Compartilhe
Tamanho da fonte


BRASIL, TOQUE CHORO, POR FAVOR
Acadêmico: Júlio Medaglia
A TV CULTURA-SP lança série de 40 programas que faz balanço do choro brasileiro com as maiores feras de gênero: BRASIL TOCA CHORO.

Os veículos eletrônicos no Brasil foram implantados sob princípios os mais dignos. O responsável pela instalação em 1923 da primeira emissora de rádio foi o grande médico, escritor, antropólogo, etnólogo e sobretudo um humanista, Roquette-Pinto. Figura nobre de nossa cultura, cuidou para que os recursos poderosos do novo veículo de massa prestassem os melhores serviços à população através de uma programação de qualidade. Mesmo sendo o nosso rádio operado por empresas privadas, que comercializam suas ondas radiofônicas, sua linguagem foi edificada com originalidade de ideias sem igual, já que seus profissionais souberam como ninguém manipular o feitiço sonoro como elemento de provocação da imaginação humana.

Na área musical as diversas emissoras instaladas no país possuíam casts próprios de excelentes instrumentistas e cantores, orquestras sinfônicas que executavam arranjos escritos pela elite dos músicos eruditos nacionais. Esse comportamento foi mantido no início por nossa TV nos anos de 1950, permanecendo até o início dos 70.

No final do século passado em diante, porém, a música foi deixando a TV. As rádios, em sua maioria, passaram a mostrar uma programação que nada tinha a ver com a rica produção e magia anterior, exibindo um conteúdo duvidoso, com anúncios de remédios e propostas de cura e salvação de cunho religioso.

Nesse contexto viu-se também a qualidade musical desabar aos mais inomináveis e medíocres níveis artísticos, indignos da criatividade e do talento musical do brasileiro. Legiões executando falsos pagodes que, todo ele junto, não valia uma pausa de uma música de um Cartola ou Nelson Cavaquinho; uma avalanche de duplas caipiras, que de sertanejo nada tinham, fazendo uma música digna de bordeis de cais de porto do mais baixo nível. E esse lixo sertanejo permanece tomando conta da maior parte da programação de nossas emissoras Brasil adentro, estendendo-se às programações de shows em clubes, praças e às vezes a algumas emissoras de TV.

Mas, quando se achava que havíamos chegado com nossa música popular ao fundo do poço da mediocridade, movimentos arrasadores de uma cultura não-musical e não-talentosa, tomou conta de nossas periferias nacionalmente. Como sabemos importar o que há de pior dos Estados Unidos, fomos lá buscar fórmulas de manifestação popular que sequer música possuem e sim uma medíocre e interminável verborragia com o nome de funk, punk, ou rap, subprodutos do pior do rock. Mas o fundo do poço estava mais abaixo ainda. Agora essa verborragia foi parar nas redes sociais assumindo de vez uma sensualidade grosseira e agressiva (das Anitas e Jojo Todinho) e, por fim, a pornografia explícita. (sobretudo com a liderança de Tati Quebra-Barraco que se auto-intitula com orgulho de a “rainha do punk-putaria”.

Mas, em meio à essa escuridão musical, cultural e social, uma luz no fim do túnel se acende com grande brilho para surpresa geral, mostrando que nem tudo está perdido. A mais séria emissora pública do país, a TV CULTURA de São Paulo lançou em 2019 quarenta programas com o nome de Brasil toca choro.

Produzidos por Marquinhos Mendonça, sua equipe foi rastrear o que ainda existe de notável em nossa música. Neles pudemos ouvir os gigantes de nossa música popular, como Toninho Ferraguti, Proveta, Amilton Godoy, André Mehmari, Toninho Carrasqueira, Paulo Bellinati, Guinga, Hamilton de Holanda, Henrique Cazes, Hércules Gomes, Isaias de Almeida, Joel Nascimento, Maurício Carrilho, Mônica Salmaso, Paulo Sérgio Santos, Yamandu e dezenas de outros executando a música de nossos maiores chorões, do final do século XIX aos dias de hoje.

Essa coleção hoje pode felizmente ser vista a qualquer hora e em qualquer lugar do mundo através do Youtube, entrando-se no link TV CULTURA BRASIL TOCA CHORO. Um belíssimo álbum foi também impresso com toda a história do choro brasileiro, fartamente ilustrado e com o código Qr que fornece exemplos musicais e informações. Ele pode ser acessado igualmente na internet pelo link:

https://tvcultura.com.br/upload/tvcultura/acontece/20190614171208_brasil-toca-choro-interativo.pdf



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.