Compartilhe
Tamanho da fonte


TODOS PELA EDUCAÇÃO
Acadêmico: José Renato Nalini
"Já existem passos importantes que a sociedade civil ofereceu à causa. Um deles é o movimento “Todos pela Educação”, fundado em 2006, cuja missão é contribuir para que até 2022, ano do bicentenário da Independência, o País garanta Educação Básica de qualidade para todas as crianças e jovens."

Venho repetindo, qual mantra, que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família, em colaboração com a sociedade. O apelo destinado àqueles que ainda não participam desse projeto de Nação é para que se conscientizem de que sem educação o Brasil não se desenvolverá. Educação consistente, bem planejada e melhor executada.


Já existem passos importantes que a sociedade civil ofereceu à causa. Um deles é o movimento “Todos pela Educação”, fundado em 2006, cuja missão é contribuir para que até 2022, ano do bicentenário da Independência, o País garanta Educação Básica de qualidade para todas as crianças e jovens. Congrega pessoas de bem e de boa-fé. Apartidário, plural, despertou o interesse daqueles que podem e sabem fazer a diferença.


Produz conhecimento, fomenta e mobiliza. Desenvolve três áreas que funcionam de maneira interligada e complementar, baseada em cinco metas, cinco bandeiras e cinco atitudes. Mencionemos brevemente o conteúdo das cinco atitudes, das cinco metas e das cinco bandeiras.


As cinco atitudes são: 1) valorizar os professores, a aprendizagem e o conhecimento; 2) promover as habilidades importantes para a vida e para a escola; 3) colocar a educação escolar no dia a dia; 4) apoiar o projeto de vida e o protagonismo dos alunos; 5) ampliar o repertório cultural e esportivo das crianças e jovens.


As cinco bandeiras: a) melhoria da formação e carreira do professor; 2) definição dos direitos de aprendizagem; 3) uso pedagógico das avaliações; 4) ampliação da oferta de Educação Integral; 5) aperfeiçoamento da governança e gestão.
E as cinco metas: 1) toda criança e jovem de 4 a 17 anos deve estar na escola; 2) toda criança tem de estar plenamente alfabetizada até os 8 anos; 3) todo aluno precisa estar com aprendizado adequado ao seu ano; 4) todo jovem de 19 anos tem de estar com o Ensino Médio concluído; 5) investimento em Educação ampliado e bem gerido.


O importante do “Todos Pela Educação” é que todos, sem exceção, podem colaborar com essa verdadeira cruzada que, bem-sucedida, mudará o destino das crianças e, ao obter esse resultado, mudará os destinos da Nação. O Brasil precisa do trabalho, do esforço, do sacrifício e, principalmente, do carinho de todos.



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.