Compartilhe
Tamanho da fonte


REVOLUÇÃO ALIMENTAR
Acadêmico: José Renato Nalini
"A chefe Janaína Rueda, uma das dez melhores do Brasil, é ex-aluna da Escola Estadual Maria José, no Bixiga, Capital. Sentiu-se motivada a devolver à comunidade algo que recebeu de sua experiência de vida e de sua garra e vontade de vencer."

O Projeto “Cozinheiros da Educação” que a Secretaria da Educação realiza no Estado de São Paulo é apaixonante para quem se aproxima dele. Os alunos da rede estadual paulista passarão a contar com alimentação mais saudável, a partir da reformulação do cardápio servido diariamente, com o reforço do uso de produtos in natura.


A chefe Janaína Rueda, uma das dez melhores do Brasil, é ex-aluna da Escola Estadual Maria José, no Bixiga, Capital. Sentiu-se motivada a devolver à comunidade algo que recebeu de sua experiência de vida e de sua garra e vontade de vencer. Ela elaborou dez novas receitas, pôs a mão na massa e treinou cozinheiras para um preparo compatível com a ideia de dar um salto qualitativo à alimentação escolar.


Os dez novos pratos, com alimentação mais rica, equilibrada e saudável, são saborosos. Contêm mais fibras, mais vitaminas e minerais, ômega 3, cálcio, magnésio, fósforo e vitamina D, mais sabor e cores. Em compensação, terão menos sódio, gordura e açúcar. Pense-se em comer arroz integral com lentilha, ovos mexidos e salada de beterraba, ou feijoada com salada de couve, macarrão com moela, peixada, carne moída com feijão, estrogonofe, macarrão com sardinha, cuscuz de frango, cuscuz de sardinha e picadinho à brasileira. Que tal?


A região central da Capital já está com esse menu. Desde setembro, 210 escolas contam com esse projeto efetivamente implementado. Em fevereiro de 2017, mais 584 escolas. Em abril, mais 517, em agosto mais 292, em outubro de 2017 mais 365. Em outubro de 2018, todas as escolas estaduais hoje em número de 5.427, terão alimentação à base dessa nova estratégia. Sem prejuízo de avanços com a introdução de mais alimentos in natura e adoção de sugestões do alunado, inclusive com o aproveitamento de produtos típicos regionais.


Não é fácil administrar uma estrutura que fornece 2 milhões de almoços por dia! Mas com a participação da comunidade, o Estado continuará a aprimorar a educação pública, a fim de realmente mudar o futuro das crianças e alavancar o porvir do Brasil.




voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.