Compartilhe
Tamanho da fonte


VOCÊ ESTÁ PRONTO?
Acadêmico: José Renato Nalini
A propulsão elétrica, a conectividade e a inteligência artificial já possibilitaram a produção de veículos mais flexíveis, ambientalmente sustentáveis e integráveis à infraestrutura de energia elétrica.

Nem todos estão preparados para o novo mundo de conectividade e mobilidade sem limites. Mas existe quem se preparou e está prestes a oferecer à sociedade os veículos mais compatíveis com a exigência contemporânea de observância da sustentabilidade. Pois a ameaça do aquecimento global é ainda a maior causa de angústia para a humanidade.
A propulsão elétrica, a conectividade e a inteligência artificial já possibilitaram a produção de veículos mais flexíveis, ambientalmente sustentáveis e integráveis à infraestrutura de energia elétrica. São os “smart cars”, já perfeitamente adaptados às exigências da internet das coisas IoT, na sigla em inglês.
As cidades inteligentes hospedarão pioneiramente essa realidade. Prova de que a humanidade, ao contrário do que possa parecer, também está se tornando mais inteligente. Principalmente as novas gerações, não terão o fetiche do carro próprio. Em 2030, segundo a consultoria McKinsey apurou em 2016, a propriedade do veículo perderá relevância. O “car-sharing”, partilha do mesmo carro, o “car-pooling”, já vão responder por 30% do crescimento das receitas do set or e estimulará a venda de veículos para propósitos específicos.
É claro que ainda há barreiras a serem venci-das. Dentre elas, as de ordem econômico- regulatória e técnica, sobretudo quanto à cibersegurança e interface apropriada. A transformação da cultura de uso é um processo que ocorrerá gradualmente. Mas as gerações contemporâneas têm facilidade em se adaptar ao mundo novo, que as nossas apregoaram sempre, mas que não chegaram por nossa incúria, negligência ou timidez.
Os modelos de negócio precisam ser mais abertos, habilitando a participação de outras empresas e mais voltados para o usuário final. Os consumidores, além de proprietários e motoristas, farão parte de novas comunidades de compartilhamento de veículos.
Cuida-se de transformação da indústria automobilística em ecossistema de mobilidade conectada, autônoma e compartilhada, que prenuncia novo e fascinante cenário para os que gostam de mobilidade. As ideias deste artigo são de Marcos de Carvalho Marques e Flávia L. Consoni, do Instituto de Geociências da Unicamp, uma das melhores universidades do mundo.



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.