Compartilhe
Tamanho da fonte


POBRES ADOLESCENTES
Acadêmico: José Renato Nalini
O adolescente é a maior vítima do anacronismo de nossa escola.

Pobres adolescentes

Uma sociedade que não leva a educação a sério vive de algumas ondas de interesse. No tempo do “milagre brasileiro”, pretendeu-se fazer com que todo brasileiro cursasse uma Universidade. Foi uma profusão de cursos, que não deixam de encobrir certa perversidade. Promete-se um futuro radioso e lança-se o bacharel no mercado superado e sem perspectivas.

Depois foi a onda da pré-escola. Desde a mais tenra idade, a criança tem direito a estar num ambiente propício ao desenvolvimento de suas aptidões. Constroem-se creches, atacam-se as filas de espera. Há quem propale que não existe criança sem vaga na pré-escola. E isso é muito bom.

No ensino fundamental, remanesce o problema da alfabetização. Onde as alfabetizadoras formadas pelo Curso Normal, cuja extinção foi um crime? As consultorias vendem projetos aos governos. E assim as coisas vão.

Só que ainda não chegou a hora do adolescente. Ele é a maior vítima do anacronismo de nossa escola. No ensino fundamental, a idade dos alunos ainda autoriza se acredite na manutenção da disciplina interna. Já no Ensino Médio, o adolescente percebe o fosso entre a escola e a vida. E não pactua com o que se escolheu para educá-lo. Desinteressa-se, não consegue manter atenção diante das aulas expositivas, que já não transmitem coisa alguma. Daí a evasão. Salas ociosas e os barzinhos das imediações sempre repletos.

Vive-se um dos mais contundentes ciclos schumpeterianos que a história já registrou. Uma destruição criativa que acaba com funções, profissões e empregos. A revolução no mercado de trabalho reclama aprendizagem contínua, ao longo de toda a vida útil da pessoa. O desenvolvimento de habilidades transferíveis como adaptabilidade, pensamento crítico, criatividade e capacidade de resolução de problemas. O investimento nas competências socioemocionais, nas habilidades negligenciadas pelos currículos totalmente divorciados da vida real.

Aprovou-se uma nova Lei para o Ensino Médio. A alegação de dificuldades superáveis fez com que a promessa fosse para o lixo. Os adolescentes já acreditavam pouco em governo. Têm razão para desacreditar ainda mais. Pobres educandos! Que futuro se lhes reserva?

Publicado no jornal Diário do Litoral
Em 07 06 2023



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.