Compartilhe
Tamanho da fonte



23/10/2022
MAURICIO DE SOUSA GANHA HOMENAGEM EM EVENTO DA CÁTEDRA DA UNESCO DE LEITURA
Acadêmico: Maurício de Sousa
Nosso acadêmico MAURICIO DE SOUSA recebe reconhecimento por seu trabalho em prol da alfabetização e do estímulo de crianças à leitura

Mauricio de Sousa, 86, foi homenageado pela Cátedra Unesco de Leitura PUC Rio em reconhecimento ao seu trabalho de apoio à alfabetização infantil por mais de seis décadas no mercado editorial. Criador da Turma da Mônica, o desenhista fez parte de diversas gerações por meio das histórias em quadrinhos, filmes, programas de televisão, entre tantos produtos. A cerimônia foi ocorreu na nesta sexta-feira, 21, no Theatro São Pedro.

Com apresentação da atriz Zezé Motta, a cerimônia trouxe a professora e pesquisadora internacional na área dos quadrinhos, Sonia Bibe Luyten, para contextualizar a importância da linguagem dos quadrinhos na sala de aula como ferramenta de ensino de grande poder para o aprendizado. Já o escritor e presidente da Academia Paulista de Letras, José Renato Nalini, deu um relato sobre a importância de Mauricio de Sousa a colocar os quadrinhos em local nobre na literatura.

O desenhista Maurício de Sousa, que criou os personagens Cascão, Mônica, Cebolinha e Magali
O desenhista Maurício de Sousa, que criou os personagens Cascão, Mônica, Cebolinha e Magali Foto: Maurício de Sousa Produções
Mauricio de Sousa falou de sua infância e foi tomado pela emoção no palco. Ele relatou o período de sua alfabetização aos cinco anos de idade, e ressaltou a importância dos quadrinhos levados para a casa pelos pais. Representante da Cátedra Unesco, da Puc Rio, Gilda Maria de Almeida Rocha Borges de Carvalho entregou a placa da homenagem ao artista e falou sobre o processo de formação do leitor e de como as histórias em quadrinhos estão presentes na composição de acervos de projetos de leitura.

Recentemente, a Unesco firmou parceria com o Instituto Mauricio de Sousa para campanhas de estímulo à leitura., com a primeira ação desenvolvida justamente no Dia Mundial da Alfabetização, 8 de Setembro, por meio de uma história em quadrinhos especial produzida pela Maurício de Sousa Produções.

Publicado no jornal O Estado de São Paulo em 22.10.22

Fonte: https://www.estadao.com.br/cultura/literatura/mauricio-de-sousa-ganha-homenagem-em-evento-da-catedra-unesco-de-leitura/



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.