Compartilhe
Tamanho da fonte


MENOS GLITTER, MAMÃE!
Acadêmico: José Renato Nalini
A substância utilizada em sua fabricação envenena organismos que constituem a base de ecossistemas aquáticos, como as cianobactérias.

Menos glitter, mamãe!

Uma de nossas maiores vulnerabilidades é o mar. Este Brasil com declarados oito mil quilômetros de costa, não tem sabido preservar as águas marinhas. O plástico toma conta de todas as praias. Chega ao mar, infelizmente, depois de percorrer rios e todos os igarapés da Amazônia. Já se encontrou microplástico até no coração humano. Estamos nos matando por ignorância e por toda espécie de abuso antiecológico.

Mas algo que poderia parecer ingênuo, até de certa forma romântico, o uso do glitter, novo apelido que se deu para a purpurina, também é perigoso para a saúde dos mares.

O glitter é aquele brilhinho que as mamães colocam nas crianças para brincarem no Carnaval ou no Halloween. Também fantasias adultas e maquiagem se servem desse produto. Mas seu brilho é falso.

A substância utilizada em sua fabricação envenena organismos que constituem a base de ecossistemas aquáticos, como as cianobactérias. Estas têm papel fundamental para os ciclos biogeoquímicos da água e do solo e interferem na alimentação de outros organismos.

Um estudo da USP – Universidade de São Paulo, publicado na revista “Aquatic Toxicology” mostrou a presença de concentração de partículas de purpurina não degradáveis em duas linhagens de cianobactérias. As doses crescentes de glitter aumentam o biovolume das células de cianobactérias, ocasionando estresse que prejudica a fotossíntese.

A concentração ambiental de glitter influencia negativamente organismos suscetíveis dos ecossistemas aquáticos. Tudo isso pode envenenar ainda mais a natureza e abreviar a permanência da vida sobre este planeta, a cada dia mais ameaçado.

É um estudo científico sério, resultado de pesquisas muito apuradas, algo que não é muito comum no Brasil. É de se lamentar que tais relatórios não cheguem ao comum das pessoas. Às mamães que pretendem deixar seus filhos mais “brilhantes” e não economizam no uso de algo aparentemente inofensivo: o glitter, a purpurina. Cujo efeito, a longo prazo, é tornar ainda mais inóspito o ambiente acolhedor, que nos abrigou durante milênios, porém que estamos destruindo a uma velocidade incrível.

Publicado no jornal Diário do Litoral, em 18 10 2023





voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.