. Em segundo lugar, envolve milhões de reais em fantasias, carros alegóricos, desfiles de escolas de samba, trios elétricos e blocos e bandas de todos os tipos.
26/2/2020
NOVOS VENTOS NO PLANALTO
Acadêmico: Rubens Barbosa

Os ventos no Palácio do Planalto poderão mudar com a nomeação do general Braga Neto para a chefia da Casa Civil e do Almirante Flavio Rocha para a Secretaria de Assuntos Estratégicos.
26/2/2020
AMOR DE CARNAVAL
Acadêmico: Gabriel Chalita

Conheço o Roberto, há algum tempo. Estudamos juntos. Choramos juntos os primeiros percalços do amor. As adolescências e os "nãos" dolorosos. Lembro-me, como se fosse hoje, dos seus olhos de lágrima e do seu peito de ausências, quando Camila disse que era outro o seu amor.
21/2/2020
BRASIL, TOQUE CHORO, POR FAVOR
Acadêmico: Júlio Medaglia

A TV CULTURA-SP lança série de 40 programas que faz balanço do choro brasileiro com as maiores feras de gênero: BRASIL TOCA CHORO.
21/2/2020
UM CARNAVAL E TANTO
Acadêmico: Antonio Penteado Mendonça

João e Maria são um casal moderno, que curte a vida como a vida é e por isso decidiram que era hora de fugir da bagunça, deixar o carnaval na praia de lado e buscar o refúgio de uma montanha para descansar nos quatro dias do Rei Momo.
17/2/2020
A RUA DO AROUHE
Acadêmico: Antonio Penteado Mendonça

A Rua do Arouche é uma vencedora. Um retrato da fibra que faz São Paulo uma cidade única e vibrante, não importa a região.
14/2/2020
SOB ATAQUE
Acadêmico: José de Souza Martins

A publicação de uma lista, da Secretaria de Educação de Rondônia, com a determinação de recolhimento de 43 obras literárias destinadas às escolas, nos põe em face de orientações de governo que pedem análise e preocupação. Na objeção política ao livro e à leitura, no Brasil, que esse ato representa, é a civilização que está sob ataque com a chegada ao poder da mentalidade do desmonte do Estado brasileiro. Por aí, os eleitos de 2018 dão indicações de que supõem que, ao elegê-los, o povo abriu mão ...
11/2/2020
AS MUDANÇAS ESTÃO SE ACELERANDO
Acadêmico: Antonio Penteado Mendonça

De acordo com as últimas informações, o mundo está às vésperas de um momento impressionante na história da humanidade. Em pouco tempo, mais da metade da população do planeta estará conectada à internet. O começo do que isso significa é fácil de ser imaginado, todavia, os desdobramentos são difíceis de serem avaliados.
11/2/2020
LAVANDO AS IDEIAS
Acadêmico: Gabriel Chalita

Sou eu mesma quem abre o salão. E não é de hoje. Desde os primeiros dias, quando ainda brincava nos primeiros cortes das primeiras amigas que se arriscavam comigo. Hoje, tenho duas assistentes. Que cortam com afinco. Foram aprendendo. Como tudo na vida, o tempo vai limpando os exageros e deixando o que importa.
 1     2     3     4    5     6     7     8     9   

 10     11     12     13     14     15     16     17     18     19   

 20     21     22     23     24     25     26     27     28     29   

 30     31     32     33     34     35     36     37     38     39   





 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.