Compartilhe
Tamanho da fonte



21/7/2024
VÍDEO – CLUBE DE LEITURA DA APL, "QUANDO A ALMA VIAJA"
Clube de Leitura da APL, com o livro "Quando a alma viaja", de Eliete de Fátima Guarnieri, realizado no último dia 23 de maio, com a presença da autora. Mediação: Mafra Carbonieri.



QUANDO A ALMA VIAJA, de Eliete de Fátima Guarnieri

Parafraseando Cecília Meireles em seu poema Motivo, Eliete de Fátima Guarnieri não canta, mas conta porque o instante existe. Seus contos são pedaços de vida, instantes que pinçados se tornam algo mais impactante e significante.
Com o poder da concisão, tão buscado por todos os contadores de história que escolhem o mundo dos contos, Eliete nos convida a experienciar histórias. Sem perceber, somos transportados por essa magnífica contadora de causos para um outro tempo, outro espaço, em que nossa própria vida fica pausada, a respiração chega a parar, em suspense, enquanto aguardamos o desfecho de cada pedaço de vida que nos é apresentado.
São 13 contos, pequenos, rápidos de ler, quem imaginaria que poucas palavras distribuídas em poucas páginas poderiam ser tão impactantes?
Que seguiríamos pensando nas pessoas que perdemos talvez não pelas ruas de Veneza nem ouvindo Charles Aznavour, mas que certamente estão em uma fotografia perdida em algum lugar das nossas coisas?
Em dias de chuva, com dança ou sem traições, situações bizarras, escolhas que não se mostram as melhores? Assimetrias que não eram tão ruins assim? Encontros e despedidas? Erros e acertos? Em situações tão peculiares e ao mesmo tempo tão comuns que parecem possíveis de acontecer com qualquer um e com ninguém?
Histórias tão tristes e tão belas. Como um concerto para piano, uma composição sensível e tocante, que se inicia com um conto nostálgico e termina com outro tipo de nostalgia.
São contos que fazem realmente a alma viajar em muitos sentidos, que nos aproximam das pessoas ali retratadas e de outras versões de nós mesmos, aquelas que teriam feito escolhas diferentes, parecidas com aquelas da pianista, da bailarina, da moça que queria ficar mais bela.
Quem conta um conto, aumenta um ponto. Não Eliete, que domina como ninguém a arte de dizer apenas o necessário, de mostrar e encobrir e deixar o resto para a imaginação do leitor.
Depois de sentirmos nosso estômago gritar, convido todos a deixar sua alma viajar pelas próximas páginas. Será uma viagem só de ida. Mas vale cada segundo.

Carolina Nabarro Munhoz Rossi



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.