Compartilhe
Tamanho da fonte


VASO SANITÁRIO NÃO É LIXO
Acadêmico: José Renato Nalini
"Incrível como em pleno século 21, as pessoas não tenham educação e continuem a se servir dos vasos sanitários para descartar tudo aquilo que deveria ter um endereçamento diferente."

O saneamento básico no Brasil é outra promessa descumprida. Grande investimento, longo prazo, não interessa para quem só pensa em eleição. Estamos atrasados em relação ao restante do planeta. É uma degradação lastimável. Quarto ou quinto mundo. Sem qualquer pretensão a chegar ao ranking da preocupação que não é apenas ecológica. É com a saúde, com a qualidade de vida, com a dignidade da pessoa humana, propalado supraprincípio fundante da Carta Cidadã.

Um exemplo é o lançamento de esgoto in natura no mar e nos rios. Os emissários eram uma grande saída há cinquenta anos. Hoje estão defasados. No Rio de Janeiro, em 300 km de costa, só há dois emissários: Ipanema e Barra da Tijuca. Segundo os especialistas, deveria existir um emissário a cada dez quilômetros.

O pior é que o esgoto arremessado ao mar lança também resíduos de lixo que os usuários lançam nas latrinas, como se estas fossem latas de lixo. Infinito o rol de objetos jogados às privadas: cotonetes, modess, camisinhas, calcinhas, embalagens as mais diversas. As grades que retêm as coisas maiores não conseguem segurar tudo aquilo que vai parar no mar e forma um tapete de sujeira.

Incrível como em pleno século 21, as pessoas não tenham educação e continuem a se servir dos vasos sanitários para descartar tudo aquilo que deveria ter um endereçamento diferente. Com isso, as águas das praias vão se tornando impróprias para o banho. A balneabilidade é sofrível. Com riscos enormes para a saúde de banhistas e de todas as pessoas que frequentam o litoral.

Como pretender que nossa costa litorânea chame pessoas do Primeiro Mundo se o que temos a oferecer é sujeira, violência, falta de educação, miséria e feiúra?

Povo mal educado não sabe votar, não sabe cobrar, não sabe fiscalizar e não sabe que poderia mudar a realidade se resolvesse assumir responsabilidades e agir como cidadão, tomar conta do ambiente e do Brasil, que está à deriva.

Mesmo que você não queira participar desse processo de faxina no seu país, ao menos comece por não fazer de seu vaso sanitário uma lixeira. Ele existe para recolher urina e fezes, não lixo e tudo aquilo de que você se livra, na sociedade burra que torna tudo descartável. Até as pessoas!



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.