Compartilhe
Tamanho da fonte


A CASA QUE MARINHO CONSTRUIU
Acadêmico: Roberto Duailibi
"A casa transformou-se, por vontade do proprietário e ação objetiva de seus filhos, num museu de arte, em que, ao lado dos Portinari, Di Cavalcanti, Pancetti, Anita Malfatti, Luiz Aquila, Burle Marx, Lasar Segall, a própria natureza é olhada como a máxima obra de arte."

Estive esta semana, pela terceira vez, na casa onde viveu Roberto Marinho, na rua Cosme Velho. As duas anteriores fui como convidado para os famosos jantares que o anfitrião dava, aos quais atraia homens de negócios, políticos, visitantes estrangeiros, personalidades das artes, das ciências, da academia. Todos se encantavam com a gentileza do casal anfitrião, com a casa, com o menu, com as obras de arte, com a hospitalidade do Rio. Mas encantavam-se, também, com o terreno em torno da casa, cravado num pedaço do caminho para o Corcovado, rodeado pela Floresta da Tijuca em todo o seu esplendor. Em noites de lua, era uma clareira no meio da mata; em noites de vento, o enorme pau-ferro, as palmeiras e as árvores do morro em frente balançavam como num ballet promovido pela natureza; a cachoeira resulta nte de uma nascente cuidadosamente preservada refletia, no ribeirão que cortava a casa, na visão da água pura e dos peixes.

Nessa visita atual, meu encantamento foi talvez maior do que nas vezes anteriores. A casa transformou-se, por vontade do proprietário e ação objetiva de seus filhos, num museu de arte, em que, ao lado dos Portinari, Di Cavalcanti, Pancetti, Anita Malfatti, Luiz Aquila, Burle Marx, Lasar Segall, a própria natureza é olhada como a máxima obra de arte.

Há um mês reunia-me com um grupo de moradores do Rio, que, preocupados com a avalanche de más notícias sobre a cidade, desejavam, por conta própria, iniciar um movimento de recuperação da auto-estima dos cariocas, como primeiro passo para a cidade voltar a ser encarada como a jóia que é, pelos habitantes das outras regiões do país e por moradores de outros países. “O que podemos, cada um, fazer para recuperar o Rio?”

É impossível deixar de pensar na sorte que teve o Rio de possuir, entre seus habitantes, pessoas como Walter Moreira Salles, Roberto Marinho, Castro Maya, Paulo Geyer, Fadel, Lynch, que, por conta própria e por puro amor à arte, colecionaram obras e estimularam artistas e pesquisadores, e posteriormente doaram o resultado de seus trabalhos à cidade.

O Rio é hoje, por isso, uma das cidades que maior número de museus possui, propiciando aos seus moradores e à sua juventude, a oportunidade de aprender sobre a cidade, sobre o país e sobre si mesmos mais do que as pessoas de cidades muito maiores no resto do mundo.

E, visitando a casa, é impossível deixar de pensar no homem que a construiu e habitou por tantos anos. Não fui íntimo de Roberto Marinho, com quem tive reuniões sempre de caráter estritamente comercial. Mas sempre fui amigo de vários amigos dele, Emil Farah, Jorge Adib, Magaldi, Boni, Otávio Florisbal, Walter Clark, Willy Haas, Borghetti — o que já mostra como ele sabia se rodear dos melhores talentos.

Numa das primeiras reuniões que tivemos, lembro-me dele ter dito, referindo-se à Rede Globo, “Tudo o que sou devo aos jornaleiros e aos publicitários” — as duas categorias mais modestas que viviam das vendas. Na época, a palavra “publicitário” não tinha a conotação que tem hoje, de um profissional envolvido em campanhas políticas e pertencente a redes internacionais enormes, mas significava aquele modesto representante autônomo do jornal, da emissora de rádio, que percorria loja por loja, indústria por indústria, convencendo os empresários a fazer propaganda e vivendo modestamente da comissão pelo espaço duramente vendido.

Lembro-me também da perplexidade com que ele foi informado, por Juscelino Kubistchek, que a mudança da capital seria para o Planalto Central e não para a Barra, então uma enorme área abandonada próxima ao Rio. Este seria o caminho natural para a próxima capital, muito mais econômica e perto das capitais mais importantes do país.

E quem pensa em Roberto Marinho como uma figura imperial, acima das demais por sua riqueza, seu poder e sua cultura, engana-se ao descobrir que toda a fortuna que construiu foi resultado do excelente homem de vendas que ele sempre foi. Na verdade, quando necessário, e no começo da vida, ele próprio visitava os anunciantes propondo projetos e anúncios. E no ambiente competitivo em que vivia, junto a gigantes como Assis Chateaubriand, a família Pereira Carneiro, o encanto de Adolpho Bloch e seus sobrinhos e Silvio Santos, Marinho não hesitava em telefonar ou visitar pessoalmente os anunciantes que apareciam nos espaços de seus concorrentes, sem forçá-los, mas lembrando que seus veículos tinham leitores e ouvintes tão bons quanto os dos outros. E trabalhou sempre para que a base de seu sucesso fosse a qualificação dos jornalistas, a qualidade dos textos e da apresentação gráfica, a independência e o respeito à inteligência dos leitores. Os mesmos princípios que aplicava ao jornal estendeu depois ao rádio e à televisão.

Se hoje existem grandes agências no Brasil e uma profissão regular, devemos muito a Roberto Marinho, que sempre respeitou seus parceiros e apoiou suas lutas por uma regulamentação profissional, pelo Conar, pelo CENP e pela Lei 4.680.

É obrigatório visitar a Casa de Roberto Marinho, não apenas para ver as incríveis coleções dos pintores e escultores que ele visitava pessoalmente, mas para apreciar um lugar mágico, onde a natureza brasileira mostra-se em toda a força decorrente de sua beleza. A mesma natureza que gera criaturas humanas únicas, como Roberto Marinho e os cariocas.

Publicado no PropMark em 29 de maio de 2018.
http://propmark.com.br




voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.