0281  matéria(s) localizada(s) . Exibindo página 11  
18/5/2016
O FUTURO DO MEU FILHO
Acadêmico: Gabriel Chalita

Em artigo publicado no jornal Diário de S.Paulo dia 15 de maio, Gabriel Chalita escreve sobre relações familiares e recomeços.
15/5/2016
UMA NOVA CHAVE
Acadêmico: José de Souza Martins

"Essa diferença pautará o destino do PT agora oposicionista, mas pautará, também, o destino do novo governo e seus aliados. A chave da História pode ter mudado."
9/5/2016
O BRASIL PARA ESTRANGEIROS
Acadêmico: Antonio Penteado Mendonça

"O Brasil está na bacia das almas e corre o risco de descobrir que o fundo do poço é mais embaixo." Artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo.
8/5/2016
CANÇÃO PARA MINHA MÃE
Acadêmico: Gabriel Chalita

“Mãe, na partitura da minha vida, a letra mais iluminada é a sua. Canto a canção da saudade e da gratidão. A canção do amor. O amor que permitiu que eu nele acreditasse".
6/5/2016
UMA ENXADA, A GRATIDÃO DE KAUANY
Acadêmico: Gabriel Chalita

A homenagem da formanda Kauany a seus pais, agricultores do Rio Grande do Norte, é o tema do artigo do acadêmico Gabriel Chalita.
5/5/2016
MOMENTO COMPLICADO
Acadêmico: Antonio Penteado Mendonça

Em artigo publicado no Jornal O Estado de São Paulo, o acadêmico Antonio Penteado de Mendonça comenta sobre a imagem do país e os problemas relacionados aos Jogos Olímpicos no país.
2/5/2016
DILMA, A PRESIDENTE GOLPISTA
Acadêmico: Ives Gandra da Silva Martins

Em artigo publicado no Jornal O Estado de S.Paulo, dia 02 de maio, o Acadêmico Ives Gandra discorre sobre golpe e democracia no Brasil.
1/5/2016
ENTRE JOVENS
Acadêmico: Gabriel Chalita

A curiosidade dos participantes de uma palestra e o desejo de melhorar as coisas, contagiado pela energia dos jovens, é o tema do artigo do acadêmico Gabriel Chalita, publicado no jornal Diário de São Paulo.
27/4/2016
LOUCURA OU SONHO?
Acadêmico: Gabriel Chalita

Nesta semana, comemoramos o aniversário de Monteiro Lobato. Foi ele uma escola de construções de narrativas e personagens. Um louco na arte de desbravar. Seu jeito de fazer do livro um companheiro essencial uniu o talento de escritor e a ousadia do empreendedor
27/4/2016
O TEMPO E O TEMPO
Acadêmico: Gabriel Chalita

Artigo do Acadêmico Gabriel Chalita publicado no jornal Diário de S. Paulo, dia 24 de abril.
27/4/2016
NÃO É TUDO A MESMA COISA
Acadêmico: Antonio Penteado Mendonça

A operação de seguro é pouco conhecida no Brasil. Apesar do setor responder por algo próximo de 6% do PIB, o número de brasileiros que contratam seguros ainda é pequeno. Basta dizer que mais de 18 milhões de imóveis não têm qualquer tipo de seguro e apenas 25% da frota de veículos nacional está segurada para não deixar dúvida a respeito disso.
20/4/2016
ELITE CULTURAL EMPRESTA PRESTÍGIO À TRAPAÇA IDEOLÓGICA DO LULOPETISMO
Acadêmico: Bolívar Lamounier

Inquestionável, isso sim, é que a criação do mito Lula e da ideologia lulopetista deveram-se, em grande parte, à influência de uma parcela das elites culturais como professores e estudantes universitários, escritores e uma parte do clero e da imprensa, coadjuvadas, é claro, pelo outrora rebelde sindicalismo.
20/4/2016
CHEFE DA UTI
Acadêmico: Miguel Reale Junior

Começam, por volta de 10 de maio, os cem dias de Temer, nos quais será desafiado a impor sua autoridade e a indicar as diretrizes de dias mais seguros. Deve-se comemorar o fim de uma era nefasta, mas imensas dificuldades estarão presentes.
20/4/2016
TEMA RECORRENTE
Acadêmico: Antonio Penteado Mendonça

A diferença entre os estragos causados pelos políticos e os danos de origem climática é que, se não existe seguro para os estragos causados pelos políticos, os danos de origem climática podem, em boa parte, ser segurados
20/4/2016
COMEÇAR E TERMINAR
Acadêmico: Gabriel Chalita

Em artigo publicado no jornal Diário de S. Paulo, dia 17 de abril, Gabriel Chalita fala sobre o imediatismo e o tempo necessário para todas as coisas.
19/4/2016
A DESVALORIZAÇÃO DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA
Acadêmico: José Pastore

Em artigo publicado no Jornal O Estado de São Paulo o acadêmico Ives Gandra comenta sobre a perseguição que alguns magistrados fazem à negociação coletiva.
15/4/2016
PEDAÇO DE MIM
Acadêmico: Gabriel Chalita

"Eu disse sobre o milagre da transformação da dor em saudade. E lembrei-me novamente da canção. Da força da imagem da mãe que arruma o quarto do filho que já morreu. A saudade vai ocupando as tais lacunas. E, aos poucos, ela vai colorindo um outro quadro".
15/4/2016
JORNADA DE OTÁRIOS
Acadêmico: Bolívar Lamounier

"É óbvio que a conta não bate, mas, e daí? O conteúdo de tais afirmações é o que menos interessa. A mensagem é apenas um meio. O que ambas - a intelectual e a presidente quiseram dizer foi que a realidade não importa. O discurso pode ser uma mentira escandalosa ou pode se referir a um objeto inexistente, ou imaginário tanto faz."
13/4/2016
GRAMSCI E O PRÉ-SAL-SAL NA CRISE BRASILEIRA
Acadêmico: Luiz Carlos Lisboa

"A origem de muito que nos inquieta e até desespera se mostra então vaga, e como tal sugere mais dúvidas. Que dizer dessa perplexidade quando é o destino de um país e de um povo que está em jogo? "
13/4/2016
CREPÚSCULO DE UMA FARSA
Acadêmico: Bolívar Lamounier

"Em qualquer país onde a democracia e processo eleitoral sejam levados um pouco mais a sério, Dilma teria que admitir na campanha a inexorabilidade de algum ajuste. Se optasse por fazê-lo, certamente iria “tergiversar” um pouco, isso é de sua natureza e em certa medida inevitável em campanhas eleitorais. "
8/4/2016
O HUMOR ESTÁ DERRUBANDO O GOVERNO
Acadêmico: Roberto Duailibi

Em artigo publicado pelo Jornal Folha de São paulo no dia 06 de abril, o acadêmico Roberto Duailibi fala sobre o humor (ou a falta dele) no governo Dilma Roussef.
8/4/2016
CARTA AO PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA, POR BOLÍVAR LAMOUNIER
Acadêmico: Bolívar Lamounier

Valho-me da presente para encarecer a necessidade de uma intervenção urgente e enérgica por parte de Vossa Excelência no sentido de coibir a compra de votos de deputados federais orquestrada e conduzida pelo Sr. Luís Inácio Lula da Silva
31/3/2016
A ADAPTAÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS PARA A TV
Acadêmico: Renata Pallottini

Em artigo para a Revista do SESC, a escritora comenta sobre os desafios da adaptação de textos literários, os desafios do trabalho e as qualidades de um bom adaptador.
30/3/2016
O PODER SE PUTREFAZ
Acadêmico: José Renato Nalini

Artigo publicado no Jornal de Jundiaí em 2011 sobre política, corrupção e a as demandas sociais da população.
30/3/2016
EXCESSO DE LIVROS OU ESCASSEZ DE LEITORES?
Artigo do acadêmico José Pastore, publicado no jornal O Estado de São Paulo em dezembro de 2011
 1     2     3     4     5     6     7     8     9   

 10     11    12   





 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.