Compartilhe
Tamanho da fonte


CERTA VEZ FOMOS UNIDOS
Acadêmico: José Renato Nalini
Exemplo que deve ser realçado e exposto às novas gerações é a Revolução Constitucionalista de 9 de julho de 1932.

Certa vez fomos unidos


Um Brasil polarizado, em que famílias se dividem por causa da cegueira causada pelo fundamentalismo, pode não acreditar que já houve ocasiões em que o sentimento comum foi capaz de empolgar vasto contingente populacional em torno a uma causa.

Exemplo que deve ser realçado e exposto às novas gerações é a Revolução Constitucionalista de 9 de julho de 1932. Foi a demonstração de que São Paulo se uniu em torno a uma causa capaz de inflamar o coração bandeirante.

A gente de São Paulo não cultuava as pompas do poder, refúgio de áulicos e de ambiciosos junto à Corte e, em seguida, junto ao Governo Federal. Preferia levar sua vida de trabalho e de quase anonimato, embora cultivasse a melhor cultura. Por que a Semana de 22 aconteceu aqui? Não foi por acaso.

Em 1924, São Paulo foi metralhada. Escolheram-na para brigar aqui. A população fugiu. Muita gente morreu. O trauma fez com que essa Revolução fosse esquecida. Já não se fala dela.

Havia um pavor à mera menção ao verbete "Revolução". Pois em 1917 ela acontecera na Rússia. Temia-se o comunismo. Mário de Andrade, numa crônica, dizia que "Comunismo" significava tirar alguma coisa do outro. Algo que ainda habita a consciência de muitos medrosos.

Não mexessem com São Paulo e tudo continuaria bem. Aqui se trabalhava e a política era um recanto não frequentado pelas massas. Só que o ditador Vargas começou a nomear e a destituir interventores alheios aos costumes paulistas. Algo que fez adversários ferrenhos, como o PRP e o Partido Democrático se unirem.

Júlio de Mesquita Filho, num comício promovido pela Liga de Defesa Paulista para comemorar o 25 de janeiro de 1932, proclamava: "A vontade que anima a multidão é aquela mesma vontade que outrora nos levou a dilatar desmedidamente os limites da primitiva Colônia: a resolução de que se acha possuída em nada difere da decisão serena com que séculos a fio palmilhamos o sertão brasileiro, disputando a terra, os tesouros em seu seio escondidos, e conquistando palmo a palmo a floresta, o tereno sobre o qual edificaríamos um dos mais belos monumentos da civilização moderna".

Sim. São Paulo é um belíssimo e invulgar monumento civilizatório. Se tivesse um pouco da união evidenciada em 1932 e seria imbatível. Naquele ano, a população foi exortada a se alistar na Liga Paulista Pró-Constituinte e no MMDC, a sigla formada pela primeira letra do nome dos quatro jovens mártires, assassinados pelo arbítrio em 23 de maio de 1932.

O chamado à ordem era uma verdadeira intimação emocional: "Paulistas! Chegou a hora de enfrentar nossos opressores. Cada paulista de nascimento e de coração tem o dever de tornar-se soldado. Move-te, toma providências já e vem servir com os teus irmãos!".

As mulheres abandonaram a faina doméstica e vieram trabalhar em todas as frentes de apoio. As crianças se motivaram e vibravam com a valentia patriótica. Disseminou-se o amor pela Constituição, algo que nunca foi superado e que, ao desaparecer, permitiu que ela fosse tantas vezes ultrajada.

São Paulo perdeu a luta. Os que haviam prometido aderir a ela nos abandonaram. O editorial de "O Estado de São Paulo" de 4 de outubro de 1932 enfatiza a vitória moral: "O que não se conseguiu hoje será conseguido amanhã. A luta não acabou: vai transformar-se. O sangue que se derramou pela Constituição não se perderá. As vidas que as armas da tirania ceifaram não foram desperdiçadas".

Crianças e jovens de hoje sabem o que se celebra em 9 de julho?

Publicado no Jornal de Jundiaí, em 09 07 2023



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.