Compartilhe
Tamanho da fonte


TODOS PODEM AJUDAR O MUNDO
Acadêmico: José Renato Nalini
É bom pensar o que cada um de nós pode fazer para perfilhar ao lado do bem. Que, por coincidência, é o lado da sobrevivência.

Todos podem ajudar o mundo

Em tempos de mais um encontro da liderança mundial para cuidar do assunto mais grave de nossos tempos, o aquecimento global, é bom pensar o que cada um de nós pode fazer para perfilhar ao lado do bem. Que, por coincidência, é o lado da sobrevivência.

Plantar árvores. Todos podem recolher sementes, fazê-las germinar, transplantá-las para repor ao menos alguns exemplares do trilhão de árvores de que o mundo inteiro carece. Um bilhão delas é o de que o Brasil necessita.

Mas também é possível assumir o compromisso de alertar os insensíveis. Estes abundam como pandemia. Persistem no negacionismo, na visão equivocada de que agricultura e preservação ambiental são ideias antagônicas.

O mundo precisa acordar para a catástrofe inevitável se não se converter. Quem tem juízo tem, igualmente, a obrigação de tirar a venda dos olhos do semelhante que não consegue enxergar o quão séria é a crise.

Um bom exemplo é o da Natura, que montou ecossistema de startups que testam produtos, soluções e serviços incrementais, importando em aperfeiçoamento ou melhoria ou disruptivos, aqueles saltos ou pulos em inovações. Incentiva-se a juventude engenhosa e criativa a apontar soluções salvíficas do meio ambiente. Dentre as iniciativas, destaca-se o programa de logística reversa com a startup WasteBank, que fornece plataforma para conectar recicladores, sucateiros, pontos de coleta e consumidores.

Muitas outras ideias podem estar na mente sensível de educandos que não se conformam com a rotina das escolas, onde se adestra o estudante a decorar, quando não é mais necessário guardar na memória aquilo que a internet viabiliza encontrar em um segundo, de forma atualizada, colorida e musical.

O mundo mudou e, infelizmente, o Estado brasileiro continua a perpetuar práticas antiquadas, ultrapassadas e nefastas. Só que o verdadeiro titular do poder é o povo. É o que diz a Constituição da República. Basta levar a sério a vontade do constituinte de 1988 e assumir liderança do processo de aggiornamento. O Brasil merece caminhar simultaneamente com o mundo civilizado.

Publicado no jornal Diário do Litoral
Em 01 12 2022



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.