Compartilhe
Tamanho da fonte



10/6/2022
LEANDRO KARNAL É EMPOSSADO SOLENEMENTE NA ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS
Acadêmico: Leandro Karnal
Karnal tomou posse na noite de ontem, em cerimônia prestiada por amigos e autoridades.

Na noite de ontem, 09 de junho de 2022, em cerimônia memorável, o escritor e historiador Leandro Karnal foi empossado solenemente na Cadeira n. 07 da Academia Paulista de Letras. A Cadeira pertencia à escritora e tradutora Anna Maria Martins,descendente direta de José Bonifácio de Andrada e Silva, o Moço, patrono da Cadeira.

A posse de Karnal foi prestigiada por amigos e autoridades, entre elas o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, Paulo Galizia; a secretária municipal de Educação de São Paulo, Aline Torres; e o delegado geral de polícia do Estado de São Paulo, Osvaldo Nico Gonçalves.

Foi recepcionado pela acadêmica Maria Adelaide Amaral, que destacou, em seu discurso, a importância das obras de Karnal e sua grande contribuição para a literatura brasileira.

Karnal é professor universitário, apresentador da CNN Soft, colunista do jornal “O Estado de S. Paulo” e palestrante.

Nasceu em São Leopoldo/RS. É formado em História e Estudos Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e é doutor em história pela Universidade de São Paulo.

Entre seus vinte livros publicados, estão: "Diálogo de Culturas"; "O mundo como eu vejo" e "O coração das coisas", crônicas do jornal O Estado de S. Pauo, reunidas em três volumes. E, em 2020, teve seu livro "O Dilema do Porco Espinho" publicado em espanhol e o início da tradução para o inglês da mesma obra.

Em um discurso inspirador, Karnal lembrou sua chegada a São Paulo, cheio de sonhos, suas conquistas e toda sua trajetória profissional. E, emocionado, agradeceu a sua acolhida pela cidade de São Paulo e sua acolhida na Academia Paulista de Letras: "Obrigado a São Paulo! Obrigado a esta Casa que me acolhe! Obrigado a todos que aqui vêm. Não temo a morte porque amo muito a vida. Sou imortal hoje no pleno sentido da palavra: vivo no coração dos que me contemplam agora. Sou feliz entre vocês! Sou para sempre aqui."




voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.