Compartilhe
Tamanho da fonte


TURISMO E HISTÓRIA
Acadêmico: José Renato Nalini
Conheça o litoral norte de São Paulo e veja como Deus caprichou para nos oferecer tanta beleza.

Turismo e História

O turismo é uma indústria importante. Pode ajudar a melhorar a situação financeira do Brasil que, segundo dizem, não vai nada bem. Nem poderia, com a cupidez com que os cofres do Erário são assaltados. A maldita fome do ouro é uma característica humana, mas aqui no Brasil ela se tornou epidemia.

O Brasil não sabe usar o patrimônio que a Providência colocou à sua disposição. Imensas as potencialidades de vender aos turistas maravilhas que não existem em qualquer outra parte do planeta. Uma delas: os rastros de Hans Staden, uma lenda que precisaria ser revisitada.

Esse alemão, artilheiro da armada espanhola, naufragou em 1553 no litoral de Bertioga. Foi capturado pelos tupinambás, que eram antropófagos. Conseguiu safar-se, milagrosamente. Voltou à Alemanha e, em 1557, lançou um livro sobre suas aventuras. O primeiro livro a falar do Brasil, que havia sido “descoberto” pelos portugueses havia pouco mais de cinquenta anos.

Hans Staden deve ter ficado apaixonado pelo litoral paulista. Incomparável com qualquer outro. Existem ruínas ainda visíveis em Bertioga, do lado direito do canal que tem de ser atravessado para se chegar à cidade. Quem se propuser a visitá-las ganhará, como recompensa adicional, observar orquídeas e bromélias nativas, cachoeiras, pássaros como tiés-sangue, saíras de sete cores, pica-paus de várias espécies.

O contato com a exuberante flora da Mata Atlântica é experiência inenarrável. É preciso visita-la antes que a especulação acabe com ela. Só tem 7 de sua área original, embora considerada pela Unesco Patrimônio Mundial Natural e Reserva da Biosfera.

Não há litoral mais bonito do que o litoral norte de São Paulo. Só Ubatuba, tem mais de cento e setenta praias. De todos os tipos. Para todos os gostos. O planeta não tem outro litoral tão bem conjugado com montanha e floresta como o nosso. E ainda tem histórias como a de Hans Staden, do Padre Anchieta e de outros personagens hoje infelizmente esquecidos.

Conheça o litoral norte de São Paulo e veja como Deus caprichou para nos oferecer tanta beleza.

Publicado no Diário do Litoral, em 18 01 2024



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.