0144  matéria(s) localizada(s) . Exibindo página 4  
7/1/2021
A VIAGEM DE ANNA MARIA
Acadêmico: José de Souza Martins

"...Mais de uma vez, Anna Maria me contou episódios de suas viagens de Santos para a fazenda da família no interior de São Paulo, O trem deixou marcas fortes em suas lembranças, os detalhes, as baldeações, as conversas. Como eu, Anna Maria tinha saudade do trem e do que ele significou para a nossa geração."
23/12/2020
ÚLTIMO NATAL
Acadêmico: José de Souza Martins

Para muitos de nós, este será o último Natal de nossas vidas. A pandemia abreviou a vida de muitos. Não só a pandemia o fez, mas também o modo oportunista e irresponsável como vem sendo administradas as condições de enfrentamento de um risco mortal como esse. Como se fosse uma questão militar, em que a vida é apenas subproduto de um cálculo de probabilidade no confronto armado entre inimigos inconciliáveis.
18/12/2020
HUMANIDADE DE RUA
Acadêmico: José de Souza Martins

O coração dos brasileiros que o tem, que são os acostumados a se preocupar com os outros, certamente terá um cuidado adicional com o não pequeno número dos moradores de rua. Os confinados no meio de ninguém, cidadãos de país nenhum, os órfãos de pátria. A Covid-19 agravou e muito nossa miséria humana, a dos pobres de tudo. As vítimas da pandemia de carências, filhas do neoliberalismo econômico excludente.
11/12/2020
CAPITALISMO APÓS A PANDEMIA
Acadêmico: José de Souza Martins

Debates, análises e decisões consistentes sobre o futuro do capitalismo, após a pandemia, estão ocorrendo em diferentes lugares do mundo, especialmente nos países ricos. A fácil e rápida disseminação do vírus invisível alcançou não só as visibilidades do mundo real, mas sobretudo as fragilidades e contradições da economia amplamente exposta às perturbações que se propagam a partir das anomalias disseminadas por ocorrências como a da Covid-19.
5/12/2020
AS ÁGUAS DE NOVEMBRO
Acadêmico: José de Souza Martins

País singular, de história lenta e de consciência política vagarosa, só nas eleições de novembro de 2020 a verdade das eleições de 2018 começou a ficar um pouco mais evidente. Nossa consciência política tende a ser consciência de desilusões e não consciência de possibilidades históricas de mudanças. Exige a revisão periódica de decisões sempre provisórias de um eleitor superficial.
24/11/2020
MILITARES E A QUESTÃO AMBIENTAL
Acadêmico: José de Souza Martins

Um estudo do Conselho da Amazônia sobre a possibilidade do perdimento da propriedade daqueles que fizerem desmatamentos, causando danos ambientais, incomodou o presidente da República. Classificou a proposta como comunista e socialista, coisa que ela não é. Desconhece o assunto. Decretou que a propriedade é sagrada, coisa que nunca foi. A equipe do vice-presidente, o general Hamilton Mourão, está certa e no marco da lei e da tradição.
2/11/2020
OS INOMINÁVEIS
Acadêmico: José de Souza Martins

Desde que uma lei federal de 1997 admitiu a possibilidade de que os candidatos alterem o próprio nome civil para adotar na urna um nome que diga ao eleitor quem são, o lado oculto de muitos políticos veio à luz. Por esse meio, fragilidades da composição do sistema político brasileiro também ficaram visíveis.
25/10/2020
A VACINA DOS SEM-BANHO
Acadêmico: José de Souza Martins

Um dos candidatos a prefeito da cidade de S. Paulo comentou com os jornalistas, após um encontro na Associação Comercial, que a suposição de que os moradores de rua seriam os mais atingidos pela pandemia,não se confirmou.
9/10/2020
A POLÍTICA À FLOR DA PELE
Acadêmico: José de Souza Martins

Dos quase 550 mil candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador na totalidade dos municípios brasileiros, em 2020, 21 mil mudaram a definição da cor de sua pele em relação à que haviam declarado na eleição de 2016. A cor da pele é subjetiva, culturalmente determinada. O critério é peculiar de cada sociedade. Kamala Harris, candidata democrata à vice-presidente nos EUA, é negra, aqui seria branca.
5/10/2020
ÍNDIOS E CABOCLOS NO FOGARÉU
Acadêmico: José de Souza Martins

O discurso do presidente Jair Bolsonaro, na abertura da assembleia das Nações Unidas, no dia 22, foi um discurso revelador do que é, nele, a fabricação do governante na conjuntura política inaugurada no dia 1º de janeiro de 2019.
27/9/2020
RELIGIÃO E A “TEORIA DA BOIADA”
Acadêmico: José de Souza Martins

Não passa um único dia sem que atos do governo e do governante exponham indícios significativos das deformações constitutivas do Estado brasileiro. Até religiões tem tido aí uma função.
18/9/2020
TRABALHO DEGRADANTE NA INFÂNCIA
Acadêmico: José de Souza Martins

Há dias, o presidente da República voltou a defender o trabalho infantil com argumentos simplórios que revelam grave desconhecimento da realidade social do país. Sobretudo do que é, propriamente, infância e adolescência, e maior desconhecimento, ainda, do que a ciência tem a dizer contra aquilo que, nessa questão, ele defende, aprova e recomenda.
17/9/2020
A VOCAÇÃO DE EMPRESÁRIO
Acadêmico: José de Souza Martins

Há um bom número de anos, a revista Veja publicou extensa matéria sobre o destino de cada um dos membros da primeira diretoria da Fiesp, que apareciam juntos numa fotografia institucional. De todos eles, apenas de dois os respectivos grupos econômicos haviam sobrevivido.
31/8/2020
A AMÉRICA E NÓS
Acadêmico: José de Souza Martins

Em dias passados, a Convenção Nacional do Partido Democrata, dos EUA, iluminou o fosso que nossas eleições de 2018 abriram entre o verdadeiro Brasil e o Brasil da cópia. Porque, naquelas eleições, sem sermos informados e advertidos pela Justiça Eleitoral e pelos partidos, nossa falta de imaginação elegeu a mera cópia do presidente americano, Donald Trump. Personagem do que de pior de política tem a América. Seu governo é um dos mais distantes das grandes tradições sociais e democráticas da ...
24/8/2020
O SUSPEITO
Acadêmico: José de Souza Martins

Nos últimos dias, diferentes manifestações de violação de direitos e de violência contra brasileiros desprotegidos, em diferentes lugares, indicam que aqui o Estado vem se tornando, cada vez mais, um Estado mais excludente do que o de todas as excludência que são correntemente denunciadas. Em aparentemente inócuas ações de seus agentes e, supostamente, mas nem sempre, até em nome da lei vai se expondo o perfil de um Estado autoritário e anticidadão porque trata um grande número de pessoas como d ...
31/7/2020
MEDICINA IDEOLÓGICA
Acadêmico: José de Souza Martins

A banalização do conhecimento médico pelos não-médicos e a vulgarização que leigos fazem do uso de medicamentos que conhecem por ouvir dizer, com base num senso comum eivado de distorções anticientíficas, são indícios significativos de nosso atraso cultural e mesmo social e político.
24/7/2020
FLORESTAN E O BRASIL
Acadêmico: José de Souza Martins

O dia 22 de julho, centenário do nascimento de Florestan Fernandes, o maior nome de nossas Ciências Sociais, é ocasião de justas homenagens a um dos grandes e inovadores intérpretes do Brasil.
22/7/2020
O PODER DE QUALQUER UM
Acadêmico: José de Souza Martins

O movimento que se desenrola entre nós em favor da democracia, que se anima com a perda de lealdades opinativas em favor dos que estão no poder, já se deu conta de que o governo resiste.
3/7/2020
DIFERENÇAS SOCIAIS E INJUSTIÇA
Acadêmico: José de Souza Martins

É compreensível e necessário que a sociedade brasileira se preocupe com a injustiça racial que penaliza negros, mas também pardos e brancos em todos os âmbitos de nossa vida social.
29/6/2020
CAPITALISMO INACABADO
Acadêmico: José de Souza Martins

Para compreender os problemas de um capitalismo como o brasileiro é preciso decifrar as limitações da mentalidade que o domina. Um jeito de fazê-lo é conhecer as mentalidades por ele desdenhadas, mas que expõem a lógica do que nele falta.
12/6/2020
O PODER INVISÍVEL
Acadêmico: José de Souza Martins

Faz tempo que um poder invisível tem aqui se ocultado nos bastidores do poder formal e aparente. Esse fantasma sobrevive e manda em todos nós. Está de volta. A cara do poderoso é apenas a máscara do invisível.
7/6/2020
ABOLIÇÃO: UMA OUTRA HISTÓRIA
Acadêmico: José de Souza Martins

A atual atitude em relação à Lei Áurea resultou de um equívoco de interpretação, por não se ter levado em conta a diversidade histórica do escravismo brasileiro.
16/5/2020
ENTRE PARÊNTESES
Acadêmico: José de Souza Martins

Com a difusão da notícia trágica de que o número de mortos, em decorrência da pandemia da covida-19, ultrapassara o marco de dez mil pessoas, a nação começou a reconhecer-se oficialmente de luto.
1/5/2020
SOCIEDADE SEM PALAVRAS
Acadêmico: José de Souza Martins

Um dos efeitos colaterais da disseminação do coronavírus é a falta de palavras e o aparecimento de novas palavras para designar e expressar as situações repentinas e inesperadas de uma sociedade enferma.
3/4/2020
A COBAIA
Acadêmico: José de Souza Martins

As pandemias, como é sabido, provocam desordem social e mudanças sociais sem retorno. Aos sociólogos é possível observar essas consequências do pavor da doença como equivalentes válidos de experimentos científicos, que as Ciências Sociais não podem fazer em laboratório. Involuntariamente e sem o saber, pessoas e grupos sociais agem de modo a desafiar a organização da sociedade, provocando anomia, a supressão das normas sociais, e dando ao processo social uma dinâmica que, com os métodos científ ...
 1     2     3     4    5     6   





 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.