Compartilhe
Tamanho da fonte


COMECE POR APRENDER MANDARIM
Acadêmico: José Renato Nalini
Aproximemo-nos da China. Só temos a ganhar. Um bom começo é aprender mandarim, que logo mais se tornará um idioma universal, como tentou ser um dia o quase desaparecido esperanto.

Comece por aprender mandarim

Assisto a incontidos receios de quem se apavore com a ideia de que a China dominará o Brasil. Ela é excelente compradora de 70 da nossa soja. Mas aí terminariam as nossas relações com os chineses.

É muita ignorância. Como é que um país complexo, cuja identidade está em construção, resultante de mescla de povos e de interesses distintos, pode se propor o banimento de uma civilização de mais de três mil anos?

O Brasil ganharia bastante se aprendesse com a China. É o país de Confúcio, que nasceu no ano 551 antes de Cristo e que já pregava: “não façais aos outros o que não quereis que vos façam”. Um povo que cultiva o seu passado, que continua a realizar cerimônias surgidas na Idade do Bronze. Culto consciente e racional pelos mais idosos, algo que aqui necessita de lei com ameaças de sanções. No livro “História da China: o retrato de uma civilização e seu povo”, do historiador inglês Michael Wood, a analogia é interessante: equivaleria aos gregos de hoje cultuando os deuses do Olimpo enquanto são também reféns dos smartphones.

Na China originou-se a teoria do “Mandato do Céu”, ideia de que o governante é um ser ungido pela divindade. Muito depois é que o Ocidente formulou a concepção do “direito divino do monarca”.

Os chineses sempre foram receptivos ao contato e convívio com outros povos. Manteve conexões diplomáticas e culturais com inúmeros países, servindo-se da Rota da Seda. Foi terreno fértil ao desenvolvimento do budismo, do islã e até do cristianismo. Tem tradição na mobilização popular, apego à educação continuada, mania de perfeccionismo. Por isso conseguem fazer melhor aquilo que outros se orgulham de fazer bem.

Quem aprendeu a admirar o comportamento chinês pela leitura das obras de Pearl S. Buck, que esteve muito em moda no Brasil há algumas décadas, sabe que a aproximação China-Brasil só viria aprimorar os hábitos tupiniquins, recentemente comprometidos por grosseria, superficialidade e primitivismo.

Aproximemo-nos da China. Só temos a ganhar. Um bom começo é aprender mandarim, que logo mais se tornará um idioma universal, como tentou ser um dia o quase desaparecido esperanto.

Publicado no jornal Diário do Litoral
Em 12 03 2023



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.