Compartilhe
Tamanho da fonte


REPROVADOS EM ECOLOGIA
Acadêmico: José Renato Nalini
O sucesso da balança comercial compensará as lamentáveis consequências a serem suportadas por inocentes, vítimas dos que só pensam no lucro imediato e fácil?

Reprovados em ecologia

Os humanos se vangloriam de sua condição de seres racionais. Há controvérsias. Principalmente se considerarmos o que eles estão fazendo com a natureza. Não é de hoje que a ciência alerta os detratores do ambiente. Quando se pensa que o livro "Primavera Silenciosa" foi publicado há quase cinquenta anos, pode-se perguntar? Se tivéssemos de ser avaliados quanto ao aprendizado essencial à sobrevivência da aventura humana sobre este planeta, quantos de nós alcançaríamos média para a aprovação?

Como escreveu Al Gore, o ativista que foi Vice-Presidente dos Estados Unidos no prefácio ao livro "O Futuro Roubado", de Theo Colborn e outros, "Primavera Silenciosa" foi um chamado urgente, uma advertência eloquente sobre os perigos representados pelos agrotóxicos sintéticos. Além de descrever a forma como os agentes químicos persistentes estavam contaminando a natureza, Carson documentou de que maneira esses agentes químicos estavam se acumulando em nossos corpos. Desde então, estudos feitos com o leite materno e o tecido gorduroso de seres humanos confirmaram a medida da exposição que sofremos".

Em 1996, três respeitados cientistas, Theo Colborn, Dianne Dumanoski e John Peterson Myers escreveram "O Futuro Roubado", fruto de suas pesquisas sobre o envenenamento do planeta. Vozes isoladas sustentaram a hipótese de que os agentes químicos causadores de câncer eram hidrocarbonetos poliaromáticos, ou PAHs (polyaromatic hydrocarbons), uma classe de agentes químicos encontrados em derivados de petróleo ou gerados a partir da queima incompleta de qualquer material que contenha carbono, desde gasolina até churrascos preparados numa grelha doméstica.

O Brasil está muito abaixo da média em pesquisas científicas. Nossos cérebros são atraídos por países que levam a sério o estudo consistente, aquele do qual resultará algo que impacte positivamente a humanidade. Aqui, a única multiplicação que existe é a de escolas de direito que entregam diplomas de bacharéis a muitas vítimas de verdadeiro estelionato: pouco aletramento, quase analfabetos funcionais, vão continuar em seus afazeres, podendo adornar suas salas de visita com o cartucho devidamente enquadrado.

Nos Estados Unidos, Colborn e outros cientistas, a partir de estudos sobre seres humanos que investigavam os efeitos da exposição a agentes químicos sintéticos tinham se preocupado mais com detectar câncer em adultos que haviam sofrido exposição. Apenas uns poucos estudos haviam procurado possíveis efeitos nos filhos destes indivíduos. Mas apurou-se que havia evidências suficientes para comprovar de que o nível de contaminação da mãe afetava o desenvolvimento de seu bebê. Eram crianças que nasciam mais cedo, pesavam menos e tinham cabeças menores do que os filhos de mulheres não expostas a agentes químicos.

O sucesso do agronegócio fez com que o Brasil liberasse agrotóxicos proibidos nos países em que surgiram. O espaço conferido à política profissional e paroquial é incomparavelmente maior do que aquele destinado a assuntos sérios. Por isso é que a aceitação de veneno, pago a peso de ouro, destinado a favorecer o plantio e generosa colheita de grãos para alimentar gado alheio, não despertou a indignação dos pouquíssimos amigos do ambiente.

O fragílimo estudo das ciências duras, da biologia, principalmente, não motivou os brasileiros a se indagarem das consequências dessa temeridade perigosa em relação aos hormônios dos brasileiros. Em "O Futuro Roubado", os autores lembram que "os hormônios, cujo nome vem de uma palavra grega que significa 'incentivar a seguir em frente', são produzidos e lançados na corrente sanguínea por uma série de órgãos conhecidos como glândulas endócrinas, que incluem os testículos, os ovários, o pâncreas, as glândulas supra-renais, a tireoide, a paratireoide e o tálamo. A tireoide, por exemplo, produz mensageiros químicos que ativam o metabolismo global do corpo, estimulando os tecidos a produzir mais calor. Além de óvulos, os ovários femininos liberam estrógenos - hormônios femininos que circulam na corrente sanguínea até o útero, onde dão a ordem para o crescimento do tecido que forra o útero, antecipando uma possível gravidez".

Alguém no Brasil está preocupado com o que os agrotóxicos de reconhecida nocividade causarão aos hormônios dos brasileiros? O sucesso da balança comercial compensará as lamentáveis consequências a serem suportadas por inocentes, vítimas dos que só pensam no lucro imediato e fácil? Penso que nossa geração foi reprovada em ecologia. Mas o castigo virá para as gerações que a sucederem.

Publicado no Blog do Fausto Macedo/Estadão/Opinião
Em 30 01 2023



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.