cadeira nº 4
JOSÉ DE ANCHIETA
Fundador: Joaquim José de Carvalho

Nasceu na ilha de Tenerife (S. Cristóvão da Laguna) (Espanha), a 19 de março de 1534, filho de João de Anchieta, espanhol, e D. Mancia Diaz de Clavijo y Slarena. Educou-se na Universidade de Coimbra para a qual ingressou aos 14 anos, e inscreveu-se na Companhia de Jesus, sempre considerado por suas virtudes e o caráter impoluto. Gravemente enfermo, contraiu deformação na espinha dorsal. julgaram os médicos que seria conveniente mandá-lo ao Brasil, para onde veio, a 8 de maio de 1553, com 19 anos de idade, chegando à cidade da Bahia, a 13 de julho.

Designado a prestar serviços na Capitania de São Vicente, aí chegou a 24 de dezembro, após um naufrágio nos baixos dos Abrolhos. Daí se deslocou para Piratininga, onde, com o padre Manoel de Paiva, fundou o terceiro colégio a 25 de janeiro de 1554 - dia consagrado a São Paulo. Escreveu, então, a gramática da língua tupi e compôs hinos e cânticos piedosos e redigiu diálogos, mistérios e autos por ele ensaiados, a fim de serem representados em São Vicente. Tornou-se verdadeiro apóstolo, mereceu a estima e o respeito de todos e exerceu o ministério das missões, durante trinta e sete anos.

Compôs o poema em louvor da Virgem, escrito em latim, na areia da praia, e mais tarde trasladado para o papel, graças à sua admirável memória. Foi glorificado pela História e beatificado pela Igreja.


Faleceu na aldeia de Reritigbá (Benevento), a 9 de junho de 1597, sendo o seu corpo conduzido em ataúde, para a cidade do Espírito Santo, onde foi inumado. Mais tarde, em 1611, foram os seus restos mortais trasladados para a Bahia e depositados em túmulo mais digno dele.

Imagem:
Por Desconhecido [Public domain], undefined




voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.