Compartilhe
Tamanho da fonte


INVEJA
Acadêmico: Antonio Penteado Mendonça
Nenhuma pessoa de bem com a vida tem tempo para sentir inveja ou querer mal ao próximo.

Arruda, sal grosso, medalha benta, crucifixo, imagem de santo, cordão do Bonfim. Tudo serve para espantar mal olhado, para tirar olho gordo, para afastar o pior dos defeitos, para matar a inveja.

E mesmo assim a desgraçada vinga! Medra em campo fértil, como se a alma humana se alegrasse com a tristeza do outro substituindo a própria tristeza, fruto de uma vida mal tocada, de sonhos mal construídos.

Dentre o longo capítulo dos defeitos que deus nos deu, com certeza nenhum é tão cruel quanto a inveja. Cobiçar a coisa alheia, querer o fim da felicidade do outro é terrível. É pagar o preço do inferno nesta vida mesmo.

E, no entanto, apesar de tudo que já foi dito a respeito dela, a inveja se mantém inabalável, como uma das maiores forças humanas. Força destrutiva, mas capaz de mover montanhas, porque nela os sentimentos negativos são tão fortes quanto a fé.

O invejoso chega a odiar o que ele não pode ter: a bem aventurança do amigo, a mulher do próximo, a felicidade que por segundos brilha nos olhos, falando de coisas boas.

Para ele a desgraça deveria crescer permanentemente, criando um círculo de dor e sofrimento, de desencontros e de separações, que o aliviasse de seus complexos, que lhe escondesse suas frustrações.

Porque o invejoso é um frustrado. Nenhuma pessoa de bem com a vida tem tempo para sentir inveja ou querer mal ao próximo.

Ninguém que já teve uma gota de felicidade tem vontade de querer mal, de desejar o pior, de ver o circo pegar fogo.

A vida é bela e pode ser bela. Mesmo com todas as suas dificuldades, mesmo com suas pedras e seus obstáculos, a vida é uma aventura maravilhosa que nos é dada como uma benção, que nos é dada como o maior dos milagres.

Estragar a obra de Deus destilando veneno, desejando o ruim até para o maior amigo, é trair a vontade divina, é decepcionar quem nos fez o milagre que somos.

Cada um é o que é, cada um vive como pode. Olhar para o lado para sentir inveja da vida alheia é perder tempo, numa vida curta demais para tudo que gostaríamos de fazer.

Sentir inveja é deixar a vida passar sem uma marca boa, sem qualquer sonho realizado, sem viver.




Publicado no dia 06 de abril em
https://cronicasdacidade.com.br/cronicas/2022/05/06/inveja/



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.