Compartilhe
Tamanho da fonte


A POLÍTICA À FLOR DA PELE
Acadêmico: José de Souza Martins
Dos quase 550 mil candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador na totalidade dos municípios brasileiros, em 2020, 21 mil mudaram a definição da cor de sua pele em relação à que haviam declarado na eleição de 2016. A cor da pele é subjetiva, culturalmente determinada. O critério é peculiar de cada sociedade. Kamala Harris, candidata democrata à vice-presidente nos EUA, é negra, aqui seria branca.

Dos quase 550 mil candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador na totalidade dos municípios brasileiros, em 2020, 21 mil mudaram a definição da cor de sua pele em relação à que haviam declarado na eleição de 2016. A cor da pele é subjetiva, culturalmente determinada. O critério é peculiar de cada sociedade. Kamala Harris, candidata democrata à vice-presidente nos EUA, é negra, aqui seria branca.

Com a política por trás dessas alterações na cor da pele dos candidatos, pode-se supor que há aí oportunismo eleitoral e falta de autenticidade. A “Folha de S. Paulo”, em matéria a respeito, selecionou oito fotografias de políticos que mudaram de cor. Deles, apenas dois são de fato pretos. Um, de Salvador, que era pardo em 2016, é agora preto. Outra, de S. João do Meriti (RJ), que era preta em 2016, ficou parda em 2020. Os outros seis, são branquíssimos. Dois desses brancos ficaram pardos. Dois eram pardos e ficaram brancos. Um era mais que branco e ficou preto. E uma parda ficou preta, embora continue branca.

Dos que se achavam brancos na eleição anterior, 38% se tornaram pretos ou pardos e dos que se declararam pretos ou pardos 31% agora são brancos. Desagregando as categorias, dos brancos, 36% tornaram-se pardos. Dos pardos, 30% tornaram-se brancos, 12% se tornaram pretos. E dos pretos 10% se tornaram pardos.

Pardo não é o mulato. Em abril de 1500, Pero Vaz de Caminho comunicou ao rei de Portugal que era parda a gente da terra descoberta. Assim, na nova nomenclatura da cor dos políticos brasileiros, africanos se tornaram indígenas e indígenas se tornaram africanos, o que é completamente falso porque impossível.

Do total, 40% quiseram branquear-se, tornar-se mais claros. E 48% quiseram ficar mais escuros. O que já foi a ideologia do branqueamento como objetivo político nacional, defronta-se agora com a contraideologia da pretificação dos não pretos. Um fenômeno sociológico do maior interesse. Tudo indica que, aqui, copiar dos americanos sua concepção de raça falsifica nossas identidades “raciais” e entra em conflito com nossa concepção das diferenças que não é de origem, é de cor.

O sociólogo Oracy Nogueira (1917-1996), da Escola de Sociologia e Política e da USP, fez um estudo que se tornou clássico sobre a diferença das concepções raciais lá e cá. Lá, se houver um ancestral negro na ascendência de alguém, por mais branco que seja esse alguém será sempre negro, a cor é de origem. Aqui, a cor é de marca, é apenas a que está à flor da pele, a que pode ser vista e reconhecida. Entre nós, a origem negra tende a se apagar com o branqueamento resultante da mestiçagem.

Eu não descartaria a possibilidade, no entanto, de que a questão racial está se revigorando entre nós e se expressando em novas fontes e em nova ideologia de preconceito.

Aqui, a imensa maioria dos negros não é, provavelmente, negra de origem, como tampouco é branca de origem a maioria que se autodefine como branca ou tem sido assim definida pelo preconceito de resistência da atual onda de racialização da sociedade brasileira. Somos um povo de mestiços. E nem assim majoritariamente mestiços de pretos.

Os negros têm uma situação mais complicada quanto a isso. Até a época da abolição da escravatura, negro era uma classificação que os senhores de escravos davam ao cativo. Negro era sinônimo de escravo. No início, até os índios foram chamados de negros da terra. Os próprios negros não se reconheciam como tais. Antes, definiam-se pela etnia de origem.

O caso dos 21 mil candidatos que mudaram de cor em relação à eleição anterior, é um forte indício de um país cuja população está passando por uma crise de identidade de origem porque está infeliz com sua identidade atual. Não se vê nem se reconhece nela. Especialmente os jovens.

Mas a autodeclaração em vez de dar uma identidade por meio do reconhecimento subjetivo da cor, desidentifica. Uma boa indicação, nesse sentido, é a usurpação da cor parda, original e até hoje a dos índios, pelos negros, que os consideram mulatos, que não são. Um recurso que favorece o negro e prejudica o pardo.

Dos candidatos atuais, 47,8% são brancos, 39,5% são pardos e 10,5% são pretos. No critério do censo de 2010, no total da população, os pretos podem ser 6%, O que indica o engano de que nestas eleições os pretos tem proporcionalmente mais candidatos do que as outras categorias de cor.

É pouco provável que, ao contrário do que se propala, os negros sejam a maioria da população brasileira. Independente, porém, da autodefinição de cor, certamente são mais do que dizem os números. A única certeza que resta é a de que tudo depende do jogo de aparências e da manipulação de impressões que ele possibilita.

Artigo publicado em Eu& Fim de Semana, jornal Valor Econômico, Ano 21, nº 1.035, São Paulo, Sexta-feira, 9 de outubro de 2020, p. 3.



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.