Compartilhe
Tamanho da fonte


LÂMPADA MÁGICA AO ALCANCE DE TODOS
Acadêmico: José Renato Nalini
"O importante é que na rota de construção de um Brasil mais rico e mais integrado ao mundo civilizado, o inglês é um companheiro inseparável das novas gerações"

Todos conhecem a estória de Aladim e sua lâmpada mágica, a atender desejos que estão na inconsciência coletiva de todos os tempos. Há inúmeras versões dessa fábula que nos transporta à concretização de sonhos utópicos ou considerados impossíveis. Mas é bom lembrar que nem sempre tais anseios estão efetivamente distanciados da realidade. Existem algumas “lâmpadas mágicas” acessíveis, disponíveis e ao alcance de quem tiver vontade de realizar projetos aparentemente difíceis.

Uma delas é o aprendizado do inglês. Pesquisas mundiais mostram que a proficiência em inglês significa 57% mais possibilidade daquele bom emprego, disputado por muitos e alcançado por poucos. Na Índia, os cursos de inglês atingem grupos de um milhão de pessoas! Para o brasileiro que está a estudar, nos três níveis de ensino, a questão de escala é muito séria. Aproximamo-nos de 50 milhões de estudantes. A Secretaria Estadual de Educação paulista está empenhada em disponibilizar o inglês para toda a sua rede, inclusive para os profissionais de ensino, pois há uma profusão de métodos exitosos para facilitar o ensino e o aprendizado da língua de Shakespeare. Mas também o idioma de Faulner, de Whitman, de Poe, de Bob Dylan, do Sting, da Madonna, de Elton John e outros stars bem conhecidos pela juventude brasileira.

Cumpre investir em escala, multiplicando as fórmulas de aprendizado, inclusive com a intensificação do uso do EAD Ensino à Distância. Favorecer a divulgação do idioma através de projeção de filmes, concursos de redação, de poesia e de música, intensificar a conversação, e também coibir o “stop and go”, ou seja, o começa e para, tão comum para quem inicia um percurso rumo ao domínio de outra língua. O importante é que na rota de construção de um Brasil mais rico e mais integrado ao mundo civilizado, o inglês é um companheiro inseparável das novas gerações. É a chave que abre o mundo a esplêndidas oportunidades de um futuro prazeroso. É nossa “lâmpada de Aladim” movida a entusiasmo, esforço e vontade firme.



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.