Compartilhe
Tamanho da fonte


A DEUS, ELIZABETH
Acadêmico: Gabriel Chalita
Queria ter conhecido Elizabeth. Fiquei olhando o seu sorriso e imaginando os sorrisos que ela foi capaz de fazer nascer em sua vida. Sou dos acreditam que não terminamos aqui. Sou dos que sentem Deus nos cotidianos belos que enfeitam os dias e nas tristezas que nos despedem a alegria.

Não conheço os três filhos nem os quatro netos. Gostaria de conhecer. Gostaria de abraçar, abraçando tantas famílias enlutadas pelas despedidas de seus amados em cenários de violência. Uma escola jamais poderia ser um cenário de violência. E foi. E justamente uma escola, Thomazia Montoro, que leva o nome da mãe de Franco Montoro, o governador dos gestos concretos de respeito e afeto aos professores.

O dia de Elizabeth amanheceu. Aposentada do Instituto Adolf Lutz, depois de dedicar décadas de sua vida à ciência, passou em concurso para ser professora, aos 60 anos de idade. O sorriso, compartilhado com os colegas de trabalho, agora era de direito de seus alunos.

As mensagens de incentivo em suas redes sociais, as respostas aos agradecimentos, os depoimentos dos que a conheceram, apresentam a mulher que, aos 71 anos, amanhecia para fazer amanhecer os dias de seus alunos.

Gostava ela de samba. Gostava ela da alegria de cuidar. Gostava ela da vida. Os relatos de violência nas escolas dão prova de que estamos errando na construção dos currículos e no discernimento do que é essencial para formar as pessoas para conviver com outras pessoas. Conviver e respeitar. Conviver e amar.

As escolas são fotografias da sociedade. Famílias que deveriam ser semeadoras de amor oferecem agressão ou abandono. A rua, também. E, também, as ruas construídas virtualmente em que os ódios parecem invencíveis.

Onde foi que erramos? Onde foi que o projeto de humanidade desceu escada abaixo deixando para trás os valores mais bonitos que asseguram felicidade? O amor tem vários filhos, como a ética, o respeito, a compaixão, a fraternidade. Estão todos em prateleiras empoeiradas pelo desuso.

O que leva um adolescente de 13 anos a abraçar o que rouba os abraços, a empunhar o que é capaz de desempunhar a vida, a se armar de armaduras ferinas contra a história de outros e a sua própria história? Ele não é o único. Tristemente, a violência oferece a sua face cotidianamente. Onde está a face da paz?

Elizabeth não entardeceu no dia em que amanheceu. Foi antes. Foi sem despedidas. Foi, despedida pelos erros acumulados de uma sociedade incapaz de formar os seus filhos para serem filhos do viver correto.
Políticas de segurança pública são essenciais, mas não são as solucionadoras dos problemas em suas nascentes. Sou dos que acreditam que nascemos limpos, como água que, miraculosamente, brota e faz fonte. Os acúmulos de sujeiras poluem as águas. Sujamos os nossos filhos desde os inícios. Com o desamor. Com o abandono. Com os exemplos incorretos. Com a injustiça que, desde cedo, traça uma régua separadora dos que terão e dos que não terão oportunidades.

Elizabeth defendia a ciência e a docência. A ciência nos leva a observar os países que venceram as chagas da violência. O que fizeram? E a docência a compreender que, se não cuidarmos melhor dos nossos professores, dos meus irmãos de ofício, teremos novas vítimas de um perverso sistema que nos mobiliza em tragédia e que, depois, nos mói na capacidade de ação.

Queria ter conhecido Elizabeth. Fiquei olhando o seu sorriso e imaginando os sorrisos que ela foi capaz de fazer nascer em sua vida. Sou dos acreditam que não terminamos aqui. Sou dos que sentem Deus nos cotidianos belos que enfeitam os dias e nas tristezas que nos despedem a alegria.

E, como professor, como professador da fé, inclusive nos filhos de Deus, sei que Elizabeth prossegue sorrindo, nos mistérios que não somos capazes de compreender.

Aos filhos, netos e amigos de Elizabeth, o conforto está em dialogar o choro da saudade com a gratidão de uma presença que presenteou o mundo com uma vida dedicada ao amor.



Publicado no site do jornal O Dia, 02 de abril de 2023.



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.