Compartilhe
Tamanho da fonte



24/8/2023
PODCAST 'NO RITMO DA VIDA': #3 TRABALHO, COM ANTONIO PENTEADO MENDONÇA E JOSÉ PASTORE
Qual é a "cara" do emprego no Brasil? O quanto questões sociais, como preconceitos; econômicas, como os salários, e estruturantes, como política e educação, interferem no cenário das ocupações remuneradas no País?

Antônio Penteado Mendonça fala sobre estes e outros assuntos com José Pastore, professor titular da FEA e FIA-USP, pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e consultor em relações do trabalho e recursos humanos.

"Podemos dizer que 2/3 da força de trabalho do Brasil são em atividades muito simples, rudimentares e de baixa qualidade - em termos de qualificação exigida -, mal-remuneradas e instáveis. E 1/3, em atividades mais sofisticadas, com cargos, profissões e oportunidades de trabalho de alta qualidade. E isto está ligado ao nosso sistema produtivo; nós nascemos com as commodities", explica o especialista. Para o professor José Pastore, a Educação é um dos fatores que poderia contribuir para uma mudança deste cenário, ainda que "não possa fazer milagres". "Quando a qualidade do emprego é ruim, não adianta Educação, pois o empregado terá um salário baixo, estabilidade comprometida, instabilidade etc."


Matéria completa em:
https://www.estadao.com.br/brasil/estadao-podcasts/podcast-no-ritmo-da
-vida-3-trabalho/



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.