Compartilhe
Tamanho da fonte


ESCAPAMENTO CANCERÍGENO
Acadêmico: José Renato Nalini
O que se está fazendo para reduzir o trânsito em todas as cidades?

Escapamento cancerígeno

Temos todos noção de que o planeta está poluído e já não é o habitat saudável que a humanidade encontrou quando aqui teve início o que ainda se chama “civilização”. Assustamo-nos com a rapidez na destruição das florestas, com a sujeira das águas, mas nem sempre nos lembramos de que a atmosfera também está enferma, diante de nossa irresponsabilidade.

Mas a ciência colabora para nos alertar. Equipe internacional de pesquisadores identificou a poluição do ar como causadora de câncer de pulmão em pessoas que nunca puseram um cigarro na boca.

Descobriram os cientistas que as partículas finas no ar poluído causam inflamação nos pulmões e isso ativa genes de câncer preexistentes que, sem elas, permaneceriam adormecidas.

Esse trabalho foi realizado no Instituto Francis Crick em Londres e foi financiado pelo Cancer Research UK, com divulgação no Congresso da Sociedade Europeia de Oncologia Médica em Paris, no dia 10 de setembro. Assim, a campanha contra o fumo ganhou adeptos, diante da advertência da medicina: cigarro dá câncer nos pulmões. Mas a poluição do ar também causa tumores.

Os cientistas apuraram que mais de trezentas mil mortes por câncer de pulmão a cada ano, em todo o planeta, sejam causadas por partículas poluentes muito finas, com diâmetro inferior a 2,5 mícrons, conhecidas como MP2,5, material particulado. São emitidas pelo escapamento de veículos e por queima de combustíveis fósseis. Mais um motivo para se deixar de usar o petróleo e o carvão, ambos venenosos, embora largamente empregados no mundo inteiro, para propiciar mobilidade aos humanos.

O triste é que as células com mutações causadoras do câncer se acumulam naturalmente, à medida em que se envelhece. Mas permaneceriam inativas, não fora a poluição do ar, que as desperta, incentiva-as a crescer e a formar tumores.

Os cientistas também já haviam conseguido demonstrar que dois importantes carcinógenos ambientais – a fumaça do tabaco e a luz ultravioleta – danificam o DNA e criam mutações geradoras de tumores. Mas ainda não tinham provado que a poluição dos escapamentos fosse propagadora desse mal que continua a ceifar vidas, em pleno século 21.

O que se está fazendo para reduzir o trânsito em todas as cidades?

Publicado no jornal Diário do Litoral
Em 07 10 2022



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.