Compartilhe
Tamanho da fonte


AMAZÔNIA, TERRA SEM LEI. E QUANDO O BANDIDO FOI ELEITO?
Acadêmico: José Renato Nalini
Grilagem de terras, ocupação criminosa de terras públicas, genocídio indígena, garimpo ilegal. Acontece de tudo naquela terra sem lei.

Amazônia, terra sem lei. E quando o bandido foi eleito?

A Amazônia está perdendo sua cobertura vegetal, sua biodiversidade, o imenso e valioso patrimônio que – mesmo antes de ser inteiramente conhecido – é impunemente destruído. Grilagem de terras, ocupação criminosa de terras públicas, genocídio indígena, garimpo ilegal. Acontece de tudo naquela terra sem lei.

O heroísmo da Polícia Federal é insuficiente para refrear a cupidez dos gananciosos que não hesitam em matar, se for necessário, para locupletar-se. Por amostragem, algo se faz, como ocorreu com a investigação que apurou um esquema de pagamento de propina por delinquentes que garimpam ouro e que compraram autoridades de Jutaí, uma cidade que dista 750 quilômetros de Manaus.

Ali, o suspeito-mor é o próprio prefeito do município, além de seus secretários. Com a irmã dele, apreendeu-se ouro e dinheiro. O “alcaide” já havia sido preso no final de 2021, por transportar ouro fruto de extração ilegal. Além do garimpo delitivo, a quadrilha é uma bem-organizada empresa criminosa que se dedica a uma rede nefasta de crimes: corrupção ativa e passiva, crimes ambientais, sem considerar aqueles que resultam da condição de prefeito eleito pela população para defender seus interesses.

Publicado no jornal Jundiaí Agora/Opinião
Em 23 08 2022



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.