Compartilhe
Tamanho da fonte


VOCÊ NÃO VOTA E RECLAMA?
Acadêmico: José Renato Nalini
Quantos milhões de brasileiros se abstiveram de votar?

Você não vota e reclama?

Quantos milhões de brasileiros se abstiveram de votar?

Ao contrário dos Estados Unidos, onde o voto é facultativo, aqui no Brasil ele é obrigatório. Ainda assim, há quem deixe de exercer esse dever/direito. Para quem se omitiu propositadamente, inadmissível possa vir a reclamar de políticas públicas com as quais não concorda. Quem não participa também não deve opinar. Aspectos atitudinais – não participar, voluntariamente, do pleito – têm consequências.

É claro que a abstenção pode resultar de outras causas. A miséria. Alguém que está procurando restos de alimentação para almoçar, não considera o voto um gênero de primeira necessidade. Talvez a maior parte dos trinta e três milhões de brasileiros que passam fome não tenham tido condições de exercer essa partícula de cidadania que lhes restou.

Houve resistência ao fornecimento de condução, que facilitaria a locomoção do eleitor até o local da votação. Houve necessidade de intervenção judicial. O Judiciário é chamado e não pode deixar de atender à demanda de quem vê obstáculos na fruição de direitos fundamentais. E isso nem era necessário. Existe lei garantindo transporte gratuito no dia da eleição desde 1964, graças ao grande brasileiro que foi Etelvino Lins.

O Brasil ostenta uma chaga vertendo vergonha que é o número de analfabetos: mais de sete milhões. Entre estes, a abstenção atinge 52. Já na faixa dos pós-graduados, deixaram de votar cerca de 12. O letramento implica ou não em maior participação na vida pública?

Os Partidos Políticos, que chegam a quase quarenta e cujo número tende a crescer, diante dos pedidos de criação de novas legendas ainda em curso, deveriam utilizar boa parte dos recursos que o povo sofrido assegura a eles, para uma verdadeira educação política. Existem os “Institutos”, cuja finalidade não poderia ser outra. Desconheço o que têm feito para contribuir na formação de um eleitor crítico, lúcido, capaz de enxergar a situação em sua complexidade.

Ainda defendo que uma nação que já tem trezentos milhões de mobiles, ou sejam – celulares, smartphones, tablets, nobetooks e computadores pessoais – realize eleições pela internet. O dinheiro gasto com a logística tradicional pode ser aplicado no aprimoramento de sistemas de controle. Hoje, não há quem não saiba se utilizar desses aparelhos e deixe de participar das redes sociais. Por que não facilitar a vida do cidadão?

Publicado no jornal Diário de Suzano, em 17 11 2022



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.