Compartilhe
Tamanho da fonte


RAUL MARINO JÚNIOR - CADEIRA Nº 1 - DISCURSO DE POSSE
Acadêmico: Raul Marino Júnior
O médico e escritor Raul Marino, em seu discurso de posse, fala sobre suas paixões pelo cérebro e pela literatura.

SENHOR PRESIDENTE
SENHORAS E SENHORES ACADÊMICOS
ILUSTRES CONVIDADOS
MEUS AMIGOS, MINHA FAMILIA.

ANTES DE TUDO, QUERO APRESENTAR OS MEUS MAIS PROFUNDOS AGRADECIMENTOS A TODOS OS AMIGOS ACADÊMICOS QUE ME CONDUZIRAM A FAZER PARTE DESTE COLENDO CENÁCULO DE BRILHANTES INTELECTUAIS, A FIM DE OCUPAR O HISTÓRICO FALDISTÓRIO DE NÚMERO 1 DESTA ACADEMIA, QUE SEMPRE ADMIREI À DISTÂNCIA COM UM SENTIMENTO DE PROFUNDO RESPEITO, E CUJO PÓRTICO HÁ POUCOS MINUTOS TRANSPUSEMOS, ONDE A VOSSA FIDALGUIA AGORA NOS RECEBE COM TANTO ALINHO E DISTINÇÃO PORTANDO VOSSAS EGLANTINAS COMO SÍMBOLO DESTA SOLENIDADE.

NESTA CASA, FUNDADA PELO DR. JOAQUIM JOSÉ DE CARVALHO, MÉDICO COMO NÓS, EM 1909, DESDE ENTÃO COM 40 MEMBROS ESTELARES, DOS QUAIS SETE, NA OCASIÃO TAMBÉM ERAM MÉDICOS E QUE, MAIS TARDE, VEIO A CONTAR COM OUTROS CÉLEBRES ESCULÁPIOS COMO ULYSSES PARANHOS, FRANCO DA ROCHA, RUBIÃO MEIRA, EURICO BRANCO RIBEIRO, OTACÍLIO LOPES, RAUL BRIQUET, LUCIANO GUALBERTO, ERNESTO DE SOUZA CAMPOS, EDMUNDO VASCONCELLOS, JOSÉ PEDRO LEITE CORDEIRO, LYCURGO DE CASTRO SANTOS FILHO, DUÍLIO CRISPIM FARINA, ANTONIO CARLOS PACHECO E SILVA, ESTE ÚLTIMO MEU QUERIDO MESTRE E ORIENTADOR QUE TROUXE PARA A UNIVERSIDADE OS ALICERCES DA PSIQUIATRIA CLÁSSICA E DA PSIQUIATRIA BIOLÓGICA, CONSTRUIU SEU BELO EDIFÍCIO E FOI O PRIMEIRO PRESIDENTE DE MEU SERVIÇO E FUNDAÇÃO DE PESQUISA CEREBRAL HUMANA NO HOSPITAL DAS CLINICAS; E MAIS RECENTEMENTE GANHAMOS MEU BOM AMIGO RAUL CUTAIT. SENDO QUE ALGUNS EXERCERAM AQUI O CARGO DE PRESIDENTES; QUASE TODOS ORIGINÁRIOS DE MINHA CÉLULA-MATER, A FACULDADE DE MEDICINA DA USP, MUITOS MEUS ANTIGOS PROFESSORES, TODOS DEVOTADOS À ARTE DE CURAR, PORÉM LITERATOS EM ESPÍRITO.

AGRACIADOS QUE FOMOS COM ESTA HONRARIA, COMO NOVO MEMBRO DESTA ACADEMIA DE LETRAS, COMO MÉDICO E ESCRITOR, CONFESSO QUE GRANDE PARTE DE NOSSAS PUBLICAÇÕES NÃO SÃO SOBRE LITERATURA OU POESIA. MUITAS CENTENAS DELAS SÃO ARTIGOS E LIVROS SOBRE MEDICINA, E A MAIOR PARTE SOBRE O CÉREBRO HUMANO, COM O QUAL APRENDI A LIDAR DESDE O PRIMEIRO ANO DA FACULDADE COM SUA ANATOMIA, FISIOLOGIA, FILOSOFIA E, DEPOIS, COM SUAS FUNÇÕES MAIS SUBLIMES COMO A CONSCIÊNCIA E A ESPIRITUALIDADE. SOMENTE NOS NOSSOS ANOS MADUROS COMEÇAMOS A NOS DEDICAR À LITERATURA EM SI, E AQUI ESTAMOS HOJE COMO CONSEQUÊNCIA DESSE FATO, DEPOIS DE TER APRENDIDO QUE HOJE TEMOS ALGO A DIZER ATRAVÉS DAS LETRAS.

BILAC JÁ DIZIA QUE “LITERATURA NÃO É APENAS FILOSOFIA E POESIA, RETÓRICA E ESTÉTICA: É TODO PENSAMENTO E TODA PALAVRA, TODAS AS PAIXÕES E TODAS AS IDEIAS, TODAS AS FORMAS, TODAS AS CORES E TODAS AS HARMONIAS DA VIDA”. ASSIM, LER E ESCREVER É A MAIS DIFÍCIL DAS ARTES!

ASSIM, FIZEMOS DO ESTUDO DO CÉREBRO ESSE ÓRGÃO AINDA POUCO CONHECIDO A NOSSA LITERATURA, A NOSSA POESIA E O NOSSO UNIVERSO QUANDO SAUDÁVEL E O NOSSO TRABALHO QUANDO DOENTE. ENTREMENTES, MINHAS HORAS DE LITERATURA FORAM SEMPRE ROUBADAS DE MINHAS HORAS DE CIÊNCIA MÉDICA.

MEUS AMIGOS: ACREDITO QUE TEMOS APENAS DOIS DIAS MAIS IMPORTANTES EM NOSSA VIDA: 1. O DIA EM QUE NASCEMOS 2. O DIA EM QUE DESCOBRIMOS O PORQUÊ ! HOJE, PARA MIM, É UM TERCEIRO DIA IMPORTANTE, NO QUAL NOS TORNAMOS MEMBRO DE UM NOVO CORPO O CORPO IMPERECÍVEL DESTA CELEBRADA E VENERÁVEL ACADEMIA CENTENÁRIA.

ENTREMENTES, NOSSOS ESTATUTOS RECOMENDAM QUE SEU NOVO EMPOSSADO LOUVE, EM SEU DISCURSO DE POSSE, SEU PATRONO, SEU FUNDADOR E ANTECESSORES DA CADEIRA, EM DELICADA HOMENAGEM EXTENSIVA AOS QUE AINDA ESTÃO AQUI CONOSCO; PARA UM NÃO MUITO PROLONGADO DISCURSO.

A MEU VER, MEUS ANTECESSORES (QUE FORAM 6) AINDA OCUPAM A CADEIRA Nº1 DESTA INSTITUIÇÃO PELOS DIREITOS DA MEMÓRIA HISTÓRICA; E, COMO SEU SUCESSOR, TENHO O PROPÓSITO DE NÃO DEIXAR MORRER SUA DIGNIDADE INTELECTUAL NESTE QUE É O MAIS PRESTIGIOSO CENÁCULO DE LETRAS DE SÃO PAULO, TÃO RICO DE TRADIÇÕES. UMA FRATERNIDADE DE 40 IRMÃOS. SEREI BREVE PARA SER BEM-VINDO.

PATRONO
BRIGADEIRO BRASILIO MACHADO DE OLIVEIRA (1790-1867).
FOI FILHO DO TENENTE-CORONEL FRANCISCO JOSÉ MACHADO DE VASCONCELLOS.
MEMBRO DA LEGIÃO DOS VOLUNTÁRIOS REAIS, BEM PAULISTANO, COLECIONADOR DE POSTOS E HONRARIAS, SERVIU NA CAMPANHA CISPLATINA, PARTICIPANDO DE VÁRIOS COMBATES, EM VÁRIAS FUNÇÕES DO IMPÉRIO, ENCONTRANDO TEMPO PARA OBRA LITERÁRIA DE INEGÁVEL VALOR: “ O QUADRO HISTÓRICO DA PROVÍNCIA DE SÃO PAULO.”

FUNDADOR-
BARÃO BRASILIO MACHADO DE OLIVEIRA FILHO (1849-1916).
FILHO DO PATRONO, BRIGADEIRO BRASÍLIO, DEFENDEU VEEMENTEMENTE A IGREJA, APÓS CONVERTER SEU PAI, MERECENDO A MEDALHA “ PRO-ECCLESIA PONTIFICE”DAS MÃOS DO PAPA LEÃO XIII. GRANDE ORADOR, TRANSFIGURAVA-SE AO OCUPAR A TRIBUNA, FOI BARÃO PELO PAPA PIO X. FOI CATEDRÁTICO DA FACULDADE DE DIREITO DE SÃO PAULO E 1º PRESIDENTE DESTA ACADEMIA E POETA.

SUCESSORES-
1.JOSÉ ALCÂNTARA MACHADO DE OLIVEIRA (1875-1941).
FOI NOTÁVEL PROFESSOR DAS ARCADAS DE SÃO FRANCISCO, NATURAL DE PIRACICABA. ELEITO PARA A ACADEMIA BRASILEIRA, VEREADOR, DEPUTADO SENADOR. DIRETOR DA FACULDADE DE DIREITO, EMOCIONOU O BRASIL COM SEU DISCURSO EM 11 DE AGOSTO DE ’32, ATRAVÉS DO ENTÃO MILAGRE DO RÁDIO. SEU LIVRO “VIDA E MORTE DO BANDEIRANTE” DEMONSTROU COMO EMPURRAMOS O MERIDIANO DE TORDESILHAS, ENGRANDECENDO O BRASIL.
2. JOSÉ CARLOS DE MACEDO SOARES (1883-1968).
FOI GRANDE LIDERANÇA DESDE ESTUDANTE, PRESIDENTE DO CENTRO ACADÊMICO 11 DE AGOSTO. EMPRESÁRIO, ECONOMISTA, BANQUEIRO, POLÍTICO, SECRETÁRIO DE ESTADO, EMBAIXADOR, MINISTRO, CONSTITUINTE, ESCRITOR, HISTORIADOR, INTERVENTOR E FILANTROPO. MEMBRO DA ACADEMIA BRASILEIRA E DA PAULISTA, DUAS VEZES PRESIDENTE DA PRIMEIRA.
3. PAULO NOGUEIRA FILHO (1899-1969).
CRIADOR E DIRETOR DO “DIÁRIO NACIONAL”, NASCIDO EM CAMPINAS. AUTOR DO LIVRO “ SANGUE, CORRUPÇÃO E VERGONHA” QUE TEVE ENORME ÊXITO E DEPOIS PERSEGUIDO POR GETULIO VARGAS, REFUGIANDO-SE NO EXTERIOR POR 7 ANOS; VOLTANDO AO BRASIL POR “HABEAS CORPUS” SUBSCRITO POR MAIS DE 600 ADVOGADOS. APÓS QUEDA DE GETULIO VOLTOU À POLÍTICA ELEGENDO-SE DEPUTADO FEDERAL. FOI PAI DO ATUAL E ILUSTRE ACADÊMICO PAULO NOGUEIRA NETO, BRILHANTE ECOLOGISTA OCUPANTE DA CADEIRA Nº 10.
4. OSMAR PIMENTEL (1912-1969).
OSMAR PIMENTEL, VALE-PARAIBANO, FOI ALUNO DAS ARCADAS, CRITICO E LITERATO NOTÁVEL, DE ESTILO ESCORREITO E JORNALISTA BRILHANTE; JAMAIS SE CURVOU AOS PODEROSOS DO MOMENTO, PORTADOR DE EXTENSA BIBLIOGRAFIA E MAGNÍFICOS RETRATOS DE SÃO PAULO COMO CIVILIZAÇÃO, POVO, CULTURA, ESPÍRITO E INSTITUIÇÕES.
5. JOSÉ BENEDITO SILVEIRA PEIXOTO (1909 -2006 ).
DOTADO DE GRANDE CULTURA, FOI PRESO NA ERA GETULISTA E PARTICIPOU DA REVOLUÇÃO DE 1930 NA BRIGADA ATALIBA LEONEL, E NA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE ’32, RECEBENDO O COLAR E GRÃ-CRUZ DO IPIRANGA; FOI TAMBÉM MEMBRO DA ACADEMIA CRISTÃ DE LETRAS. SUA VOCAÇÃO FOI O JORNALISMO, DEDICANDO À GAZETA SUAS MAIORES ATIVIDADES, ALÉM DE MUSICÓLOGO E TEATRÓLOGO.
6. JOSÉ CRETELLA JUNIOR (1920 - 2015 ).
MEU ANTECESSOR IMEDIATO, NASCEU EM SOROCABA EM 10 DE JANEIRO DE 1920. AO FINAL DO CURSO SECUNDÁRIO ENTROU PARA A FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS EM 1941. ESPECIALIZOU-SE EM LATIM E GREGO, ESCREVENDO UMA SÉRIE DE LIVROS DE PORTUGUÊS E LATIM, NOS QUAIS ESTUDAMOS NO GINÁSIO E NO COLÉGIO, COM MAIS DE 100 EDIÇÕES, FORMANDO VÁRIAS GERAÇÕES DE ESTUDANTES, INCLUSIVE A NOSSA. EM 1946 ENTROU PARA A FACULDADE DE DIREITO, BACHARELANDO-SE EM 1950. PUBLICOU CERCA DE 150 OBRAS JURÍDICAS E UM TRATADO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM 10 VOLUMES; COMENTÁRIOS À CONSTITUIÇÃO (1958) EM 9 VOLUMES, RECEBEDOR DO PRÊMIO PONTES DE MIRANDA. RECEBEU AINDA O PRÊMIO DRAULT EMARY SOBRE A POESIA DE AUGUSTO DOS ANJOS. RECEBEU O PREMIO PROFESSOR EMÉRITO 2010-O TROFÉU GUERREIRO DA EDUCAÇÃO RUY MESQUITA, CONCEDIDO PELO CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA-ESCOLA (CIEE).ENTRE OS 18 ATÉ AGORA PREMIADOS, 9 (METADE) FORAM CONCEDIDOS A MEMBROS DESTA ACADEMIA. COM A DEDICADA ESPOSA AGNES PUBLICARAM VÁRIAS TRADUÇÕES DE BECCARIA, MAQUIAVEL, VON IHERING, JUSTINIANO, KELSEN, COULANGES, BOÉCIO E GAIO. FOI ANTES DE TUDO UM HUMANISTA E APAIXONADO CULTOR DA LÍNGUA PORTUGUESA. GRAÇAS A INÚMERAS VIAGENS TORNOU-SE POLIGLOTA, FALANDO ESPANHOL, FRANCÊS, ITALIANO E INGLÊS. FOI UM DOS ACADÊMICOS MAIS QUERIDOS DESTA ACADEMIA, E DEIXA UM ENORME VAZIO, DIFICIL DE SER PREENCHIDO. IMORTAL NÃO SERÁ SOMENTE ESTE GRANDE AUTOR, MAS SIM AS SUAS OBRAS QUE FICAM PARA A POSTERIDADE ! SUA LEMBRANÇA NOS LEVA A CULTUAR A :

ÚLTIMA FLOR DO LÁCIO INCULTA E BELA...
NO SONETO “LÍNGUA PORTUGUESA”, OLAVO BILAC (1865-1918), PARNASIANO DE CORAÇÃO, SE REFERE AO IDIOMA PORTUGUÊS COMO O ÚLTIMO DOS FILHOS DO LATIM VULGAR, ENTÃO FALADO NO LÁCIO, UMA REGIÃO ITALIANA.
O TERMO “INCULTA” DESIGNAVA O LATIM FALADO PELOS SOLDADOS, CAMPONESES E CAMADAS POPULARES, DIFERENTE DO LATIM CLÁSSICO DAS CLASSES SUPERIORES. PARA BILAC ESSA LÍNGUA CONTINUAVA A SER BELA, APESAR DE INCULTA, QUANDO NOS DIZ:
ÚLTIMA FLOR DO LÁCIO, INCULTA E BELA.
AMO-TE ASSIM, DESCONHECIDA E OBSCURA.
AMO O TEU VIÇO AGRESTE E O TEU AROMA
AMO-TE, Ó RUDE E DOLOROSO IDIOMA,
EM QUE DA VOZ MATER OUVI “ MEU FILHO”!

DEPOIS DO INGLÊS E DO ESPANHOL, O PORTUGUÊS É A LÍNGUA OCIDENTAL MAIS FALADA NO MUNDO E DELA NASCEU “OS LUSÍADAS” UMA DAS OITAVAS EPOPEIAS DO MUNDO E QUE DEU ALMA A CAMÕES E A ESTA VENERÁVEL ACADEMIA DE LETRAS, DA QUAL FOI EM 25 DE JANEIRO DE 1948, LANÇADA SUA PEDRA FUNDAMENTAL NO ATUAL LARGO DO AROUCHE, ONDE SE ERGUE SOBRANCEIRO SEU ATUAL SODALÍCIO, DIRECIONADO À TUTELA DO VERNÁCULO- DECANTADO POR BILAC- PARA O ESTÍMULO À LEITURA E À ESCRITA EM SOLO BANDEIRANTE, TENDO POR EMBLEMA SUA CÉLEBRE “EGLANTINA”, A CLÁSSICA ROSA DE_5_PÉTALAS, DESENHADA PELO ARTISTA JOSÉ WASTH RODRIGUES (1891-1957) QUE COMEMORA O NATALÍCIO DA CITADA “ÚLTIMA FLOR DO LÁCIO”, ONDE BILAC EXIBE FORÇA, VIGOR, E EXPRIMINDO “SAUDADE”, NOSSO EXCLUSIVO E PRIVATIVO “IDIOTISMO”.

O MITO DAS ACADEMIAS -
QUAL ENTÃO O SIGNIFICADO DE UMA ACADEMIA DE LETRAS NO SÉCULO XXI? PERGUNTA ESSA QUE FIZEMOS EM MEU ARTIGO NO PRECIOSO LIVRO EDITADO PELO MEU PARANINFO RENATO NALINI POR OCASIÃO DO CENTENÁRIO DESTA ACADEMIA, QUANDO SEU PRESIDENTE. CITO MEU ARTIGO: “ORA, ONDE MAIS NOSSO PENSAMENTO E IDEIAS PODERIAM MEDRAR NA LITERATURA BANDEIRANTE? ELA É A EXPRESSÃO MAIS ALTA DO ESPÍRITO E DO CÉREBRO HUMANOS, OS QUAIS REVELAM NOSSA VONTADE. A ESSÊNCIA DO HOMEM É PENSAR, O QUE FAZ SUA GRANDEZA E A SUA PEQUENEZ; E O PENSAR HUMANO SE FAZ ATRAVÉS DE PALAVRAS, DA LINGUAGEM, NA QUAL ESTAMOS MERGULHADOS DESDE QUE NASCEMOS, ATRAVÉS DO CÉREBRO, O QUAL CONSTRÓI NA CONSCIÊNCIA NOSSA BIBLIOTECA PRIVADA. O HOMEM, ENTRE TODOS OS ANIMAIS, É O ÚNICO COM O PODER DA FALA, DA LINGUAGEM, QUE PERMITE PERPETUAR SUAS IDEIAS ATRAVÉS DOS SÉCULOS. SOMENTE O CÉREBRO DO HOMEM POSSUI ÁREAS CORTICAIS QUE ELABORAM A LINGUAGEM: A ÁREA DE BROCA NO LOBO FRONTAL E A ÁREA DE WERNICKE NO GIRO PARIETAL SUPRAMARGINAL E ANGULAR. ALÉM DISSO, NOSSO CÉREBRO É O ÚNICO INSTRUMENTO BIOLÓGICO E UNIVERSAL QUE CONSTITUI O ALICERCE PARA O COMPORTAMENTO HUMANO E SEDE DE TODOS OS INSTINTOS, SENTIMENTOS, PENSAMENTOS, AFETIVIDADE E EMOÇÕES. O ÚNICO LUGAR ONDE DEUS PODERIA REVELAR-SE PARA NÓS É NO EMARANHADO DE VIAS NEURAIS DO CÉREBRO E NÃO NO CORAÇÃO, COMO QUERIAM OS ANTIGOS E ALGUNS POETAS.”

O CÉREBRO É O NOSSO MICROCOSMO, E NELE O NOSSO CRIADOR IMPLANTOU SUAS LEIS MORAIS EM NOSSOS NEURÔNIOS COMO SUA OBRA-PRIMA DO UNIVERSO. POUCOS ARTISTAS E CIENTISTAS TÊM CONSEGUIDO CAPTAR AS PROPRIEDADES MAIS ELEVADAS DESSE ÓRGÃO TÃO MARAVILHOSO, OBRA-PRIMA DA CRIAÇÃO E TEMPLO DE NOSSO PENSAMENTO E CRIATIVIDADE, A ESTRUTURA VIVA MAIS COMPLEXA, MAIS PERFEITA E, CERTAMENTE, MAIS IMPORTANTE DE NOSSO UNIVERSO O MAIS BELO INSTRUMENTO JAMAIS SAIDO DAS MÃOS DIVINAS.

NOS TEMPLOS RELIGIOSOS CULTUAMOS O SAGRADO E O VENERÁVEL. EM SEUS ALTARES E ARAS ELEVAMOS NOSSAS PRECES E APELOS AO CRIADOR. ONDE, POIS, MELHOR CULTUAR NOSSA SAGRADA ARTE LITERÁRIA DO QUE NA INVIOLÁVEL AMBIÊNCIA DE NOSSA ACADEMIA DE LETRAS? ESSE O SEU SIGNIFICADO. DALI EMANAM AS REGRAS E OS PRECEITOS- IA QUASE DIZENDO: OS EXEMPLOS PARA O CULTO E A LITURGIA DAS BELAS ARTES DAS LETRAS, DA BOA LITERATURA E DA SUBLIME POESIA. ESSA A SUA FUNÇÃO NO SÉCULO XXI, COMO FOI EM TODOS OS SÉCULOS QUE NOS PRECEDERAM.

NOSSO CÉREBRO, PORTANTO, TAMBÉM É UMA OBRA DE ARTE. MINHA DEFINIÇÃO DE ARTE É: A CONTRIBUIÇÃO DO HOMEM, COMO CO-CRIADOR, PARA MELHORAR A MATÉRIA E A NATUREZA, TANTO NO SENTIDO ESTÉTICO QUANTO NO SENTIDO DE “BELO” E “BOM”. E, COMO MÉDICO, DIRIA QUE A MEDICINA É A ARTE DE FAZER O BEM, CABENDO AO MÉDICO COLOCAR EM SUA OBRA AQUILO QUE NÃO ENCONTROU NA PRÓPRIA NATUREZA. ESSE É TAMBÉM O PAPEL DO CÉREBRO NA NATUREZA, FAZENDO DA MEDICINA UMA ESPECIALIDADE SACERDOTAL E DIVINA COMO A TEOLOGIA E A ASTRONOMIA: ESTA ESTUDA O MACROCOSMO, E A MEDICINA AS NEUROCIÊNCIAS EM PARTICULAR- ESTUDAM O MICROCOSMO, OU SEJA, O UNIVERSO CONTIDO EM NOSSA CAIXA CRANIANA. ELE POSSUI EM SEU QUILO E MEIO DE MASSA CIRCUITOS MAIS COMPLEXOS QUE TODAS AS REDES TELEFÔNICAS DO MUNDO JUNTAS E 100 BILHÕES DE NEURÔNIOS, QUE É O MESMO NÚMERO DE ESTRELAS CONTIDAS EM NOSSA VIA LÁCTEA, A QUAL SÓ PODE SER ATRAVESSADA EM 100 MILHÕES DE ANOS-LUZ, E COINCIDE COM O MESMO NÚMERO DE GALÁXIAS CONTIDAS NO UNIVERSO. SERÁ ALGUMA COINCIDÊNCIA? OU HÁ ALGO DE DIVINO NISSO? NO ÚLTIMO VERSO DA DIVINA COMÉDIA, DANTE ESCREVEU :” É O AMOR QUE MOVE O SOL E AS ESTRELAS”. JOÃO DA CRUZ ARREMATARIA: “ O PRINCIPAL É SEMPRE O AMOR”. E NESTE MINUTO NÓS O PARAFRASEAMOS: “ AMO, LOGO EXISTO “ !

NÓS NÃO ESCOLHEMOS NOSSA CARREIRA, CREIO QUE É ELA QUE NOS ESCOLHE. DESDE O 1º ANO DE MEDICINA RESOLVEMOS DEDICAR TODA A NOSSA VIDA AO ESTUDO DESSE CÉREBRO TRANSCENDENTE E IMANENTE. COMEÇAMOS POR SUA ANATOMIA, DEPOIS SUA HISTOLOGIA E A SEGUIR SUA PATOLOGIA: A NEUROPATOLOGIA. NO 2° ANO ARRISCAMOS UM VESTIBULAR NA FACULDADE DE FILOSOFIA DA USP, NA SAUDOSA RUA MARIA ANTONIA, QUE CURSAMOS ATÉ NOSSO INTERNATO. WLADIMIR HERZOG FOI NOSSO COLEGA DE TURMA NO CURSO NOTURNO, E FUI DOS POUCOS ALI NÃO LIGADOS A IDEOLOGIAS IMPORTADAS... NO 4º E 5º ANOS SOLICITAMOS ESTÁGIO EM PSIQUIATRIA AO ENTÃO PROFESSOR PACHECO E SILVA, PRECLARO MEMBRO DESTA ACADEMIA COMO NOSSO ORIENTADOR. NO 5º ANO ESTÁGIO NA NEUROLOGIA E NEUROCIRURGIA. JAMAIS TIVEMOS FÉRIAS DURANTE A FACULDADE, SÓ ESTÁGIOS... DEPOIS DO 6º ANO OPTAMOS PELA NEUROCIRURGIA, PARA DESAPONTAMENTO DO PROFESSOR PACHECO, QUE NOS TRATAVA COMO FILHO E QUE NOS QUERIA COMO SEGUIDOR. APÓS UMA RESIDÊNCIA DE 4 ANOS, EMBARCAMOS COMO BOLSISTA PARA OS ESTADOS UNIDOS, ONDE PERMANECEMOS MAIS 6 LONGOS ANOS. SURGE AGORA OCASIÃO PARA OUTRA JUSTA HOMENAGEM: AINDA NO COLÉGIO TIVEMOS NOSSAS AULAS DE INGLÊS E LITERATURA COM O PROFESSOR ERWIN THEODOR, EX-PRESIDENTE DESTA ACADEMIA, E SUA ENCANTADORA ESPOSA JOSEFINA. DEPOIS DISSO, NÃO FOI DIFÍCIL FALAR INGLÊS POR MAIS 6 ANOS NUM PAIS DISTANTE.

VÁRIOS MUNDOS -
DIZ-SE QUE QUEM TEM O MUNDO DA MÚSICA TEM DOIS MUNDOS, COMO BEM PODE ATESTAR NOSSO ADMIRADO ACADÊMICO, MAESTRO JÚLIO MEDAGLIA. ACREDITO, AGORA, NA ACADEMIA DE LETRAS, QUE QUEM TEM O MUNDO DA LITERATURA (E DA POESIA) TAMBÉM TEM 2 MUNDOS. VIVO, ENTÃO, EM 3 MUNDOS PARALELOS, 3 NOVAS DIMENSÕES, POIS DESDE MUITO CEDO DEDIQUEI-ME A TODOS ELES, E MINHA PRESENÇA AQUI HOJE VEM CERTIFICAR QUE O MUNDO DA LITERATURA E DA POESIA CEDO VEIO VIVER NO MEU CÉREBRO (E NO MEU CORAÇÃO). SERÁ GLORIOSO, ASSIM, CONVIVER COM MEUS ATUAIS CONFRADES, QUE TÃO BEM REPRESENTAM ESTES NOSSOS MUNDOS. ESTE SERÁ PARA MIM UM MUNDO NOVO E ESPERO COMPARTILHÁ-LO COM TODOS VOCÊS. MEU PRIMEIRO CONTATO COM A LITERATURA FOI COM O, LIVRO “ O POÇO DO VISCONDE” DE MONTEIRO LOBATO (MEMBRO DESTA ACADEMIA). EU TINHA APENAS 9 ANOS, E O VISCONDE DE SABUGOSA ME REVELOU QUE SE DIZIA QUE O BRASIL NÃO POSSUÍA PETRÓLEO- SOMENTE NOSSOS VIZINHOS! E QUE NÃO ADIANTAVA PERFURAR. ALI O AUTOR DE URUPÊS FALAVA PARA NÓS CRIANÇAS O DRAMA QUE O BRASIL VIVIA. DALI EM DIANTE, PASSEI A LER VORAZMENTE TODAS AS SUAS OBRAS COMO FIEL FREQUENTADOR DA BIBLIOTECA MUNICIPAL INFANTIL DA RUA GENERAL JARDIM. NO NATAL SEGUINTE GANHEI DE PAPAI NOEL OS 18 VOLUMES DO THEZOURO DA JUVENTUDE, AINDA NA ANTIGA ORTOGRAFIA, COM TH’S, PH’S E TUDO MAIS, QUE DEVOREI PÁGINA A PÁGINA. O PROBLEMA DO PETRÓLEO FOI MAIS TARDE ESCANCARADO POR LOBATO EM SEU LIVRO POLÊMICO: “O ESCÂNDALO DO PETRÓLEO E DO FERRO”. PELO QUE HOJE LEMOS, PARECE-NOS QUE O PROBLEMA DO PETRÓLEO AINDA NÃO FOI RESOLVIDO E ESTÁ NOS LEVANDO A UMA INSOLVÊNCIA AGORA MORAL. SE LOBATO FOSSE REDIVIVO, IRIA LAMENTAR E SURPREENDER-SE COM O QUE ORA OCORRE DEPOIS QUE O PETRÓLEO FOI DESCOBERTO, CONFIRMANDO SUAS PREVISÕES...

A BUSCA DA VERDADE
A BUSCA DA VERDADE, TENHA ELA O NOME DE FILOSOFIA, TEOLOGIA OU POESIA, É O QUE TODOS BUSCAMOS, REUNIDOS NUMA SOCIEDADE COMO ESTA, DEDICADA AOS LIVROS, AOS ESCRITORES E AOS ERUDITOS.
NA CASA DE MEUS SONHOS, QUE CONSTRUI HÁ ALGUNS ANOS, TODOS OS CÔMODOS ABRIAM PORTAS PARA UMA BIBLIOTECA DE DOIS ANDARES, AO REDOR DA QUAL FOI CONSTRUÍDA, SEGUINDO O AFORISMO DE CÍCERO, SEGUNDO O QUAL “UMA CASA SEM LIVROS É UM CORPO SEM ALMA”. UM BOM LIVRO PODE ALTERAR O DESTINO DE UMA ALMA. SÃO OS TÚMULOS DOS QUE NÃO PODEM MORRER, SENDO QUE UM POVO SEM LETRAS NÃO VIVE POR MUITO TEMPO. LATINO COELHO AFIRMAVA QUE NENHUM POVO CULTO PODE VIVER SEM LITERATURA. ELA É UM PRECIOSO LEGADO QUE OS AUTORES FAZEM À HUMANIDADE, POIS OS HOMENS MORREM, MAS OS LIVROS JAMAIS FALECEM. SÓ OS LIVROS PODEM FAZER A ETERNIDADE DE UM POVO (EÇA DE QUEIROZ). SÓ A LITERATURA MELHORA O HOMEM, ATRAVÉS DO PENSAMENTO DOS ESPÍRITOS QUE PENSAM. ELA É A ALMA DO MUNDO. TUDO O QUE ELA TOCA SE TRANSFORMA EM ETERNA BELEZA.

CONFRADES, SOMOS AQUILO QUE PENSAMOS, ASSIM COMO SOMOS AQUILO QUE NOS ALIMENTA. MAS É O NOSSO CÉREBRO QUE PENSA. POR ISSO, SOMOS O NOSSO CÉREBRO! ELE DIRIGIDO POR NOSSA ALMA E POR NOSSO ESPÍRITO, AMBOS EM CONTATO COM A CONSCIÊNCIA DIVINA, E É ESTA QUE NOS INSPIRA O QUE DEVEMOS LER, DIZER,ESCREVER E DESCOBRIR AS LEIS DIVINAS.

UM LIVRO DE CABECEIRA -
CERTA VEZ SENTIMOS FALTA DE UM LIVRO DE CABECEIRA QUE NOS ENSINASSE A ABRAÇAR UMA FÉ MAIS FORTE E QUE NOS OFERECESSE UM SENTIDO AO UNIVERSO, SENTIDO À VIDA, NOS ENSINASSE ALTRUÍSMO E ESPERANÇA EM FACE DA ADVERSIDADE E DA MORTE; QUE NOS FIZESSE SENTIR COMO UM CIENTISTA DA FÉ, QUE RESPEITASSE A VIDA E NOS ENSINASSE A DAR AOS OUTROS O TRATAMENTO QUE DELES DESEJAMOS RECEBER. PERTENCER A UMA GREI. CERTO DIA, TOPEI COM O SERMÃO DA MONTANHA (MATEUS 5-7), HOJE MEU UNIVERSO PARALELO. NOTEI QUE ELE CONTINHA 8 BEM-AVENTURANÇAS OU BEATITUDES, QUE FALAVAM EM POBRES PELO ESPÍRITO, EM TRISTEZA, MANSIDÃO, EM FOME DE JUSTIÇA, EM MISERICÓRDIA, EM PUREZA DE CORAÇÃO, EM PACIFICADORES, EM PERSEGUIÇÃO PELA JUSTIÇA E EM REINO DE DEUS. EM SERMOS O SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO. QUÊ CHOQUE! EM SEU CORPO, CONTINHA AINDA O PAI-NOSSO (MT 6,9), A VERDADEIRA FORMA DE COMO SE APROXIMAR DO PAI COM TODA A REVERÊNCIA E DO MODO MAIS RÁPIDO E INCISIVO, REPETIDO ATÉ PELAS CRIANÇAS E PELOS ADULTOS EM PLENA SENILIDADE.FOI A RESPOSTA DO CRISTO À PERGUNTA DOS DISCÍPULOS DE “ COMO DEVEMOS ORAR”? E ATÉ HOJE, DEPOIS DE 2 MIL ANOS TODOS O REPETIMOS COMO UMA NOVA ALIANÇA, SELADA ENTRE DEUS E OS HOMENS, COMO NUMA RELAÇÃO DE PAI PARA FILHO, TODOS IRMÃOS, DESCOBRINDO NOSSA MISSÃO; PARA OS QUE QUEREM NASCER DE NOVO. FOI ENTÃO QUE ESCREVI MEU PRIMEIRO LIVRO FORA DA MEDICINA, PARA SER MEDITADO, UMA PÁGINA POR DIA, DURANTE 30 DIAS. EU O PRESCREVI PARA MIM MESMO COMO REMÉDIO DE CABECEIRA, PARA SER TOMADO EM ALTAS DOSES. ESSE SERMÃO É O PROBLEMA CENTRAL DO CRISTIANISMO. ELE AFIRMA QUE CERTOS MILAGRES MORAIS PODEM ACONTECER E SEREM FEITOS POR NÓS COMO NUM SISTEMA DE LEIS E PRINCÍPIOS QUE REGULAM A CONDUTA E AS REGRAS DA VIDA. MESMO QUE TODA A POESIA E TODO O LIRISMO FOSSEM RETIRADOS DE SUA LETRA, E MESMO QUE ELE NÃO PROMETESSE O REINO DOS CÉUS, AINDA ASSIM ELE SERIA O MELHOR TRATADO DE ÉTICA E MORAL JAMAIS ELABORADO PELO HOMEM, DIZENDO-NOS: “NÃO HÁ NECESSIDADE DE COMBATER OS MALES BASTA REALIZAR O BEM!” UMA AGENDA PARA A FELICIDADE DE SIMPLICIDADE DIÁFANA. EM COMPENSAÇÃO, CONTÉM AINDA A IMPORTANTE REGRA DE OURO: A ARTE DE NÃO FAZER AOS OUTROS O QUE NÃO QUEREMOS QUE NOS FAÇAM. PENA QUE ALGUNS POLÍTICOS REDEFINIRAM ESSA ARTE PARA: “ POLÍTICA É A ARTE DE FAZER AOS OUTROS AQUILO QUE NÃO QUEREMOS QUE NOS FAÇAM...”

SAUDAÇÃO AO PADRINHO
É HORA DE AGRADECER AO MEU PADRINHO E PARANINFO PELA SUA GENEROSIDADE COM QUE ME RECEBE, DERRAMANDO FRATERNIDADE E ENCÔMIOS A ESTE NEOACADÊMICO EM SUA ELOQUÊNCIA SERENA E CANDENTE CALIFASIA. SUA PRESENÇA AQUI NÃO FOI COINCIDÊNCIA. TEMOS MUITO EM COMUM. AMBOS FOMOS PRESIDENTES DE NOSSAS ACADEMIAS NOS SEUS CENTENÁRIOS EU DA ACADEMIA DE MEDICINA DE SÃO PAULO E ELE DESTA ACADEMIA DE LETRAS, TENDO ELE EDITADO UM LIVRO QUE MARCOU ÉPOCA NESSE EVENTO: “O MITO DAS ACADEMIAS”, CONTENDO 100 ARTIGOS CELEBRANDO O CENTENÁRIO DESTE SILOGEU, INCLUSIVE UM ARTIGO NOSSO. HOJE EU ADICIONARIA UM NOVO SUBTÍTULO AO ARTIGO:
“ DO ALTO DESTE CENÁCULO CEM ANOS NOS CONTEMPLAM “
SEGUNDO O GRANDE HISTORIADOR TOYNBEE, TODAS AS CIVILIZAÇÕES QUE SOFRERAM DECADÊNCIA MORAL, DESAPARECERAM DA HISTÓRIA, PORQUE NÃO SEGUIRAM SUA TRADIÇÃO INICIAL E POR ISSO DURARAM UM CICLO MENOR DE 500 ANOS ( EXCETO A CHINA E ISRAEL). JÁ PERCORREMOS 100 ANOS DE ACADEMIA, E ESTOU CERTO DE QUE PELA NOSSA TRADIÇÃO E ATRAVÉS DOS ATUAIS OCUPANTES, TAMBÉM FAREMOS PARTE DA HISTÓRIA DAS LETRAS BRASILEIRAS.
ENTRETANTO, O BEM MAIOR QUE NOS COMUNGA É O NOSSO GRANDE AMOR PELA ÉTICA E PELA BIOÉTICA. NÃO POSSO IMAGINAR COMO ALGUÉM COM SUAS PESADAS ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES JUDICANTES, CHEFIANDO UM DOS MAIS ALTOS TRIBUNAIS DO PAÍS, AINDA CONSEGUE ESCREVER DOIS VOLUMES MONUMENTAIS, UM SOBRE ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL E OUTRO SOBRE ÉTICA AMBIENTAL, ESTA ÚLTIMA O EXPONENCIAL DA BIOÉTICA NUM PAÍS PREDADOR COMO O NOSSO. VAMOS MEDITAR APENAS COM UM PEQUENO TRECHO DO PRIMEIRO LIVRO. ELE EXPRESSA O PENSAMENTO DE TODOS OS QUE AMAM ESTE PAÍS:

• EXISTE ÉTICA NUMA NAÇÃO CUJO POVO PASSA FOME ?
• ONDE SE MORRE DE DOENÇAS BANAIS NAS FILAS DE HOSPITAIS?
• CUJO POVO NÃO RECEBE A MÍNIMA INSTRUÇÃO E EDUCAÇÃO?
• ONDE O PODER PÚBLICO AMPARA O CRIME, SOBRETUDO O ORGANIZADO.
• ONDE OS CIDADÃOS PERDERAM O DIREITO DE IR E VIR COM RECEIO DA VIOLÊNCIA.
• ONDE A LEI LEVA DÉCADAS PARA ANALISAR UMA CAUSA.
• ONDE OS CRIMINOSOS NÃO SÃO MAIS PUNIDOS E ONDE IMPERA A IMPUNIDADE.
“ ESTE É RENATO NALINI ! “
( IN: ETICA GERAL E PROFISSIONAL, 6ª. ED.)

ESTA PASSAGEM BEM EXPRIME A ARTE POLÍTICA DA REGRA DE OURO AO AVESSO.
O DR. NALINI, HUMANISTA QUE É, SENSIBILIZOU-SE COM OS PRINCÍPIOS DA ÉTICA E DA BIOÉTICA, NESTE PAÍS QUE ATUALMENTE TANTO NECESSITA DE SEUS POSTULADOS, TRADICIONAIS DESDE OS TEMPOS DE SÓCRATES E ARISTÓTELES, E ABANDONADOS POR NOSSA POLÍTICA, QUE SE ESQUECEU DE QUE UM POVO QUE NÃO ESCOLHE LUTAR CONTRA A CORRUPÇÃO SERÁ DESTRUÍDO POR ELA. UM POVO QUE ELEGE CORRUPTOS, NÃO É VÍTIMA. É CÚMPLICE!
A BIOÉTICA TEM SIDO DEFINIDA COMO A ÉTICA DA VIDA E O AMOR DA VIDA; E O BIODIREITO DE NALINI É O DIREITO À ASSISTÊNCIA À SAÚDE E SUA PROTEÇÃO COM DIGNIDADE E RESPEITO, TANTO EM RELAÇÃO AOS MÉDICOS COMO AOS PACIENTES. A ÉTICA, RAMO DA FILOSOFIA, É O ESTUDO DE COMO DEVEMOS AGIR UNS COM OS OUTROS, OUTRAS ESPÉCIES E SISTEMAS NATURAIS. É A CIÊNCIA DA CONDUTA E DA MORAL DO HOMEM EM SOCIEDADE E SUAS RESPONSABILIDADES. É O RESPEITO À MORAL, QUE POR SUA VEZ É O OBJETO DA ÉTICA. ACHO FASTIDIOSO TERMOS DE VOLTAR NOVAMENTE AO NOSSO CÉREBRO, MAS É NECESSÁRIO ENFATIZAR QUE ELE É O ÚNICO RESPONSÁVEL PELA ÉTICA E SUAS CONSEQUÊNCIAS,POIS TEM ÁREAS ESPECIALIZADAS QUE AS REGULAM. ASSIM SURGIU A NEUROÉTICA, UMA NOVA EXTENSÃO DA BIOÉTICA A QUE VIMOS NOS DEDICANDO, E QUE CONSIDERA O CÉREBRO COMO SEDE DE NOSSA PESSOALIDADE E NOSSA HUMANITUDE: A ÉTICA DAS NEUROCIÊNCIAS E DAS QUESTÕES ÉTICAS, LEGAIS E SOCIAIS QUE SURGEM NA PRATICA MÉDICA NOS CAMPOS DA GENÉTICA, NEUROIMAGENS, DIAGNÓSTICO E PREVISÃO DE DOENÇAS TRATADAS POR MÉDICOS, ADVOGADOS, JUÍZES E LEGISLADORES EM SUAS TOMADAS DE DECISÕES, DE VEZ QUE EXISTEM ÁREAS CEREBRAIS RESPONSÁVEIS PELAS MESMAS. ESSA NOVA AQUISIÇÃO VEIO ORIGINAR NOVAS ÁREAS DE ESPECIALIDADES TAIS COMO O NEURO-DIREITO, A NEUROFILOSOFIA, A NEUROTEOLOGIA, A NEUROLINGUISTICA E PASMEM OS SENHORES CONFRADES, A NEURO-LITERATURA, QUE EXPLICA AS BASES NEUROLÓGICAS PARA O AMOR POR ESSA ARTE!
VOLTANDO À BIOÉTICA, FOI COM MUITA COMOÇÃO QUE, DURANTE A DEFESA DE NOSSA TESE DE LIVRE-DOCÊNCIA EM ÉTICA MÉDICA E BIOÉTICA NOTAMOS A PRESENÇA DO DR. NALINI, AO FUNDO DA CONGREGAÇÃO DA FACULDADE, EM SEU PROVERBIAL RECATO, SEGUINDO E APOIANDO NOSSOS TRABALHOS, ENQUANTO ÉRAMOS MARTIRIZADOS PELOS 5 EXAMINADORES.
OUTRA COISA QUE TEMOS EM COMUM É NOSSA PROFUNDA AMIZADE E ADMIRAÇÃO PELO DECANO DESTA ACADEMIA, O AMIGO PAULO BOMFIM, TANTAS VEZES HOMENAGEADO COM SUA PRESENÇA EM NOSSOS SARAUS GASTRO-ENTERO-LITERO-MUSICAIS EM MINHA RESIDÊNCIA.

O DECANO -
E POR FALAR EM PAULO BOMFIM, NÃO PODERIA DEIXAR DE EXTERNAR UMA DELICADA HOMENAGEM AO GRANDE POETA QUE TANTO ESTIMO E ADMIRO. TENHO AINDA NA MEMÓRIA DE ADOLESCENTE, OS DIAS PACATOS QUE PASSÁVAMOS NA VETUSTA CIDADEZINHA DE SANTA BRANCA, OUVINDO OS PÁSSAROS E PESCANDO ÀS MARGENS DO PARAÍBA, POR VEZES PRATICANDO TIRO AO ALVO E GINÁSTICA COM MEUS PRIMOS EM SUA FAZENDA ; EU MUITAS VEZES ENSAIANDO CHACONNES NO PIANO DE CAUDA DE MINHA PRIMA ISABEL MOURÃO, NA ÉPOCA FAMOSA PIANISTA. MEU PAI FOI AMIGO DE SEU PAI, O DR. SIMEÃO BOMFIM, E SEU PAI FOI MEU MÉDICO QUANDO AINDA CRIANÇA, TENDO INDICADO UMA PEQUENA CIRURGIA PARA O PIRRALHO AINDA SINTO O CHEIRO DO CLOROFÓRMIO ! A ESSE TEMPO JAMAIS PODERIA IMAGINAR QUE ESTAVA À FRENTE DO FUTURO “ PRÍNCIPE” DOS POETAS BRASILEIROS E, QUE, ANOS DEPOIS, SEUS VERSOS IRIAM, PARA MIM, TRANSFORMAR-SE EM MÚSICA DA ALMA.HOJE, DEPOIS DE TANTOS ANOS PASSADOS, SOU OBRIGADO, COMO MÉDICO E SEU AMIGO, A CONCLUIR QUE VOCÊ É MEU ÚNICO AMIGO NO QUAL NÃO CORRE SANGUE NAS VEIAS CORRE POESIA ! QUÊ INVEJA DE SUAS HEMÁCIAS! ELAS SABEM MANTER ACESA A CHAMA DE SUA ARTE, POIS TUDO QUE SUAS PALAVRAS TOCAM SE TRANSFORMA EM ETERNA BELEZA, DESPERTANDO EM NÓS A VOCAÇÃO PARA SERMOS FELIZES, FAZENDO-NOS SENTIR QUE A ETERNIDADE VISITA O TEMPO, COMO SE NOSSO DEUS O ESTIVESSE USANDO PARA CHAMAR A NOSSA ATENÇÃO DE QUE NADA FALA NA NATUREZA, SENÃO QUANDO O POETA LHE EMPRESTA UMA VOZ. NO CASO A SUA VOZ. PAULO, SUA POESIA TORNOU-SE MAIS DO QUE A MEMÓRIA DO SEU CORAÇÃO ELA É VOCÊ! NÃO FOI VOCÊ QUE ESCOLHEU TODA ESSA VEIA POÉTICA. FOI A POESIA QUE ESCOLHEU VOCÊ. ISSO POR OBRA DIVINA, TORNANDO SUA VIDA OBRA-PRIMA DE DEUS. NÓS HOMENS SERIAMOS ANIMAIS DEFEITUOSOS SE ESSE DEUS NÃO EXISTISSE! SE A POESIA NÃO EXISTISSE!
ANTONIO ERMIRIO DE MORAIS -

NÃO PODERIA DEIXAR PASSAR A OPORTUNIDADE DE OUTRA HOMENAGEM A UM DOS AMIGOS A QUEM MAIS ADMIREI NA EXISTÊNCIA, O ACADÊMICO ANTONIO ERMÍRIO DE MORAIS (CADEIRA 23), PARTICULAR AMIGO E PADRINHO DE CASAMENTO, JUNTAMENTE COM SUA QUERIDA ESPOSA DONA REGINA. SÓ JOSÉ PASTORE, NOSSO ESTIMADO ACADÊMICO, CONSEGUIU SER MAIS AMIGO DELE DO QUE EU, QUOTIDIANAMENTE SE DEBRUÇANDO AO LEITO DE SEU PROLONGADO SOFRIMENTO. FOI PASTORE QUE ELABOROU COM NOSSO PRESIDENTE GABRIEL CHALITA, O PRECIOSO LIVRO: “ OITENTA OLHARES NOS 80 ANOS DE ANTONIO ERMÍRIO”, NO QUAL TAMBÉM COLABORAMOS, E DEPOIS ESCREVEU SUA EXTENSA BIOGRAFIA EM LIVRO DE SUCESSO. ANTONIO FOI ENGENHEIRO DE FORMAÇÃO; ENTRETANTO JÁ FEZ ELE MAIS PELA MEDICINA, PELA SAÚDE E PELA CARIDADE DO QUE CENTENAS, MILHARES DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE REUNIDOS. ANTES DE SE TORNAR PRESIDENTE DA BENEFICÊNCIA PORTUGUESA, ALI DEMONSTROU QUE A ASSISTÊNCIA MÉDICA DE ALTO PADRÃO TAMBÉM PODE SER LEVADA AOS PACIENTES DE PEQUENA POSSE. ELE SE DISTINGUE DOS OUTROS HOMENS, DAS PESSOAS COMUNS, POR TER COLOCADO O TRABALHO COMO SENTINELA DAS VIRTUDES, COMO O ÚNICO CONDIMENTO DE SUA VIDA, EM SUAS REALIZAÇÕES FORA DO COMUM. TODOS OS DIAS PARA ELE ERAM DIAS DE TRABALHO. SOU TESTEMUNHA DISSO! É UMA PENA QUE ERMÍRIO NÃO TENHA SE TORNADO POLÍTICO. QUASE O FOI EM CERTA OCASIÃO, MAS NÃO FOI COMPREENDIDO PELA IGNORÂNCIA DE NOSSO POVO, VITIMADO POR POLÍTICOS PROFISSIONAIS QUE HOJE ENVERGONHAM ESTE PAÍS. QUÊ GRANDE GOVERNADOR PERDEMOS EM 1986! O ESTADO NÃO ESTARIA HOJE NESTA SITUAÇÃO EM QUE SE ENCONTRA E A PRESIDÊNCIA PODERIA TER CONTADO COM UMA NOVA ESTIRPE DE ESTADISTAS SÉRIOS, QUE SERIAM ATRAÍDOS POR ESTE GRANDE LÍDER. ELE FOI O 2º PRESIDENTE DE NOSSO CENTRO DE PESQUISAS CEREBRAIS NO HOSPITAL DAS CLINICAS, SUCEDENDO PACHECO E SILVA. A ELE DEVEMOS A FUNDAÇÃO DO MAIOR SERVIÇO DE NEUROCIRURGIA DO BRASIL, O INSTITUTO NEUROLÓGICO DE SÃO PAULO, O QUAL ENTREGOU EM NOSSAS MÃOS, COM A PRIMEIRA UTI NEUROLÓGICA DO PAÍS E LABORATÓRIOS QUE HOJE RECEBEM ALUNOS DE TODO O BRASIL E DO EXTERIOR, A MED-IMAGEM, O MAIOR SERVIÇO DE RADIOLOGIA, A NEUROCIRURGIA FUNCIONAL E UM CENTRO CIRÚRGICO INIGUALÁVEL. PRECISARÍAMOS DE VÁRIAS VIDAS PARA REALIZAR O QUE ANTONIO ERMÍRIO FEZ EM APENAS UMA...

MEU PROPÓSITO HOJE -

HISTORIAMOS O CAMINHO QUE NOS CONDUZIU ATÉ ESTE PÓDIO E PROCURAMOS RETIRAR DESSE PERCURSO UMA POSSÍVEL MENSAGEM A MEUS CONFRADES QUE HOJE ME RECEBEM. O HOMEM É O ÚNICO ANIMAL QUE SABE QUE VAI MORRER, É O ÚNICO ANIMAL QUE CHORA, QUE RI, QUE FAZ FILOSOFIA E QUE SABE CRIAR MÚSICA E LITERATURA. PORÉM, ESTA VIDA NÃO É TUDO. SIM, ELA É A OBRA-PRIMA DE DEUS; O SOPRO QUE DEUS COLOCOU NA MATÉRIA. DE ACORDO COM SANTO AGOSTINHO “ O CORAÇÃO DO HOMEM PERMANECERÁ INQUIETO ATÉ QUE REPOUSE NO SEU CRIADOR”. SEU FILHO, COMO VIMOS NO SERMÃO DA MONTANHA, TROUXE A SUA PALAVRA, QUE TEM SIDO A BÚSSOLA MORAL PARA A NOSSA CULTURA, NOSSA EDUCAÇÃO, NEGÓCIOS E POLÍTICA, E QUE DIVIDIU EM DUAS ERAS A HISTÓRIA DA HUMANIDADE: ANTES E DEPOIS. A NOSSO VER, NÃO SER CRISTÃO É ARRISCAR NOSSO DESTINO ETERNO. ACEITAR O CRISTO É A ESCOLHA QUE EXIGE A MENOR QUANTIDADE DE FÉ. É NECESSÁRIO MUITO MAIS FÉ PARA SER ATEU. DEUS VÊ A FÉ, NÓS É QUE NÃO VEMOS.

BOAS-NOVAS MÉDICO-LITERÁRIAS - A LITERATURA COMO TERAPIA EM MEDICINA...
A UNIVERSIDADE DE LIVERPOOL MANTÉM UM FÓRUM “ON LINE”, QUE UTILIZA A INFLUÊNCIA DA LITERATURA CLÁSSICA, PRINCIPALMENTE AS POESIAS, NO TRATAMENTO DE IDOSOS COM DOENÇA TIPO ALZHEIMER OU ACIDENTES VASCULARES CEREBRAIS, QUE AFETAM MILHÕES DE IDOSOS COM DETERIORAÇÃO DE SUAS FUNÇÕES COGNITIVAS, E TAMBÉM EM CUIDADOS PALIATIVOS PARA PROMOVER MELHOR QUALIDADE DE VIDA, INDICANDO A POESIA MESMO EM FASE TERMINAL OU GERIÁTRICA. OS PACIENTES QUE ADEREM À LEITURA SE TORNAM MAIS CONFIANTES PARA ENFRENTAR AS FASES DE DIFICULDADE, ALÉM DE DIMINUIR A ANGÚSTIA EM RELAÇÃO À DOENÇA, ASSIM DESMENTINDO O “ NÃO HÁ NADA A SER FEITO”. O PROFESSOR DOUTOR PHILLIP DAVIS DA UNIVERSIDADE DE LIVERPOOL EXPLICA QUE A POESIA CLÁSSICA ESTIMULA O FUNCIONAMENTO CEREBRAL EM DIFERENTES DIMENSÕES COMO NAS DEMÊNCIAS, ENVOLVENDO NÃO SÓ CONCENTRAÇÃO E ATENÇÃO, MAS, PRINCIPALMENTE, EXCITAÇÃO, SENTIMENTO, MEMÓRIA E LEMBRANÇA, CRIANDO NOVOS CAMINHOS MENTAIS, NOVAS FORMAS E CONEXÕES DENTRO DA CHAMADA “NEUROPLASTICIDADE CEREBRAL”. ESTE MÉTODO JÁ TEM SIDO IMPLANTADO NO SERVIÇO DE GERIATRIA E CUIDADOS PALIATIVOS DO HOSPITAL DAS CLINICAS, QUE TEM SIDO PROCURADO POR VÁRIOS ESPECIALISTAS INTERESSADOS NA NOVA ESPECIALIDADE. “EM BREVE O BRASIL SERÁ UM LUGAR MELHOR PARA VIVER A VIDA ATÉ MORRER” ACREDITA SUA CRIADORA ANA CLAUDIA QUINTANA ARANTES.”

AO FINALIZAR, GOSTARIA DE PEDIR EMPRESTADOS ALGUNS VERSOS ESPARSOS DE NOSSO DECANO PAULO BOMFIM DE QUANDO POETICAMENTE AQUI RECEPCIONOU MEU PARANINFO NALINI:
MINHA ACADEMIA QUE SE FAZ TÃO LINDA,
TODA DEBRUÇADA SOBRE SEU PASSADO,
MINHA ACADEMIA TÃO PAULISTA E LINDA,
PASSAM GERAÇÕES E VÃO CHEGANDO OUTROS,
CONDUZINDO A SENHA DE SEUS LIVROS-SONHOS,
NAS CADEIRAS VAMOS NAVEGANDO
MINHA ACADEMIA DE CABELOS BRANCOS,
MINHA ACADEMIA DE 40 HISTÓRIAS,
AS SESSÕES FUTURAS, QUANDO EU FOR AUSÊNCIA.
GUARDA-ME NO ENCANTO DESTE CHÃO DO AROUCHE.
FOI COM A MESMA EMOÇÃO, QUE SINTO AGORA, E ARREPIOS DE PATRIOTISMO, QUE HÁ POUCOS MOMENTOS ESCUTEI NOSSO HINO: “ E O SOL DA LIBERDADE, EM RAIOS FÚLGIDOS, BRILHOU NO CÉU DA PÁTRIA NESTE INSTANTE”. SIM, NESTE INSTANTE!
DA MESMA FORMA QUE O CANTÁVAMOS COMO SOLDADOS, E FUTUROS OFICIAIS, TODAS AS ARMAS REUNIDAS E PERFILADAS NO CAMPUS DO QUARTEL DO CPOR, A UM SÓ CÔRO, ENQUANTO VIBRAVAMOS DE PATRIOTISMO, PARECEU-NOS OUVIR DE NOVO O MESMO HINO DO CPOR, COM PALAVRAS E MÚSICA COMPOSTAS POR UM COLEGA DE TURMA, E QUE DIZIAM, INVOCANDO BILAC E AS ARCADAS:
“QUANDO SE SENTE BATER NO PEITO, FORTE, A HEROICA PANCADA, DEIXA-SE A FOLHA DOBRADA, ENQUANTO SE VAI MORRER”!
QUERO SAUDAR AGORA A MINHA FAMILIA, FILHOS E NETOS,ESTES, QUE SÃO O NOSSO PRÓPRIO CORAÇÃO, QUE SAIU PARA BATER EM OUTRO CORPO !
ESPERO QUE TENHA TIDO ÊXITO AO RESGATAR A MEMÓRIA DE MEUS ANTECESSORES E TER MERECIDO A ELOCUÇÃO DO MEU PARANINFO, BEM COMO A TERNA ACEITAÇÃO DOS MEUS CONFRADES, AOS QUAIS PROMETO FIDELIDADE AOS IDEAIS DESTA CASA.
ESPERO CONTAR COM O CONVÍVIO INSPIRADOR DE TODOS OS SENHORES, COMO EU, CULTORES DA SAGRADA PALAVRA.
E... A UMA SÓ VOZ SAUDEMOS A NOSSA ACADEMIA, QUE É DE LETRAS, É PAULISTA, E É PAULISTANA !

MUITO OBRIGADO .



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.