Compartilhe
Tamanho da fonte


PARABÉNS, HORTOLÂNDIA
Acadêmico: José Renato Nalini
Hortolândia está fazendo sua parte. O Projeto de Arborização e Paisagismo vai plantar oitenta mil árvores nativas até o ano que vem.

Parabéns, Hortolândia

Sempre fui municipalista. É na cidade que tudo acontece. Nela se nasce, se vive, faz-se valer a sua passagem por este planeta. O Estado e a União parecem ficções. Estão muito longe da rotina cidadã. No município, conhece-se o Prefeito e pode-se falar com ele. Também com os vereadores. Já Governador e Presidente, Deputado estadual, federal e Senador, são entidades em regra distantes.

Essa vocação eminentemente “cidadã” se fortaleceu quando conheci e, de certa forma, convivi com André Franco Montoro. Não o Governador, mas o Professor da PUC-São Paulo. Gostava de repetir: “Ninguém nasce na União ou no Estado. Nasce-se na cidade!”.

Por isso é que acredito nas cidades como espaço adequado para a realização de tudo aquilo de que a Terra necessita. No momento em que se tem consciência de que o maior perigo que já rondou a humanidade é a mudança climática, cada cidade precisa fazer aquilo que é possível para mitigar esse gravíssimo problema.

Hortolândia está fazendo sua parte. O Projeto de Arborização e Paisagismo vai plantar oitenta mil árvores nativas até o ano que vem. Para motivar toda a população a participar dele, a Prefeitura lançou a plataforma de plantio online. Por ela, o munícipe solicita o plantio de uma árvore em um local específico e a equipe da administração se encarrega de realizar o trabalho.

Não fica nisso a proposta. Há compensação de árvores e um plano de doação de mudas. São vinte e duas espécies de mudas de árvores que podem ser plantadas na cidade. Isso já começou há dois anos, sendo que entre 2021 e 2022, quarenta mil novas árvores foram plantadas. A Prefeitura também exige que os novos loteamentos sejam arborizados antes de se iniciar a venda dos lotes.

Outra medida inteligente: quem solicita a remoção de uma árvore, doa vinte e cinco mudas como compensação. Os moradores de Hortolândia estão colaborando e comparecendo espontaneamente ao viveiro, em busca de mudas, orientação de plantio e de adubos. Hortolândia já colhe prêmios: a Arbor Day Foundation, da ONU, a elegeu como uma das 169 cidades do planeta com programas consistentes de ampliação da malha verde. Parabéns, Hortolândia. Que seu exemplo seja seguido!

Publicado no jornal Diário do Litoral
Em 07 08 2023



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.