Compartilhe
Tamanho da fonte


PALAVRAS MACHUCAM
Até quando estaremos mergulhados no discurso do ódio?

Palavras machucam

A palavra é o signo que melhor identifica o humano. O homem é um bicho que fala. Não venham argumentar com o papagaio. Ele apenas repete os sons que ouve. Não consegue articular um pensamento servindo-se dessa justaposição de sons que formam o entendimento.

No Brasil destes últimos anos registrou-se um fenômeno indesejável. O “discurso de ódio”, que separa as pessoas, em lugar de uni-las. Esse discurso machuca. Há muitas pessoas que sabem o quão feridas restaram, sem que houvesse necessidade de manejo de qualquer instrumento material. Foram feridas pela linguagem.

A linguagem é algo que atua e pode atuar contra nós. Paradoxo, porque somos seres linguísticos, necessitamos da palavra para existir. O insulto é uma agressão profunda. Uma das mais comuns e primitivas formas de injúria linguística é ser chamado de algo. Algo feio, algo nojento, algo que ofende. A linguagem tem um contundente poder de ferir. Quem é injuriado, recebe um epíteto, é alvejado com uma espécie de rótulo ou carimbo que o discrimina. Quando alguém é chamado de algo injurioso, é também menosprezado e humilhado.

No livro “Discurso de ódio”, Judith Butler examina vários aspectos desse fenômeno hoje tão disseminado. Para ela, o insulto racial tem efeitos semelhantes aos da dor física ou de um ferimento. O ataque verbal representa um tapa na cara. O ferimento é instantâneo. Produz sintomas físicos que incapacitam temporariamente a vítima. Daí a íntima conexão entre a injúria verbal e a injúria física.

Nem sempre o ofensor tem noção de que está machucando dessa forma o alvo de sua fúria. O problema é que tais injúrias – a palavra é aqui usada sem a precisão técnica dos delitos contra a honra, tipificados no Direito Criminal brasileiro como injúria, difamação e calúnia – nem sempre são proferidas com violência verbal. Pode ser uma palavra melíflua, mas com o revestimento de fel que vai atingir a sensibilidade do outro, deixando-o sem ação.

Quão poderosa é a palavra! A humanidade chegará um dia a dominar a arte de se servir dela apenas para fins benéficos, altruísticos, enaltecedores? Até quando estaremos mergulhados no discurso do ódio?

Publicado no jornal Região Hoje
Em 26 01 2022



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.