Compartilhe
Tamanho da fonte


VIOLA QUEBRADA
Acadêmico: José de Souza Martins
A música caipira foi criação dos padres jesuítas de São Paulo e difundida nos aldeamentos indígenas, já no século XVI, situados nos arredores da vila de Piratininga. Mistura concepções culturais dos índios do tronco linguístico tupi com o catolicismo europeu.

Não só a viola de conhecido cantor sertanejo quebrou nestes últimos dias em consequência de bravatas antidemocráticas e de ameaças explícitas contra as instituições. Faz novo sentido a bela composição de Ary Kerner e do modernista Mário de Andrade “Viola quebrada”. Um clássico da música brasileira, que nasceu num momento em que a música caipira era usurpada e transformada em música sertaneja, separada de suas raízes sociais e históricas. Como agora, em que o país vem sendo separado de si mesmo, de suas origens brasileiras e de suas possibilidades históricas.

Muita coisa vem quebrando em consequência de deliberadas ações no âmbito do governo e fora dele para fragilizar nossa democracia e viabilizar uma ditadura pessoal e violadora dos direitos políticos dos cidadãos brasileiros. Uma usurpação do que não pertence nem aos conspiradores nem aos seus bajuladores.

O que aconteceu com o fazendeiro e cantor de música sertaneja é simbólico e significativo. Revela o poder das contradições sociais e dos desacertos pessoais. O cantor, ao conclamar uma ação violenta contra o STF, sofreu o que Edgar Morin define como efeito bumerangue de ações envolvendo a massa. É inútil chorar arrependimento agora. O bolsonarismo, e o presidente em particular, abocanha personalidades disponíveis, civis e militares, mastiga-as e depois as cospe, como nesta cuspida.

As revelações deste caso são as da história oculta da hoje chamada música sertaneja que não é de fato música de raiz. É uma história de larga usurpação da cultura dos desvalidos, que são as principais personagens da história do Brasil. Começou lá trás como uma história de pilhagens culturais. Transformou-se, mas, na origem, é música identitária do homem simples, o homem do trabalho. À medida em que dela se apossaram os que são homens do trabalho alheio, foi deixando de ser o que historicamente era.

A música caipira foi criação dos padres jesuítas de São Paulo e difundida nos aldeamentos indígenas, já no século XVI, situados nos arredores da vila de Piratininga. Mistura concepções culturais dos índios do tronco linguístico tupi com o catolicismo europeu.

Um documento desse consórcio é a dança de Santa Cruz, criação jesuítica, ainda há poucos anos cantada e dançada na Aldeia de Carapicuíba. Dela há uma bela gravação cantada pelo Coral da USP e pela cantora Carmem Costa.

É a conversão da dança indígena do cururu (sapo, em tupi; cruz em sotaque nheengatu) em dança da Santa Cruz. O que o antropólogo Bronislaw Malinowsky define como “fator comum na mudança cultural”: introdução na cultura do dominado da cultura do dominador.

No século XIX já era música de escravos mulatos fugidos que, nos anúncios de jornais eram identificados como violeiros, um defeito de caráter. Ainda, portanto, música dos desvalidos de uma sociedade escravista.

Quando, no fim do escravismo e começo da república se pôs o problema de uma identidade nacional brasileira alternativa para a identidade de uma república sem povo e sem história própria, como seria a nossa, resultante do golpe militar de 15 de novembro de 1889 (até a primeira bandeira era cópia verde-amarela da bandeira americana), a música caipira emergiu como símbolo de nossa identidade.

Em 1887, um violeiro fluminense, Pedro Vaz, homem simples, primo do poeta Fagundes Varela, é apresentado, pelo também poeta Ezequiel Freire, no palco de um teatro da cidade de São Paulo. Ele tocava modinhas, lundus e cateretês, estes de dança indígena ritual. A viola e a música caipira eram reinterpretadas como instrumento e expressão de uma identidade brasileira, popular, rústica, mestiça.

Nos anos 1920, Cornélio Pires, inspirado na musicalidade caipira, inventou a música sertaneja. Sua ”Moda do bonde camarão”, de 1929, alusiva aos bondes comprados nos EUA, usados, recolhe da cultura caipira a ironia desconstrutiva, a crítica conservadora à modernidade postiça de um capitalismo de alguns, imposto à maioria.

Com a ditadura militar de 1964 e a expansão da fronteira econômica, à base de incentivos fiscais para ocupação territorial expropriadora, violenta e rentista, de amplos territórios de indígenas e de camponeses, surge uma classe social de arrivistas ricos em busca de uma cultura de afirmação identitária autoindulgente de donos do Brasil. Gente apreciadora e promotora de música sertaneja.

A usurpação cultural da música sertaneja é o último episódio de uma ampla expropriação das populações pobres do campo e sua redução a excluídos completos de sem-pátria.

A queda política recente do cantor sertanejo foi a queda de quem se tornou também personagem dos episódios que no último meio século mostram que a voracidade de terra pelo capital é também voracidade de poder. Mas a queda indica-lhe os limites da política: o que quer derrubar cai antes.


Artigo publicado em Eu& Fim de Semana, jornal Valor Econômico, Ano 22, nº 1.079, São Paulo, Sexta-feira, 27 de agosto de 2021, p. 5.



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.