Quem somos
Presidentes
Estatuto
Eglantina
Vídeos
Galerias
Equipe
Os Acadêmicos
Acadêmicos anteriores
Patronos
Artigos
Crônicas
Discursos
Homenagens
Notícias
Poesias
ARTIGOS
093
matéria(s) localizada(s) .
Exibindo página 3
26/12/2018
TRABALHO: AS PROPOSTAS DE BOLSONARO
Acadêmico:
José Pastore
"Mas darei, aqui, uma de futurista. Penso que dentro de poucos anos empregados e empregadores acertarão as condições de trabalho de modo direto e pela via das novas tecnologias de comunicação (e-mail, WhatsApp, etc.) ... "
19/12/2018
O MINISTÉRIO DO TRABALHO NÃO DISPÕE DE MECANISMOS PARA INDUZIR INVESTIMENTOS E ELEVAR A PRODUTIVIDADE
Acadêmico:
José Pastore
"Com a esperada retomada do crescimento econômico, a nova lei trabalhista ajudará a acomodar as pessoas em trabalhos protegidos sem novas modalidades de contratação flexível: tempo parcial de 26 ou 36 horas por semana, o trabalho a distância, o intermitente, o autônomo etc."
2/11/2018
A PRIMEIRA REFORMA DE BOLSONARO
Acadêmico:
José Pastore
"Na proposta de Emenda Constitucional (PEC 287), o vínculo empregatício estável constitui a principal base para o financiamento do sistema previdenciário. Essa modalidade de emprego continuará prevalecendo por muito tempo no Brasil e no mundo."
25/10/2018
NOVA POLÍTICA E NOVO SINDICATO
Acadêmico:
José Pastore
"As ricas campanhas mantidas por verbas colossais e realizadas pelos megamarqueteiros deram lugar a informações sintéticas, pessoais e disseminadas pelas tecnologias do mundo digital."
22/10/2018
O FUNCIONALISMO E A REFORMA DO ESTADO
Acadêmico:
José Pastore
"Convém lembrar que 55% dos funcionários públicos brasileiros estão no grupo dos 20% mais ricos e 77% estão no grupo dos 40% mais ricos."
4/10/2018
COAÇÃO NÃO CASA COM BOAS RELAÇÕES DO TRABALHO
Acadêmico:
José Pastore
"Uma regra básica para as boas relações do trabalho é o respeito à liberdade de empregados e empregador."
27/9/2018
O DESEMPREGO E A REFORMA TRABALHISTA
Acadêmico:
José Pastore
"Ah! Que bom seria se esses problemas pudessem ser resolvidos por lei. Se isso fosse possível, não existiriam desemprego e trabalho precário em nenhum país do mundo."
7/9/2018
QUANDO A JUSTIÇA CRIA DESPESAS
Acadêmico:
José Pastore
"O que é o débito trabalhista? Toda vez que uma parte recorre de uma sentença judicial, ela fica sujeita a pagar o que deve mais na frente com o valor corrigido pela inflação. Nada mais justo. Afinal, o reclamante não pode ser prejudicado pela decisão do reclamado."
30/8/2018
REMUNERAÇÃO E DESEMPENHO DO JUDICIÁRIO
Acadêmico:
José Pastore
"O quadro se agrava quando se leva em conta que os magistrados brasileiros têm 195 dias de folga, entre recesso, férias, feriados, pontes e fins de semana. Eles trabalham 170 dias por ano, enquanto seus colegas europeus trabalham 219 dias."
26/7/2018
O NOVO TRABALHO E A NOVA PREVIDÊNCIA SOCIAL
Acadêmico:
José Pastore
"As tecnologias modernas (digitação, robotização, inteligência artificial, impressão 3D, biotecnologia, engenharia genética e outras) aceleram o uso das novas modalidades de trabalho."
31/5/2018
GREVE DOS CAMINHONEIROS: QUEM PAGA?
Acadêmico:
José Pastore
"Em uma sociedade livre não é possível obrigar as pessoas a trabalharem contra a sua vontade, mas é inadmissível que venham a colocar em risco a sobrevivência, a saúde e a segurança das pessoas e, impunemente, causar prejuízos irreparáveis às empresas, à economia e à imagem do país."
6/4/2018
COMO SOBREVIVER SEM CONTRIBUIÇÃO SINDICAL OBRIGATÓRIA
Acadêmico:
José Pastore
"O montante arrecadado pela contribuição sindical dos sindicatos laborais atingiu a cifra de R$ 1,5 bilhão em 2017. Ao passar para o regime voluntário, estima-se uma redução de 70%, em média", diz Pastore
29/3/2018
A REFORMA TRABALHISTA ESTÁ PEGANDO
Acadêmico:
José Pastore
"Por causa dos custos dos honorários de sucumbência para quem perde a ação, reclamantes e reclamados passaram a dar um grande realismo aos seus pleitos e recursos."
2/2/2018
COMO SERÁ O TRABALHO DO FUTURO?
Acadêmico:
José Pastore
“O impacto das novas tecnologias sobre o emprego e a renda é um dos temas centrais das discussões do Fórum Econômico Mundial de Davos neste ano. A preocupação é geral. ”
10/1/2018
OS IDOSOS E A REFORMA
Acadêmico:
José Pastore
”Os países que elevaram a idade de aposentadoria vêm enfrentando o grave desafio de garantir trabalho para os idosos. Este será também o caso do Brasil se a reforma da Previdência Social fixar a idade mínima em 65 anos.”
14/12/2017
TRABALHO QUALIFICADO: A LIÇÃO DO JAPÃO
Acadêmico:
José Pastore
"Nos anos de 2010-13, quando tivemos forte crescimento do PIB, ficou clara a falta de mão de obra para preencher as vagas existentes nas empresas brasileiras (...)"
16/10/2017
AÇÕES QUE DESTROEM EMPREGOS
Acadêmico:
José Pastore
"Robotização e inteligência artificial entram em praticamente todos os setores da economia moderna. Um deles é o das confecções."
10/10/2017
O RELACIONAMENTO ENTRE ROBÔS E HUMANOS
Acadêmico:
José Pastore
"Ninguém sabe o que vai acontecer no mercado de trabalho do futuro. Sabemos, com razoável precisão, quais empregos serão eliminados, mas, ignoramos os que serão criados."
26/7/2017
TECNOLOGIA E EMPREGO NO COMÉRCIO
Acadêmico:
José Pastore
"A entrada maciça do comércio eletrônico está revolucionando o modo de os consumidores comprarem, provocando o fechamento das lojas tradicionais. "
29/6/2017
REFORMA, PRODUTIVIDADE E EMPREGO
Acadêmico:
José Pastore
"Na atual legislação trabalhista, empregados e empregadores só podem negociar livremente dois direitos: o salário e a participação nos lucros. Ou seja, eles só podem fazer trocas em torno desses direitos. Todos os demais são rígidos e não admitem livre negociação."
17/6/2017
DESAFIOS DA REFORMA TRABALHISTA
Acadêmico:
José Pastore
"O Brasil optou por um modelo trabalhista de altos encargos e baixa remuneração, enquanto os países avançados optaram por um modelo de baixos encargos e alta remuneração."
2/6/2017
O TRABALHO INTERMITENTE
Acadêmico:
José Pastore
"São inúmeras as variações de demanda ao longo do tempo que exigem o trabalho intermitente. Assim ocorre na atividade hoteleira, na construção civil e na agricultura ao longo do ano."
5/5/2017
REFORMA TRABALHISTA E OS SENADORES
Acadêmico:
José Pastore
"Ao aprovar a reforma trabalhista, os deputados reconheceram essa necessidade a abriram, cautelosamente, o sistema atual para dar mais força às partes para decidirem sobre vários direitos."
25/4/2017
O ALCANCE DA REFORMA TRABALHISTA
Acadêmico:
José Pastore
"A aprovação desse projeto de lei trará efeitos benéficos de curto e longo prazos para os brasileiros"
18/4/2017
REFORMA TRABALHISTA: O QUE REPRESENTA PARA O BRASIL?
Acadêmico:
José Pastore
"A espinha dorsal da proposta é a valorização da negociação coletiva. Por meio dela, empregados e empregadores poderão estabelecer proteções de forma diferente do que prega a CLT, sem revogar naquela lei os direitos agora negociáveis"
1
2
3
4
Localizar
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Política de privacidade.