Compartilhe
Tamanho da fonte


A PÁTRIA EM PERIGO
Acadêmico: José de Souza Martins
O patrimônio da memória brasileira e da identidade brasileira, bens culturais da nação, obras de arte, objetos históricos, móveis e instalações foram mutilados e mesmo destruídos. Um relógio, trazido por Dom João, em 1808, foi destroçado.

O tumulto insurrecional da turba bolsonarista, de 8 de janeiro, não se explica por si mesmo, como ação de baderneiros, pura e simplesmente. Há por trás dela uma trama sabida, mais do que óbvia, que vem sendo tecida desde muito antes das eleições de 2018.

O tumulto tem, também, motivações subjetivas de categoria social com mentalidade identificável e causas sociologicamente explicáveis,.

À primeira vista os terroristas, inclusive os de aluguel, foram e tem sido manipulados e tem estado disponíveis para a baderna por meio da ação de agentes de visibilidade notória em decorrência de fatores de classe social. São os da baixa classe média raivosa, que vem acumulando frustrações sociais, manipuladas para se expressarem como frustrações políticas e ódio ideológico.

De um lado, em decorrência das crescentes limitações da possibilidade de ascensão social num cenário de crise, de incerteza e de medo, de desemprego intermitente e reemprego cada vez mais demorado.

Cenário que se reflete nas dificuldades de sobrevivência de pequenas e médias empresas de comércio e de serviços. Uma grande crise de capitalismo sem destino próprio, cujos empresários expressam essa marginalidade econômica e sem autonomia. Politicamente administrado, como se viu no governo que acabou, com base em teoria imprópria, estranha à realidade e às limitações da economia do país.

Um capitalismo de cópia malfeita, que não veio acompanhada da bula sobre os efeitos colaterais e a medicação apropriada para resolver e superar os problemas do desencontro entre o teórico e o real.

Paralelamente ao real fantasioso de um poder prepotente que governa contra o que a sociedade é e em nome do que não é nem pode ser. Uma outra sociedade brasileira, legítima e verdadeira, dos que ficaram à margem da História, vem se desenvolvendo, lenta e sofridamente, ao longo dos séculos.

Povos indígenas, pretos de diferentes etnias, mestiços dos vários encontros raciais e étnicos e até mestiços de brancos com brancos, que nos fazem o que somos, mulheres de diferentes idades e condições sociais, operários e trabalhadores rurais e mesmo filhos da diversificação de identidades que surgiram com a originalidade própria da modernidade, ganharam perfil e identidade.

Todos esses seres humanos historicamente marginalizados tornaram-se visíveis ao abrigo da cultura alternativa e da sociedade alternativa que nela se expressa, durante a ditadura militar e sua repressão em nome de uma identidade brasileira de quartel, sem passado nem futuro.

Os movimentos sociais deram-lhe vitalidade social, mas também política. Tiveram o discernimento de agruparem-se sobretudo num novo e diferente partido, o dos Trabalhadores. E, afinal, elegeram e reelegeram um operário como presidente da República. Os grupos e categorias sociais com mais discernimento, como empresários, intelectuais, artistas, religiosos de diferentes confissões deram-lhe a mediação das conexões de sentido, as de um projeto pluralista e democrático de nação.

E, agora, numa reação explícita e politicamente construtiva contra as estreitezas e intolerâncias do legado ditatorial, reagruparam-se numa Frente Democrática e elegeram o operário, novamente, presidente da República. A composição do governo expõe de modo apoteótico a pluralidade dos democraticamente simples e da gestão pluralista do destino do povo.

A epopeia cívica do dia 1º de janeiro mostrou ao mundo a cara de um novo Brasil, o verdadeiro, de uma nova concepção de poder, de uma nova e civilizada concepção de desenvolvimento econômico com desenvolvimento social.

A baixa classe média raivosa que no dia 8 invadiu os recintos dos poderes do Estado democrático, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, moveu-se, perambulou, depredou em nome da ignorância. Aquilo foi o doloroso retrato do que é o poder invisível legado pela ditadura e mantido na ingenuidade de uma tolerância imprudente dos que se omitiram em nome da democracia.

O patrimônio da memória brasileira e da identidade brasileira, bens culturais da nação, obras de arte, objetos históricos, móveis e instalações foram mutilados e mesmo destruídos. Um relógio, trazido por Dom João, em 1808, foi destroçado.

As imagens permitiram testemunhar ao vivo e em cores cada gesto, cada ato da ignorância metamorfoseada em retorno de um poder, o poder bolsonarista, o outro lado do espetáculo de barbárie da reunião ministerial de 22 de abril de 2020.

A baderna insana que a nação viu é crime conexo com os crimes contra a pátria sintetizados na mentalidade exposta naquela reunião e no conjunto de atos antissociais que marcaram o governo recém-encerrado. Mais uma vez a pátria está em perigo.




Publicado em Eu& Fim de Semana, jornal Valor Econômico, Ano 23, nº 1.141, São Paulo, Sexta-feira, 13 de janeiro de 2023, p. 4.



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.