Compartilhe
Tamanho da fonte



6/6/2024
2° ENCONTRO DA SÉRIE "CHÁ COM A ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS - 2024", COM MICHEL TEMER E MARY DEL PRIORE
06 de junho de 2024, às 15h, na Fundaçao Maria Luisa e Oscar Americano. No encontro, eles falarão sobre o tema: "Um encontro com a História'

Em 06 de junho de 2024, às 15h, na Fundaçao Maria Luisa e Oscar Americano.

Aquira seu ingresso: https://www.sympla.com.br/evento/cha-com-a-apl-michel-temer-e-mary-del-priore/2336138?referrer=www.fundacaooscaramericano.org.br

Michel Temer e Mary del Priore fazem uma reflexão sobre o tema "Um encontro com a História", na sede da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano.

MICHEL TEMER nasceu em Tietê (SP), em 1940. Caçula de oito irmãos, sua família imigrou de Betabura, região de El Koura, no norte do Líbano, em 1925. Formado pela Faculdade de Direito da USP, possui o título de Doutor em Direito pela PUC de São Paulo. Autor dos livros Constituição e Política, Territórios Federais nas Constituições Brasileiras e Seus Direitos na Constituinte e Elementos do Direito Constitucional, este último já em sua 20ª edição, com 200 mil exemplares vendidos, é considerado um dos maiores constitucionalistas do País. Em 2012, recebeu o título Doutor Honoris Causa do Instituto de Direito Público (IDP) e da Universidade Fundação Instituto de Ensino para Osasco (Unifieo), por sua atuação no campo jurídico e político brasileiro.

Iniciou sua carreira política como oficial de gabinete do secretário de Educação no Governo do Estado de São Paulo entre 1964 e 1966. Em 1970 tornou-se procurador do estado e em 1983 foi nomeado procurador-geral do Estado. No ano seguinte, assumiu a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, cargo que voltou a ocupar no início dos anos 1990. Em 1985, criou os Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), a primeira Delegacia da Mulher no Brasil, a Delegacia de Proteção aos Direitos Autorais e a Delegacia de Apuração de Crimes Raciais.

Elegeu-se deputado constituinte pelo PMDB e participou ativamente da Assembleia Nacional Constituinte, quando se destacou pelo grande conhecimento de direito constitucional.

Após a Constituinte, foi reeleito deputado federal e exerceu seis mandatos – todos pelo PMDB, tendo sido presidente da Câmara dos Deputados três vezes.

Foi eleito vice-presidente em 2010 e reeleito, em 2014, juntamente com Dilma Rousseff. Assumiu definitivamente a Presidência da República de 31 de agosto de 2016 até 31 de dezembro de 2018, após o Senado Federal aprovar o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

MARY DEL PRIORE é autora de 54 livros de História do Brasil e ganhadora de mais de 20 prêmios literários, nacionais e internacionais entre os quais, quatro Jabutis. Lecionou nos Departamentos de História da FFLCH/USP, PUC/RJ e Universidade Salgado de Oliveira. Além de sócia titular do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, pertence a mais de 11 academias de história nacionais e internacionais. Sócia da Academia Carioca de Letras, da Academia Paulista de Letras (desde 2022) e do PEN Club do Brasil, é membro do Conselho de Notáveis da Confederação Nacional de Comércio (CNC) e da Comissão Científica Internacional da Cátedra Infante Dom Henrique para Estudos Insulares Atlânticos e Globalização (CIDH) sediada na Universidade Aberta de Lisboa. Membro do Conselho do Patrimônio Cultural da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, é também autora brasileira selecionada para o catálogo da Câmara Brasileira do Livro (CBL). Como consultora de consagrados diretores de cinema, contribui com conteúdo históricos para filmes e documentários realizados para a televisão brasileira. Foi eleita em 2021, pela opinião pública através da revista Aventuras na História a Melhor historiadora do Brasil e Escritora de Destaque.



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.