Compartilhe
Tamanho da fonte


IMPORTA É FAZER
Acadêmico: José Renato Nalini
O que precisa ser feito é encarar a falibilidade da educação de forma honesta e corajosa.

Importa é fazer

A deficiência da educação brasileira é notória. As crianças, enfileiradas, são submetidas a verdadeiro adestramento. Obrigadas a decorar informações que hoje são obtidas num clique desses mobiles que todos têm. Insiste-se na capacidade de memorização e descura-se do que é mais importante: desenvolver as competências socioemocionais.

No século 21, diploma já não reveste o valor que um dia teve. Interessa mais é a capacidade de se adaptar ao inesperado, a empatia, o talento para a comunicação, o respeito à diferença. A vontade indômita de aprender cada vez mais e de mudar de área, se for preciso.

O que era ruim, ficou muito pior com a pandemia. Embora o Brasil tenha mais de trezentos milhões de bugigangas eletrônicas – smartphones, celulares, notebooks, tablets e computadores pessoais – o que significa que há brasileiros com vários desses aparelhos, nem todas as crianças dispunham de ao menos um. Nem eram familiarizadas com o acesso à internet. E há zonas de escuridão digital, onde não chegam os sinais.

Tudo somado, resulta que foram mais de dois anos perdidos. Irrecuperáveis, na verdade. Só com imenso esforço e empenho é que haverá retomada do aprendizado. Pense-se que a aprovação automática levou para o quarto ano alunos ainda não alfabetizados. A falta de alfabetização no tempo certo é que explica o crescente número de analfabetos funcionais. Não conseguem reproduzir com outras palavras o que leram. Não entendem exatamente o que leem. Não sabem escrever. O pior, é que vão conseguindo diplomas. Todos conhecemos pessoas assim.

O que precisa ser feito é encarar a falibilidade da educação de forma honesta e corajosa. O município é uma entidade da federação brasileira. Tem obrigação de propiciar educação de qualidade aos munícipes. Educação que existe para permitir o desenvolvimento de todas as potencialidades humanas, para capacitar a ser cidadão e a qualificar para o trabalho.

Uma cidade que tenha como objetivo uma educação de qualidade precisa coordenar uma ação coletiva que envolva dos educadores, as famílias, as mestras aposentadas – verdadeiras heroínas e excelentes alfabetizadoras – a mídia, as entidades, as Igrejas. Todos unidos para fazer com que essas crianças não tenham comprometido o seu futuro, por falta de um apuro no aprendizado. Não se espere apenas do governo. Este é servidor da população. A comunidade tem de exigir do governante uma responsabilidade consequencialista. Obrigação dele, não favor. Mas o protagonismo deve ser individual. De todos e de cada um. Sem isso, parcela considerável do futuro estará inevitavelmente perdido.

Publicado no Jornal de Araraquara
Em 06 01 2023



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.