0103  matéria(s) localizada(s) . Exibindo página 3  
31/8/2020
REFORMA TRIBUTÁRIA SEM REFORMA ADMINISTRATIVA?
Acadêmico: José Pastore

Everardo Maciel, uma referência mundial em matéria tributária, costuma dizer: para saber se a carga tributária deve aumentar ou diminuir, é preciso conhecer o montante de gastos que o governo tem pela frente.
28/5/2020
TRABALHO: O QUE VEM PELA FRENTE
Acadêmico: José Pastore

As Medidas Provisórias (MPs) 927 e 936 foram rapidamente publicadas pelo governo e adotadas de pronto por empregados e empregadores.
19/4/2020
O VÍRUS NÃO ESPERA DECISÕES COMPLICADAS
Acadêmico: José Pastore

Qual pequeno empresário dormirá sossegado após fazer acordos que podem ser questionados pelos sindicatos?
9/12/2019
O QUE ESTÁ POR TRÁS DO POPULISMO?
Acadêmico: José Pastore

"Conversar com Delfim Netto é sempre um privilégio. Do alto da sabedoria de quem estuda o dia todo e da experiência de quem praticou o que aprendeu, ele nos brindou com uma primorosa palestra em 27 de novembro passado, na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo."
3/12/2019
O CONTRATO VERDE E AMARELO
Acadêmico: José Pastore

"Redução de despesas do programa supera em muito as concedidas por outros planos, além de ser de uso muito mais simples."
7/10/2019
PARA ONDE FORAM OS EMPREGOS DA CLASSE MÉDIA?
Acadêmico: José Pastore

"Em várias áreas, as tecnologias provocam transformações e redução de empregos"
28/3/2019
CONTROVÉRSIAS SOBRE A MEDIDA PROVISÓRIA 873
Acadêmico: José Pastore

"Mas que fique claro: nem a lei nem a MP 873 extinguiram a contribuição sindical. Elas apenas acabaram com a obrigatoriedade, abrindo o campo para os representados pagarem os sindicatos por eles reconhecidos como úteis e do seu interesse. Nada mais democrático e constitucional."
28/2/2019
O FIM DA JUSTIÇA DO TRABALHO?
Acadêmico: José Pastore

Acabar com ela em nada vai ajudar se as mazelas indicadas migrarem para outro ramo do Poder Judiciário
31/1/2019
SISTEMA S E CAPITAL HUMANO
Acadêmico: José Pastore

"As suas entidades têm sido valorizadas pelas famílias que disputam suas vagas, pelas empresas que reconhecem a qualidade dos egressos e pelos educandos que usufruem mais emprego e menos rotatividade."
4/1/2019
CORTES NO SISTEMA S
Acadêmico: José Pastore

"O ensino profissional é muito mais complexo e caro do que o ensino convencional: demanda profissionais experientes e equipamentos atualizados. A interface entre instrutores e empresários nesse campo tem sido crucial para definir exatamente o que as empresas precisam."
26/12/2018
TRABALHO: AS PROPOSTAS DE BOLSONARO
Acadêmico: José Pastore

"Mas darei, aqui, uma de futurista. Penso que dentro de poucos anos empregados e empregadores acertarão as condições de trabalho de modo direto e pela via das novas tecnologias de comunicação (e-mail, WhatsApp, etc.) ... "
19/12/2018
O MINISTÉRIO DO TRABALHO NÃO DISPÕE DE MECANISMOS PARA INDUZIR INVESTIMENTOS E ELEVAR A PRODUTIVIDADE
Acadêmico: José Pastore

"Com a esperada retomada do crescimento econômico, a nova lei trabalhista ajudará a acomodar as pessoas em trabalhos protegidos sem novas modalidades de contratação flexível: tempo parcial de 26 ou 36 horas por semana, o trabalho a distância, o intermitente, o autônomo etc."
2/11/2018
A PRIMEIRA REFORMA DE BOLSONARO
Acadêmico: José Pastore

"Na proposta de Emenda Constitucional (PEC 287), o vínculo empregatício estável constitui a principal base para o financiamento do sistema previdenciário. Essa modalidade de emprego continuará prevalecendo por muito tempo no Brasil e no mundo."
25/10/2018
NOVA POLÍTICA E NOVO SINDICATO
Acadêmico: José Pastore

"As ricas campanhas mantidas por verbas colossais e realizadas pelos megamarqueteiros deram lugar a informações sintéticas, pessoais e disseminadas pelas tecnologias do mundo digital."
22/10/2018
O FUNCIONALISMO E A REFORMA DO ESTADO
Acadêmico: José Pastore

"Convém lembrar que 55% dos funcionários públicos brasileiros estão no grupo dos 20% mais ricos e 77% estão no grupo dos 40% mais ricos."
4/10/2018
COAÇÃO NÃO CASA COM BOAS RELAÇÕES DO TRABALHO
Acadêmico: José Pastore

"Uma regra básica para as boas relações do trabalho é o respeito à liberdade de empregados e empregador."
27/9/2018
O DESEMPREGO E A REFORMA TRABALHISTA
Acadêmico: José Pastore

"Ah! Que bom seria se esses problemas pudessem ser resolvidos por lei. Se isso fosse possível, não existiriam desemprego e trabalho precário em nenhum país do mundo."
7/9/2018
QUANDO A JUSTIÇA CRIA DESPESAS
Acadêmico: José Pastore

"O que é o débito trabalhista? Toda vez que uma parte recorre de uma sentença judicial, ela fica sujeita a pagar o que deve mais na frente com o valor corrigido pela inflação. Nada mais justo. Afinal, o reclamante não pode ser prejudicado pela decisão do reclamado."
30/8/2018
REMUNERAÇÃO E DESEMPENHO DO JUDICIÁRIO
Acadêmico: José Pastore

"O quadro se agrava quando se leva em conta que os magistrados brasileiros têm 195 dias de folga, entre recesso, férias, feriados, pontes e fins de semana. Eles trabalham 170 dias por ano, enquanto seus colegas europeus trabalham 219 dias."
26/7/2018
O NOVO TRABALHO E A NOVA PREVIDÊNCIA SOCIAL
Acadêmico: José Pastore

"As tecnologias modernas (digitação, robotização, inteligência artificial, impressão 3D, biotecnologia, engenharia genética e outras) aceleram o uso das novas modalidades de trabalho."
31/5/2018
GREVE DOS CAMINHONEIROS: QUEM PAGA?
Acadêmico: José Pastore

"Em uma sociedade livre não é possível obrigar as pessoas a trabalharem contra a sua vontade, mas é inadmissível que venham a colocar em risco a sobrevivência, a saúde e a segurança das pessoas e, impunemente, causar prejuízos irreparáveis às empresas, à economia e à imagem do país."
6/4/2018
COMO SOBREVIVER SEM CONTRIBUIÇÃO SINDICAL OBRIGATÓRIA
Acadêmico: José Pastore

"O montante arrecadado pela contribuição sindical dos sindicatos laborais atingiu a cifra de R$ 1,5 bilhão em 2017. Ao passar para o regime voluntário, estima-se uma redução de 70%, em média", diz Pastore
29/3/2018
A REFORMA TRABALHISTA ESTÁ PEGANDO
Acadêmico: José Pastore

"Por causa dos custos dos honorários de sucumbência para quem perde a ação, reclamantes e reclamados passaram a dar um grande realismo aos seus pleitos e recursos."
2/2/2018
COMO SERÁ O TRABALHO DO FUTURO?
Acadêmico: José Pastore

“O impacto das novas tecnologias sobre o emprego e a renda é um dos temas centrais das discussões do Fórum Econômico Mundial de Davos neste ano. A preocupação é geral. ”
10/1/2018
OS IDOSOS E A REFORMA
Acadêmico: José Pastore

”Os países que elevaram a idade de aposentadoria vêm enfrentando o grave desafio de garantir trabalho para os idosos. Este será também o caso do Brasil se a reforma da Previdência Social fixar a idade mínima em 65 anos.”
 1     2     3    4     5   





 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.