Compartilhe
Tamanho da fonte



15/4/2024
SESSÃO DE AUTÓGRAFOS DA NOVA EDIÇÃO DO LIVRO "AOS MEUS AMIGOS"
Maria Adelaide Amaral recebe acadêmicos, amigos e leitores na sessão de autógrafos no último dia 13 de abril.

No último dia 13 de abril de 2024, a acadêmica Maria Adelaide Amaral recebeu na Livraria Martins Fontes Paulista acadêmicos, amigos e leitores na sessão de autógrafos da nova edição do livro "AOS MEUS AMIGOS", romance lançado originalmente em 1992, que agora conta com uma carta da autora aos leitores e prefácio de Mauricio Stycer.

SINOPSE DA OBRA
Aos meus amigos é um retrato da geração que viveu as décadas de 1970 e 1980 e, no início dos anos 1990, deparou com a frustração dos ideais cultivados na juventude, o avanço da aids, a queda do Muro de Berlim e a disputa feroz na primeira eleição pós-redemocratização.

Na trama, a trágica circunstância do suicídio de Leo mobiliza a reaproximação de sua antiga turma — Lena, Lúcia, Bia, Beny, Raquel, Caio, Adonis, Pedro, Pingo, Ivan e Tito —, além de Flora, a ex-esposa, e do próprio Leo, presente nas memórias evocadas pelos outros. Em um período de quase vinte e quatro horas, entre velório, enterro e deslocamentos às casas de Leo, onde alguns esperam encontrar um manuscrito deixado por ele, e de Lúcia, onde os amigos se reúnem após o funeral para beber, dançar e “exorcizar” o sofrimento daquele dia, conhecemos o passado do grupo, suas dores e alegrias, seus fracassos e desilusões. Nesse reencontro, predominam rancores, divergências (sobretudo políticas), mas também um imenso e profundo afeto que se sobrepõe às diferenças.

Em 2008, o romance foi transformado na minissérie "Queridos amigos", transmitida pela Rede Globo.


SOBRE MARIA ADELAIDE AMARAL -
Nasceu em 1942 na vila de Alfena, região metropolitana do Porto, em Portugal, e mudou-se aos 12 anos para São Paulo, onde mora desde então. Formou-se em Jornalismo e é autora de mais de vinte peças teatrais, dos romances Luísa (publicado pela Instante em 2023), Aos meus amigos, O bruxo e Estrela nua, e de diversos outros livros. Trabalhou na TV Globo por 32 anos, onde foi autora de minisséries e novelas de grande sucesso. Com uma obra rica e extensa e dezenas de prêmios, é membro da Academia Paulista de Letras desde 2019.







voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.