Compartilhe
Tamanho da fonte


LOUCURA OU SONHO?
Acadêmico: Gabriel Chalita
Nesta semana, comemoramos o aniversário de Monteiro Lobato. Foi ele uma escola de construções de narrativas e personagens. Um louco na arte de desbravar. Seu jeito de fazer do livro um companheiro essencial uniu o talento de escritor e a ousadia do empreendedor


Nesta semana, comemoramos o aniversário de Monteiro Lobato. Foi ele uma escola de construções de narrativas e personagens. Um louco na arte de desbravar. Seu jeito de fazer do livro um companheiro essencial uniu o talento de escritor e a ousadia do empreendedor. É dele a frase: "Loucura? Sonho? Tudo é loucura ou sonho no começo. Nada do que o homem fez no mundo teve início de outra maneira - mas tantos sonhos se realizaram que não temos o direito de duvidar de nenhum".

Nesta semana, também, lembramo-nos dos inconfidentes. Foram eles sonhadores ou loucos? Sem uma dose de loucura teriam ficado em casa sem os riscos das mudanças de temperatura - e como elas mudam! Sonhadores? Definitivamente, sim. Sonharam com a liberdade sem nem saber muito bem como era. Não foi assim com o povo escravo do Egito que ousou seguir uma voz e que, ao se deparar com o fim da escravidão, chegou a dela ter saudade? O sonho teria se convertido em pesadelo? Noites difíceis viveram também os inconfidentes. Certamente. Na solidão e na presença de pensamentos duais. Fizemos o correto? Vale a pena perder a vida pela causa da liberdade? Quando vejo discursos vazios de muitos políticos brasileiros, ausências de sinceridade, dissimulações, fico sonhando com outros tempos. Precisamos de loucos e sonhadores. De cavalheiro como o criado por Cervantes. De jovens que habitavam os "Miseráveis", de Victor Hugo. De outros Lobatos. Também esse sofreu as consequências da ousadia, da sinceridade, da coragem.
Os dissimulados estão ganhando terreno. Infelizmente. E aplausos. O que deveria ser vergonha torna-se esperteza. Os homens que fizeram a diferença não foram os espertos. Não. Esses atrapalharam. Ganharam um dinheirinho a mais por entregarem o mestre. O que o mundo, hoje, diz de Judas e o que diz de Jesus? Lobato, o inspirador, optou pelas crianças quando viu como era difícil consertar os adultos: "A mim me salvaram as crianças. De tanto escrever para elas, simplifiquei-me".
Por: Gabriel Chalita (fonte: Diário de S. Paulo) | Data: 22/04/2016.




voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.