Compartilhe
Tamanho da fonte


UMA ENXADA, A GRATIDÃO DE KAUANY
Acadêmico: Gabriel Chalita
A homenagem da formanda Kauany a seus pais, agricultores do Rio Grande do Norte, é o tema do artigo do acadêmico Gabriel Chalita.



Era uma formatura na cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte. Há uma tradição dos formandos descerem uma escada. Festa esperada. Celebração merecida. Roupas bonitas. Kauany Sousa quis homenagear os pais, agricultores simples. Desceu as escadas com uma enxada nas mãos. Os pais foram ao seu encontro e choraram juntos. Nison e Creuza moram na Zona Rural e têm outros três filhos. Kauany é a primeira a se formar. Emocionada, ela disse: "Foi uma forma de demonstrar meu carinho, meu amor, minha gratidão por tudo que eles fizeram por mim. Mesmo eu tendo nascido em uma casa de taipa, sem energia, sem nada, eles sempre me deram o cuidado, o carinho, a atenção".
Há algo nobre na homenagem e nos dizeres. O reconhecimento. O respeito às origens. É bonito ver a simplicidade e a correção de valores dos pais. Se faltou muita coisa, não faltou o essencial. Souberam educar. Sabem educar. Da terra, buscaram o sustento. Na terra, aprenderam a tirar as ervas daninhas para ver a plantação crescendo bonita. Bonita é a visão de Kauany. Tem ela o sonho de cuidar dos pais, de retribuir o que eles fizeram, de continuar a estudar e a acreditar que todo mundo pode construir a própria história.
Tenho conhecido histórias semelhantes. Filhos que conseguem o que os pais não conseguiram. Era difícil, há até não muito tempo, filhos de famílias sem condições financeiras chegarem à faculdade. Hoje, é mais comum. E isso é muito bom. Já me emocionei em muitas formaturas, nas quais tive a honra de ser homenageado, ao ver os depoimentos que confessavam: "Na minha família, sou o primeiro a ter um diploma". Há muitos, entretanto, que partem de casa e tentam esquecer as origens. O que é triste. E há os que, como Kauany, levantam a enxada com orgulho do que viveram, do lar onde nasceram, dos afetos que nutriram esperanças e que os trouxeram até ali. Precisamos de mais histórias de gente correta que nos inspirem a prosseguir. Parabéns, Kauany!

Por: Gabriel Chalita (fonte: Diário de S. Paulo) | Data: 06/05/2016.




voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.