Compartilhe
Tamanho da fonte



31/3/2016
JUCA DE OLIVEIRA FALA SOBRE A ÉPOCA DA CENSURA NO GRANDES ATORES
Acadêmico: Juca de Oliveira
Confira relato do acadêmico Juca de Oliveira sobre sua trajetória, a escolha profissional e a carreira de ator no período da ditadura.

Nascido em São Roque, interior de São Paulo, o ator Juca de Oliveira contou sua trajetória no programa Grandes Atores.

Entre as memórias, a descoberta da vocação artística graças ao conselho de um amigo. "Um companheiro meu, lituano, me aconselhou a fazer um teste vocacional, já que eu estava confuso. Perguntei: Não paga nada? Então eu vou!. Fui fazer o teste e, para meu espanto, dizia que eu não deveria fazer nem engenharia nem medicina, que tinha que seguir a advocacia e entrar para o teatro." Ainda sobre o dom, Juca complementa: "Eu tinha indubitavelmente vocação. Vocação é vontade e eu tinha vontade de fazer."

A época da censura também é lembrada pelo ator, que, ao lado do amigo e parceiro de profissão Gianfrancesco Guarnieri, passou por maus bocados até chegar à televisão. "O teatro social que nós fazíamos estava literalmente proibido. Não era possível fazer uma peça porque tinha que enviar antes para a censura. Então, a única forma de existência profissional era a TV. Fomos chamados para a Tupi. Ou você ia para a televisão ou morria de fome".

A resistência do pai quanto à escolha profissional também faz parte do baú de recordações do veterano. "Quando entrei para faculdade de direito, meu pai, um chofer de táxi, ficou apaixonado por isso. Contou para todos os amigos. Um dia, esse filho revela que está deixando a faculdade pelo teatro. Ele ficou furioso e disse que vergonha. Anos depois, saindo do teatro, vi meu pai na porta. Aquilo era o inicio de uma reconciliação maravilhosa". Sobre a profissão, Juca resume: "Ser ator é viver duas vezes! Olha que maravilha."






voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.