Compartilhe
Tamanho da fonte


ECONOMIA NÃO É TUDO
Acadêmico: José Renato Nalini
O verbo que o Brasil deveria conjugar nos próximos anos é o verbo ‘compartilhar’. Compartilhar é um valor que transforma o mundo.

Economia não é tudo

A proximidade de um novo governo deixa as pessoas ouriçadas. O mercado quer saber quem será o ministro da Economia. Haverá mudanças radicais na condução das finanças do Estado? Meras declarações informais impactam as bolsas e o câmbio.

No entanto, mais importante do que a economia é o bem-estar das pessoas. Somente espíritos iluminados é que conseguem desvendar essa verdade tão singela. Um deles é o do economista Amartya Sen, prestes a completar 90 anos e que em 1998 recebeu o Nobel de Economia por focar o aspecto humano de tal ciência. Errática, assim como costumam ser as ciências sociais. Aquelas imunes a avaliações laboratoriais.


Escreveu um livro de memórias: “Uma Casa no Mundo” e sustenta que, mais importante do que a economia, é o que está acontecendo no mundo. Defende a democracia, pois sem ela não “poderíamos ouvir uns aos outros”. A ausência de democracia impõe silêncio. Isso sim, seria um fracasso radical da vida humana. Secundária a questão do fracasso econômico.

Para ele, o Brasil é um país de muito sucesso em vários aspectos. Só que o aparente sucesso econômico não afasta o pavor de muitas pessoas que não têm meios dignos de boa subsistência. Perseguir justiça social é fazer com que todos os habitantes de um país possam se desenvolver como seres humanos potencialmente capazes de atingir a plenitude, em todos os sentidos. É claro que aí entra a questão econômica. Não há como ser feliz e realizado, se não se tem o que comer.

O verbo que o Brasil deveria conjugar nos próximos anos é o verbo ‘compartilhar’. Compartilhar é um valor que transforma o mundo, que muda a história para os mais vulneráveis. Fazer alguma coisa, um pelo outro, dignifica ambas as existências: a de quem oferece e a de quem recebe.

Há muitas formas de compartilhar. Não é necessário focar exclusivamente o aspecto financeiro. Compartilhar conhecimento é, talvez, mais importante para um Brasil de iletrados, de analfabetos em sentido estrito e de analfabetos funcionais. Sem falar no analfabetismo ambiental e no analfabetismo digital, que nos condenam a permanecer a anos-luz das nações realmente desenvolvidas.

Publicado no jornal Jundiaí Agora
Em 29 12 2022



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.