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17/12/2024 PODCAST 'NO RITMO DA VIDA' #71 FUTURO DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO Acadêmico: Antonio Penteado Mendonça A depender meramente da produção interna, o Agro brasileiro tem perspectivas ótimas diante de si, com possibilidade de crescimento. Mas como isso é informado ao consumidor e aos concorrentes, por exemplo? Antônio Penteado Mendonça conversa sobre isso com João Sampaio, grande conhecedor do setor e ex-secretário na prefeitura de São Paulo, entre 2007 e 2011.
"Esse é um desafio com o qual a gente ainda não soube lidar. A política de comunicação do mercado brasileiro tinha de ser política de Estado e, infelizmente, o que a gente vê é divisão", indica o convidado sobre como resolver o problema do Marketing do Agronegócio. Para Sampaio, há líderes que apoiam o setor, mas, ao mesmo tempo, outros que o consideram como vilão. Ao citar a questão ambiental, o especialista admite que houve erros na interação com a expansão e exploração do Agronegócio no Brasil e que era necessário corrigi-los. "No Centro-Sul isso já foi feito; no Estado de São Paulo tem regeneração maior que desflorestamento de florestas porque todo mundo entendeu que isso precisava ser feito", conta. O ex-secretário considera que o atual e principal erro com relação a difusão de informações contraditórias sobre o Agro brasileiro é a titularidade. "Se você não sabe de quem é a terra, não sabe a quem punir. E aí vem uma ideologia sobre titular a terra... a gente precisa fazer; é defender o que é do Brasil, não de um produtor só. Assim podemos regularizar a questão do desmatamento", opina Sampaio. "No Mundo, não tem mais jeito: a gente tem de mostrar a origem da soja, milho, dos animais... da produção à gôndola; em casa queremos consumir algo que sabemos a procedência", completa. https://www.estadao.com.br/brasil/estadao-podcasts/podcast-no-ritmo-da-vida-71-futuro-do-agronegocio-brasileiro/?srsltid=AfmBOoomkf15TUGr2zMe2HxHSyieY3-pGqj60Ghzc2kRp_Xq3yVkJKEc Acesse o link: https://www.estadao.com.br/eldorado/podcasts/no-ritmo-da-vida/ voltar |
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